domingo, 24 de novembro de 2013

NOSSO BLOG COM A COBERTURA DO LANÇAMENTO DO LIVRO IV DO PROESP-SM CAEL-SM

Projeto Memória do Esporte de Santa Maria:
QUARTO LIVRO DO PROESP-SM E
CAEL-SM FOI LANÇADO NA CAMARA

Com a coordenação de QUILISPORT/CAEL-SM, na noite da ultima sexta-feira, exatamente no horário previsto, 20h01min, teve início, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria a solenidade de lançamento do livro ESPORTES REVISADOS DE SANTA MARIA – Basquete e Judô, dentro do Projeto Memória do Esporte de Santa Maria, patrocinado pelo PROESP-SM, Lei de Incentivo ao Esporte.
                                             Fotos de Juliano Mendes/CAEL-SM
Parte do grupo de presentes no evento
Equipe de trabalho
    Com a trilha QUILISPORT e a apresentação do radialista Miguel Gomes, o evento teve início exatamente às 20h01min.

Miguel Gomes leu o seguinte texto:
 "AFIRMAMOS: “A busca da história do esporte leva a uma trajetória de criações, manifestações estéticas e éticas que remete à afirmação de que o esporte é um fenômeno humano e sócio-cultural incomparável que transcende a todas as áreas de atuação no Universo.”

          “ Os fatos acontecem e é necessário de que haja a documentação. Todos sabem que o esporte é fato consumado faz parte da vida das pessoas. Ele acontece na prática, mas é necessário de que ele seja também registrado. Pensando nisso, há anos, Clery Quinhones de Lima, Profissional de Educação Física e Jornalista, tem sido uma memória viva; a partir de 1989, com a criação da QUILISPORT e mais tarde em 2005, com o CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA-CAEL-SM teve essa soma conjugada para ainda tornar mais forte o seu propósito. Sabe-se que a  dinâmica de uma gestão está no COMUNICAR com CLAREZA e AGIR com RAPIDEZ. Isto é: uma AÇÃO com VELOCIDADE, CONCENTRAÇÃO e COMUNICAÇÃO. Perguntamos hoje quem faz isso? Imaginem nós, que trabalhamos com o esporte que é puro DINAMISMO e MOVIMENTO.
         Com a Lei de Incentivo ao esporte pelo Município de Santa Maria, criada em 2008 e teve a sua implantação em 2009, portanto consolida-se em seu quinto ano de existência, a idéia de documentação está sendo possível, pois CLERY criou o projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, que entrega pelo PROESP-SM, o QUARTO LIVRO livro: 2010 – Foi O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO; 2011 – SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORIVA; em 2012 foi ESPORTES REVISADOS - HANDEBOL e neste ano de 2013 edita o quarto livro, com o nome de ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA – BASQUETE e JUDO e que terá sequência nos demais anos, com outras modalidades esportivas. Esse é o passo inicial – resgatar o esporte e traduzir de forma impressa e paralelamente ir montando o acervo para que no futuro tenha o MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.
        
    A mesa foi constituída do vereador Marcelo Bisogno, Presidente da Câmara; Christian Bertoia, presidente do CMEL; Professor Odilo Ravanelo, Secretário Adjunto da SMEL; Prof.a Sandra Régio, Presidente do Núcleo Local do CPERGS; Desportiva Garibaldo Scherer, Presidente da Liga Santamariense de Basquete e a Vereadora Sandra Revelato.
  Teve o Hino Nacional Brasileiro
Momento do Hino Nacional Brasileiro
Parte do Público presente no momento do hino
  O Editor do livro pelo CAEL-SM, Clery Quinhones de Lima usou da palavra e fez a apresentação do Livro:
     “ Boa noite amigos do esporte, OBRIGADO pelas suas presenças e já de início agradecemos a CAMARA DE VEREADORES pela cedência do espaço. Quis o SENHOR DEUS que estivéssimos reunidos nesta noite para celebrar mais um momento lindo do Esporte. Como dizemos a 22 anos, com o TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, o Esporte está no Pódio.  Graças a DEUS e a Lei de Incentivo ao Esporte do Município podemos estar entregando o IV LIVRO DO PROJETO MEMORIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, agora o livro: ESPORTES REVISADOS com BASQUETE E JUDO.” É o QUARTO de  tantos outros. A sua tiragem é de 1.200 livros, mas possível de ser alcançada a nossa população, pois será entregue a todas as escolas da rede municipal do Município( escolas municipais, estaduais, federais e particulares), entidades esportivas, sindicatos, associações, bibliotecas e cursos de Educação Física da UFSM, ULBRA e FAMES.
     Este quarto livro dá sequência ao PROJETO que tem a pretensão no futuro de termos um MUSEU DO ESPORTE. O propósito inicial é registrar o esporte, constituir um acervo bibliográfico e de materiais do esporte para que se tenha o futuro MUSEU.
      Hoje, temos 300 livros para serem doados.
 Autoridades atentas
     O Porquê da publicação desse livro?  Por que se registra o que foi o esporte, a sua história e a nossa vivência de 4 décadas na COMUNICAÇÃO, respirando esporte, como profissional de Educação Física, jornalista, promotor e gestor do Esporte e Lazer, conduz-nos a essa caminhada. Sabemos que a documentação é necessária  e o esporte, pela sua abrangência e importância no contexto da sociedade, merece ser registrado. Ele faz também a história de um povo.
    Soma-se  a essa CAMINHADA DA MEMÓRIA DO ESPORTE,  como todos sabem, a CAMPANHA SOS UM PARCÃO PARA SANTA MARIA e continua o PODER PUBLICO MUNICIPAL anunciando PARQUES E PARQUES só que na prática ainda não aconteceu, pois não TEMOS O NOSSO PARQUE MUNICIPAL.
     Amigos, nesta caminhada de publicação de livros, contamos com a captação de recursos, contemplação pela Lei de Incentivo ao Esporte, o que somos muito gratos. É bom que se diga, criada em 2008,  no Governo de Valdeci Oliveira, quando Secretário de Esportes, professor LUIZ CELSO GIACOMINI e que a manutenção da LEI com o prefeito SCHIRMER.
    Captar recursos, recorrer a pessoas e empresas não é fácil, mas como tudo na vida, tem luta, cada manifestação de apoio, nos dá ânimo para continuar a caminhada que tem objetivo de buscar melhores condições do desenvolvimento e difusão do esporte para a comunidade de SANTA MARIA. 
        Não vamos nos estender muito no assunto livro, pois tem mais pessoas para falarem e certamente cada um está com a expectativa de ter em mãos o QUARTO LIVRO DO PROESP-SM.
    O livro do CAEL-SM, apoiado pela Lei de Incentivo através do PROESP-SM, contou com os apoios de UNINGÁ-SM/ELEVA, TREVICENTER, WALTER BELTRAME, SUPERAUTO e MAISON REDEVANCE.
     Queremos agradecer as várias pessoas e entidades que nos colocaram a disposição o material para ser publicado, por outro lado, também necessário se faz o registro: que muitos desportistas foram procurados e não tiveram o mínimo de empenho em fornecer seus dados.
        Amigos, encerramos o livro com UM POSICIONAMENTO em que reforçamos o nosso ponto de vista para que SANTA MARIA SEJA CADA VEZ MAIS UMA CIDADE ESPORTIVA E DE LAZER.
       É necessário a união de esforços conjugados, com o  respaldo nas leis que já existem no âmbito federal, estadual (ainda muito acanhadas) e municipal. É imperioso ousar e aplicar os  dispositivos existentes, e que os compromissos  sejam assumidos com ação e atitude.
         Portanto, o Projeto MÉMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA está vivo, sabe-se que a jornada será longa e difícil. Por isso, ele é movido pela força, persistência, dedicação e o bem- comum, daí o porquê de se prosseguir combativamente essa caminhada. Roga-se a DEUS que seja dado o discernimento e sabedoria  para que se possa continuar com essa empreitada arrojada.
         A QUILISPORT – Assessoria, Comunicação e Promoções Esportivas juntamente  com o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, podem ter a certeza que sempre  tiveram  cuidados especiais, que transcendem seus propósitos, sabem que estão voltados para a  verdade, para abrir caminhos que levem ao resgate do esporte, uma boa e necessária relação com a MIDIA ESPORTIVA  dessa SANTA MARIA que precisa ter viva a sua história, também,  no esporte.
        É necessário, entretanto, mais suportes, mais recursos financeiros, ideias e parceiros para que ações em conjunto abram caminhos e assim facilitem a concretização desta causa.
       Precisa-se de  transparência, de  sensibilidade para uma outra luta que se estabelece. Estudos através do Marketing Societário será alcançado se houver uma visão e ação dos empresários sobre a relação empresa/comunidade, com o uso também do seu lucro, para investimento em programas e projetos sociais, o que seria um passo gigante, um verdadeiro empreendimento que daria o retorno em duas vias, tanto para o empresário como para o cidadão santa-mariense. Evidente que um trabalhador que tenha um convívio familiar num “habitat” adequado, terá a possibilidade de ser mais produtivo na empresa.  Assim, essa visão também  tem que ser vivenciada com seriedade pelos políticos, na aprovação de seus projetos e os Órgãos Públicos, na implantação de planos de trabalho.
          Costuma-se dizer que não se deve ficar contente com que se tem quando se sabe que muitas outras coisas são necessárias. Nesse sentido, com a orientação de Deus, a disposição e a certeza de que só tentando, pode-se alcançar o que se busca. Então, que  se faça valer essa afirmação, renovando energias e conclamando para que nessa jornada, atinja-se o pódio e que todos, felizes, possam arrancar aplausos da arquibancada.
        . Com Deus no coração, mãos à obra, muito trabalho  ainda há pela frente. Fica o convite  àqueles que sentirem dispostos a colaborar  em favor dessa causa, pois a retribuição virá  e estejam certos: quando se faz mais pessoas felizes, mais feliz se é. Essa é a lei de Deus. Muito obrigado, Saúde Pela Prática.
PALAVRAS DAS AUTORIDADES -  Marcelo Bisogno, presidente da Câmara de Vereadores fez a saudação a todos, destacando as autoridades que constituem a mesa e disse que a CAMARA sempre está pronta para sediar este tipo de evento que engrandece a cidade de Santa Maria, destacou a importância do lançamento do livro do PROESP-SM, apoiando pela Lei de Incentivo ao Esporte com a coordenação do CAEL-SM. Fez referência a dedicação do autor CLERY.
 Marcelo Bisogno
 Disse: “ Somos companheiro de Clery acompanhamos o seu trabalho há anos, na qualidade inclusive de colega de imprensa e como admirador do seu trabalho. Santa Maria deve muito a Clery, pelas suas brilhante iniciativas em prol do desenvolvimento do esporte. O projeto Memória do Esporte de Santa Maria é mais um que vem resgatar a história do esporte do Município.
          Christian Bertoia
      Christian Bertoia, Presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer – CMEL. Iniciou a sua manifestação falando de orgulho e de protagonista e essas palavras foram proferidas em relação a pessoa do autor do livro – Clery Quinhones de Lima.  Disse: “ Para nós, Clery,  que somos teu colega do CMEL e amigo, temos orgulho do teu trabalho. Tu és hoje o grande protagonista do evento. Imaginem os senhores o trabalho para fazer um livro desta qualidade,falando em 2 esportes: Basquete, que foi glória de Santa Maria e o judô que tem destaque nacional, principalmente pelo nome de MARIA PORTELA, oriunda do projeto local Mãos Dadas, da amiga Aglaia e Cáceres.” Continuou: “ Dizemos orgulho, porque tu és determinado e faz bem aquilo que empreendes e tem demonstrado a seriedade do teu trabalho com a QUILISPORT e CAEL-SM “
 Odilo Ravanelo
        Odilo Ravanelo, Secretário Adjunto de Esportes e Lazer, saudou a todos da mesa e aos desportistas presentes e fez especial referência a importância deste livro lançado que dá continuidade a um projeto que conta a história do esporte santa-mariense. Reportou-se: “ Clery trazemos aqui o nosso abraço, como colega de Educação Física e hoje exercendo um cargo junto à SMEL. Estamos muito contentes, porque este livro irá para todos os lugares. Ele não é cobrado, irá para as escolas, onde certamente servirá de subsídios para pesquisas. “ Continuou, assumimos a pouco uma função na SMEL,sabemos das dificuldades, mas não afirmarmos que daremos o que pudermos de nós para que o esporte seja valorizado, que as periferias tenham esporte e lazer, assim como equipes de formação.”        
ENTREGA DOS LIVROS______________________________
     O editor CLERY, com a condução do script anunciado por Miguel Gomes,  foi entregando livros à mesa, ao Gilson da Jgb Design,  arte-finalista do livro; pessoas que foram fontes de informações no basquete e judô, familiares, assim como as pessoas que foram prestigiar o evento.
      A seguir, registra-se os momentos;

 Gilson Brasil 
Mesa recebe livros
Romildo Paz de Oliveira
Sérgio Ávila
Professor Cáceres
Aglaia Pavani
Christian Bertoia
Professor Wella
 Felipe Scherer 
Garibaldi Scherer/
Clery assina para os amigos Sacchis e esposa Maria
Sandra Régio (CEPERS)/
Matilde e Águida, amigas de Clery do VENEZA
Corredor Clébio
Professor Dida
Vereadora Sandra Rebelatto
Judocas do Projeto Mãos Dadas
Filho CLeryston e nora Ana Flávia
Esposa Lúcia Rejane 
Filha Lidiany 
Filha Liany e genro Thiago 
Amigos Dena e esposa
LIVROS Á INSTITUIÇÕES E COMUNIDADE_________________________
    Como tem acontecido desde 2010, com o lançamento do primeiro livro do Projeto Memória do Esporte de Santa Maria esse quarto livro está sendo entregue à Instituições e comunidade.
Clery entrega à Câmara de Vereadores. Na foto com o vice presidente João Kauss e a relações públicas, Alessandra.
 Clery entrega à prof.a Celita,  Coordenadora de Educação de Santa Maria

Parte dos presentes no lançamento na Câmara de Vereadores de SM
                        
  

          

         


          

         


Nenhum comentário: