segunda-feira, 11 de novembro de 2013

NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE, SAUDE E LAZER



Jogos Escolares Brasileiros em Belém:

Cestas, chutes, arremessos e saques: começam os torneios coletivos dos Jogos Escolares

Handebol é a modalidade com o maior número de inscritos, com 652 alunos-atletas no total

Handebol feminino- Jogos Escolares da Juventude- etapa de 12 a 14 anos- Natal
Crédito: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB

   Os torneios de basquetebol, futsal, handebol e voleibol dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, começam nesta terça-feira, dia 12, e seguem até o próximo sábado, dia 16. Nessas quatro modalidades, 2.239 alunos-atletas disputarão 420 partidas em 16 ginásios espalhados por Belém. No total, cerca de 4 mil jovens participam da maior edição da história do evento, considerados os 13 esportes do programa, quatro coletivos e nove individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez).
    Todos os estados e o Distrito Federal enviaram representantes para Belém. De acordo com gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, o número recorde de participantes demonstra a confiança na proposta educacional-esportiva desenvolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). "O projeto dá a oportunidade de jovens de diversas localidades competirem em um evento nacional e com rigorosos padrões de organização. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal suporte dos Jogos Escolares", declara Hubner.
   Diferente das competições individuais, encerradas no último domingo, dia 10, a partir de agora, os estados são divididos em três divisões de acordo com o desempenho na edição anterior dos Jogos Escolares. A exceção fica com a delegação de Belém, sede do evento, que integra a Terceira Divisão. As duas melhores equipes conseguem o acesso para a divisão acima, enquanto as com menor desempenho são rebaixadas ao final do torneio.
   Os torneios masculino e feminino de basquete, de todas as divisões, serão disputados nos seguintes ginásios: Colégio Santa Rosa, Colégio Marista, Sesi Almirante Barroso e Instituto Federal do Pará (IFPA). No futsal, as partidas serão realizadas também em quatro locais: Campi II e III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e IFPA.
   No handebol, as partidas acontecem no Colégio Gentil, no Centro de Serviços Educacionais do Pará – Colégio Cesep, no IFPA e no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). Os jogos do voleibol são disputados nos seguintes locais: Ginásio dos Bancários, Colégio Ideal, Colégio Santa Catarina e Colégio Moderno.
   Embaixadores - Com o início das modalidades coletivas, um novo time de Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Belém chega à capital paraense. A armadora da Seleção Brasileira de basquete e atleta olímpica Adriana Moisés Pinto (Adrianinha), bronze em Sidney 2000, e o ex-jogador da Seleção Brasileira de voleibol Anderson Rodrigues, ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008, passam a acompanhar os jovens alunos-atletas da maior competição esportiva escolar do Brasil.
    Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Nenhum comentário: