domingo, 3 de novembro de 2013

NOSSO BLOG NA COBERTURA DOS JUBS EM GOIANIA

NOTÍCIA

02 de Novembro de 2013
JUBS 2013
JUBs 2013 apresenta os novos
 24 campeões brasileiros universitários
Após 10 dias de competições chega ao fim os Jogos Universitários Brasileiros  (JUBs 2013) realizado de 24 de outubro a 02 de novembro, na cidade de Goiânia, Goiás. Neste sábado (2), último dia das disputas, foram conhecidos os novos 24 campeões brasileiros universitários das 1°, 2° e 3° divisão do basquete vôlei, handebol e futsal.  
Na segunda fase do JUBs Santa Catarina conquistou três finais, em segundo aparece  Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e  Minas Gerais,  ambos com dois ouros. Empatados com uma final conquistada estão, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Sergipe e os donos da casa Goiás.
Destaque para a final do basquete feminino. O time da Uninassau (PE), comandado por três atletas olímpicas, Adrianinha, Nádia e Fran, não tiveram vida fácil diante da Uni Sant’ Anna (SP) que identificou as duas jogadas fortes da equipe pernambucana  e surpreendeu  ficando a frente do placar por algumas vezes no primeiro quarto.  Mas  a experiência da equipe atual campeã da Liga Feminina de Basquete, falou mais alto e no fim as meninas abriram o placar fechando o jogo com  65 pontos marcados contra 56 da Uni  Sant’ Anna.
“Este ouro eu não tinha, ele vem para coroar uma nova fase da minha vida a da Adrianinha estudante de administração. Estou feliz sigo para Recife para comemorar este título com a minha filha e minha mãe”.
No dia 17  o time viaja para Espanha onde irá fazer 5 jogos amistosos com equipes que jogam a Euroliga, visando a preparação  para a Liga.  
Veja como foram as  final de cada modalidade:
Basquete masculino
Em um jogo emocionante o time de basquete masculino da Esamaz (PA) venceu a Uninassau (SE) por 70x64 e ficou com a medalha de ouro da primeira divisão. Os paraenses conquistaram esse título pela primeira vez, nas últimas duas edições dos JUBs eles também ganharam ouro, mas da 2 e 3ª divisões. O time da UNP (SP) venceu a UCDB (MS) e garantiu o bronze. Na 2ª divisão, a UFC (CE) ganhou da FMN-RN e alcançou o ouro, as duas equipes subiram para a primeirona. A Lumen-PB venceu a Feevale-RS e alcançou o bronze. PUC-RJ e Uniceuma-MA disputaram a final da 3ª divisão. O time maranhense levou a melhor e ficou com o ouro. Os dois times conseguiram o acesso à segundona. A UFG-GO venceu a disputa pelo terceiro lugar com a UFS-SE e ficou com a medalha de bronze. Caíram para a 2ª divisão os times da UNB-DF e UFBA-BA. Os times da UFES-ES e IJN/FARO-RO desceram para a 3ª.  
Futsal feminino
No futsal feminino, as meninas da Uniarp-SC conquistaram o ouro da primeira divisão ao vencer a Unifor-CE, que ficou com a prata. As catarinenses venceram por 5 a 1 e garantiram o tetracampeonato. A equipe da Drummond-SP ganhou o bronze. Na segunda divisão, o ouro ficou com a Faculdade Araguaia-GO, a FMN-RN garantiu a prata, ambas subiram para a primeira divisão. A ULBRA-RS conquistou o bronze. Na terceira divisão, a Uniceuma-MA alcançou o ouro ao vencer a PUC-RJ, os dois times subiram para a 2ª. Caíram para a 2ª divisão Celso Lisboa-RJ e UFBA-BA. Já a UFPB-PB e a IJN/FARO desceram para a 3ª divisão.
Futsal masculino
Na final da série A do futsal masculino do JUBs, a UNINASSAU (PE) venceu a Estácio de Sá (GO) por 3x1 e sagrou-se bicampeã do torneio. A partida foi disputada neste sábado (02/11) no Sesi Ferreira Pacheco. O ala da equipe pernambucana, Hugo Santana comentou sobre a emoção de ser bicampeão. “É uma sensação inexplicável, toda vez que se ganha essa competição é como se fosse a primeira vez. Os adversários exigiram muito da gente, isso só mostra a força que tivemos para conquistar o título”. No confronto pelo terceiro lugar, a UNIFOR (CE) venceu a UNIP (SP) por 4x3 e conquistou o bronze. UNOESC (SC) e UFAM (AM) foram rebaixadas para a série B. UBRA (RS) e FMN (RN) conquistaram o acesso para a elite, já Universidade Anhanguera (MS) e Estácio Atual (RR) caíram para a série C. UNIT (SE) e UFLA (MG) subiram para a segunda divisão.
Handebol feminino
A classificação da primeira divisão ficou Unipar (PR) em primeiro, AESO (PE) em segundo, Unip (SP) em terceiro e Unisuam (RJ) em quarto lugar. A UNB (DF) e UFPB (PB) caíram da primeira para segunda divisão. CEUT (PI) e UFC (CE) passaram da segunda para terceira divisão. A segunda divisão ficou com a seguinte classificação, FURB (SC) em primeiro, Estácio de Sá (GO) em segundo, Fasipe (MT) em terceiro e UNIFACEX (RN) em quarto. Passaram de terceira para segunda divisão em primeiro lugar UFMS (MS) e em segundo UFBA (BA). Já na terceira divisão a UFMA (MA) ficou em terceiro, UFRR (RR) em quarto, UFT (TO) em quinto e UFRA (PA) em sexto. 
Handebol Masculino
Os times foram para quadra com muita determinação, em busca do ouro.  A vitória só foi definida no final do jogo, pois a diferença de pontos era pequena entre elas. A UNP (SP) ganhou da AESO (PE) de 31 a 27 da primeira divisão do JUB’s. A UCDB (MS) venceu UPIS (DF) de 29ª 27 e agora ira para primeira divisão no ano que vem.  Que caiu da primeira para segunda foram UNICESSUMAR (PR) e a São GERALDO (ES). A UFLA (MA) e FASE (SE) iram para segunda. A UNIFAP (AP) e a UFRN (RN)estará na terceira divisão no próximo JUB’s.
Vôlei Feminino
Na final do vôlei feminino, Unip (SP) e Unochapecó (SC), deu as paulistas por em 3 sets a 2, com parciais de 25x22, 11x25, 25x23, 25x14 e 14x16. As jogadoras se esforçaram para garantir a vitória, mas o melhor resultado era só um, e foram as paulistas que conquistaram.  “Mesmo com cansaço, desgaste físico e com lesões, conseguimos vencer e continuar a história de vitórias da Unip. por termos feito uma leitura melhor do jogo levamos o título”, comemora a capitã Ângela Moraes.  Na disputa do 3º lugar, a Feevale (RS) venceu por 3 sets a 0 a Uninassau (PE) ficando com a medalha de bronze. A Universo (RJ) e a Faculdade Pitágoras (MA) subiram da segunda divisão para a primeira. A UCL (ES) e a FLU (MG) garantiram o acesso para a segunda divisão. Já a UFRN e a UNB caíram da primeira para segunda. E as Cesupa (PA) e UFPB (PB) desceram para 3º divisão.
Vôlei Masculino
A Esucri (SC) comemorou a vitória, inédita no JUBS, em cima da UniSant’anna (SP) por 3 sets a 0, com parciais de 17/25,19/25 e 31/33. Para o capitão da equipe catarinense, Rafael Savimondo, o jogo foi difícil.“A UniSant'anna é uma equipe bem qualificada. Individualmente, eles são melhores. Nós ganhamos no conjunto. O nosso diferencial no jogo foi o bloqueio e a defesa", afirmou o capitão. Na disputa do 3º lugar, a UPIS (DF)  até tentou, mas a Universo (RJ) não deu chances e venceu por 3 sets a 2 ficando com a medalha de bronze. A M.Nassau (AL) e a Uniniltolins (AM) subiram da segunda divisão para a primeira. A La Salle (MT) e a UFPB (PB) e a garantiram o acesso para a segunda divisão. Já a Universo (GO) e a UFRN (RN) caíram da primeira para segunda. E a UEP (PR) e a UFPA (PA) desceram para 3º divisão.
Os 61º Jogos Universitários Brasileiros fora, uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.
JUBS 2013
Aracaju é a sede do próximo JUBs 2014
Prefeito de Aracaju, João Alves, Ministro do Esporte, Aldo Rebelo e Luciano Cabral, presidente da CBDU. Foto : Thiago Parmalat.
A cidade de Aracaju (SE) será a próxima sede dos Jogos Universitários Brasileiros. A escolha foi confirmada na cerimônia de abertura do JUBs 2013, em Goiânia, no último dia 24, quando o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e o presidente da CBDU, Luciano Cabral, assinaram o contrato de obrigações e direitos. A cerimônia teve a presença do ministro do Esporte, Aldo Rabelo.
Para Luciano Cabral a presença do prefeito da próxima sede ratifica o compromisso com o evento.
“O processo de escolha é detalhado, envolve  prefeito e governador da cidade e do estado. É uma decisão política, todas as garantias precisam ser dadas pela maior autoridade do estado ou da prefeitura, ou os dois porque isso traz segurança para a realização dos jogos”, explicou.
Aracaju concorreu com outras cidades, mas foi a única que cumpriu todas as determinações e apresentou as melhores condições de receber o JUBs. O presidente da Federação Sergipana de Desportos Universitários, Flávio Mendonça, garantiu que Aracaju tem capacidade de realizar o evento com a qualidade necessária.
“É a realização de um sonho, Aracaju estará na rota dos melhores eventos do Brasil, é uma competição muito importante. Nós já começamos a nos preparar, o prefeito inclusive veio para Goiânia para observamos atentamente a organização. A nossa responsabilidade aumenta ainda mais porque o JUBs em Goiânia foi com certeza um dos melhores que eu já participei. Espero conseguir realizar um grande evento também”, frisou Flávio.  
Para Luciano Cabral a escolha de Aracaju foi importante para que a competição possa percorrer o país inteiro.
“Voltar para o nordeste é legal porque os jogos acabam rodando o Brasil inteiro. Nas últimas edições nós tivemos jogos em Campinas, no Sudeste, em Foz de Iguaçu, no Sul, em Goiânia, no Centro-Oeste e agora no nordeste. Goiânia fez um evento excelente e o trabalho agora será identificar pontos e particularidades da cidade que sejam atrativos para que a gente possa manter esse padrão”, ressaltou.
Os 61º Jogos Universitários Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.
Curta também nossa página oficial no facebook (CBDUbrasil)youtube (CBDUTV), instagram (CBDU) e no twitter (@cbdu) para mais informações, fotos e curiosidades. 

Por: Jéssica Gonçalves
Clicks: 53

Por: Assessoria de Imprensa JUBs 2013
Clicks: 366

Nenhum comentário: