segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

NOSSO BLOG EM PARCERIA COM O SITE OLIMPICO DO CAEL-SM

Seleção Masculina de Handebol inicia 2014 com torneio na Espanha

Equipe embarca no dia 1° para Madri e joga contra a Suécia na sexta-feira (3)

Santo André (SP) - A Seleção Masculina de Handebol começa 2014 já com trabalho intenso. Depois de uma rápida fase de treinamentos no Brasil, na última semana, o grupo embarca nesta quarta-feira (1º) para Madri, na Espanha, onde disputa, a partir do dia 3, o torneio amistoso Memorial Domingos Bárcenas, ao lado da Espanha, Suécia e Egito. A competição dá sequência ao planejamento deste ciclo olímpico e faz parte da preparação para competições como os Jogos Sul-Americanos, em março, no Chile.

A primeira partida será no dia 3, às 13h30 (horário de Brasília), contra a Suécia. No dia seguinte, às 14h30, o Brasil encara os donos da casa. Por fim, no domingo (5), às 8h, pega o Egito.

Como vem fazendo desde que retornou à Seleção, em meados de 2012, o técnico espanhol Jordi Ribera prima pela renovação da equipe, sempre mesclando atletas mais experientes com jovens, que vêm se destacando nas seleções das categorias menores. E, desta vez, não é diferente. Ao lado de jogadores com anos de experiência na Seleção Adulta, o treinador convocou alguns que disputaram este ano os Mundiais Júnior e Juvenil. Para ele, esse trabalho é fundamental, já que a preparação tem como objetivo principal os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, daqui a pouco mais de dois anos.

"Logo depois dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, vimos a necessidade de começar a renovar a equipe, com jogadores que pudessem chegar a 2016 com um bom nível. Pensávamos que íamos demorar para ver algum resultado positivo com a integração de atletas mais jovens, mas este ano, no Mundial da Espanha, já conseguimos um bom resultado, com o 13º lugar inédito", comentou o técnico Jordi Ribera.

Para ele, será muito bom disputar mais uma vez a competição na Espanha, com equipes de qualidade, que podem ajudar na preparação do Brasil. "Temos que aproveitar esses convites que temos para intercâmbios internacionais. Esse torneio que vamos jogar agora é bom. Os adversários estão prontos para jogar o campeonato Europeu, em janeiro, e temos que aproveitar para que os jogadores novos possam obter o máximo de experiência possível."

O goleiro Rick Milles do Nascimento, é um dos mais experientes da equipe, e vê com bons olhos a entrada de jovens atletas no grupo. "Essa renovação é necessária. Quanto antes o jogadores mais novos tiverem contato com equipes internacionais e disputarem jogos como esses é melhor. Participar de torneios como esse é primordial para o desenvolvimento da nossa Seleção. Quanto mais jogamos contra equipes de alto nível, mais aprendemos."

Seleção Brasileira Masculina de Handebol

Goleiros - Luiz Ricardo Milles do Nascimento (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã/Taubaté-SP).

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (Esporte Clube Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Associacón Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), José Guilherme de Toledo (Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú-SC), Oswaldo Maestro Guimarães (Esporte Clube Pinheiros-SP) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Naturhouse La Rioja-Espanha).

Centrais - Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Henrique Selicani Teixeira (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e João Pedro Francisco da Silva (FC Bracelona-Espanha).

Pontas - Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (Esporte Clube Pinheiros-SP), Felipe Borges (Montpellier-França), Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Wesley de Freitas (Metodista/São Bernardo/Besni-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Associacón Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Leonardo Domenech de Almeida (Reale Ademar-Espanha).

Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino
Supervisor: Cássio Marques
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira Barbosa
Psicóloga: Anahy Vieira Couto 

Nenhum comentário: