quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Coluna no SITE INFO SANTA MARIA:
O ano começa “pra valer”03/01/2013

2013 está aí, inteirinho e nós já estamos nos preparando para mais uma jornada, de 11 a 16 de janeiro estaremos na cobertura do 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA em Foz do Iguaçu-PR, que além de suas características normais, terá, em paralelo, a ASSEMBLÉIA GERAL da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, em que será eleita a diretoria para o quadriênio 2013/2016 e, o mundo da EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTE comemorará os 90 ANOS DA FIEP MUNDIAL.
Em termos de Santa Maria, sem muitos detalhes, o prefeito Schirmer anuncia a intenção da construção de uma VILA OLÍMPICA para a Cidade e o nosso PARCÃO, quando teremos?

Amigos, além da nossa viagem ao Congresso de Foz do Iguaçu, estamos, na qualidade de presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, captando recursos para os projetos contemplados pela LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE DE SM. Tarefa dificílima, principalmente na busca de IPTU, vencendo a burocracia e tentando cobrir a verba para o projeto TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, que acontecerá no dia 22 de março, às 20h31min, no auditório do Colégio Marista Santa Maria.

O outro projeto do CAEL-SM, com o patrocínio do PROESP-SM, é Memória do Esporte de Santa Maria, com a publicação do livro ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA, nosso quarto livro e este versará sobre o judô e basquetebol.

Para abril, teremos o projeto Profissionais de Educação Física da FIEP, do BRASIL Sem Fronteiras, que complementará o circuito do Brasil, que iniciou em 2008, no norte, passando pelo nordeste, centro-oeste, sudeste e agora, de 8 a 21 de abril, fechará no sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como anfitriã, na última estada dos SEM FRONTEIRAS DA FIEP DO BRASIL, Porto Alegre, com a coordenação do delegado regional, professor Vilson Bagatini.

E tem muito mais: Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb, em Aracaju; 11ºEncontro dos Professores de Handebol das Universidades Brasileiras, em Vitória; Sem Fronteiras, viagem para Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai; II Congresso Internacional de Gestão Esportiva, em Recife; portanto quando tivermos as confirmações voltaremos a essa Coluna

ANÚNCIO DE UMA COISA OLÍMPICA
É de espantar a falta de assessoria técnica para políticos, temos sempre defendido de que as pessoas certas – conhecedoras das diversas áreas -estejam nos lugares certos. Neste último sábado, no Jornal Diário de SM, o prefeito Schirmer anunciou a intenção de ser construída uma Vila Olímpica, um Centro de Treinamento Desportivo. Ótimo. Só que, de sonho temos vivido há quase quatro décadas, almejando um PARCÃO para SANTA MARIA. Até agora, foram só ameaças e nada mais – foi o equivocado Parque da Nonoai (permutaram para a construção de equivocado Centro de Eventos, no CDM, tirando o ar puro) e agora lançado o Parque da Jockey (ainda moroso) e o Palotino, que, nos parece, ainda está só no papel.

O prefeito Schirmer, bem intencionado, sem muitos detalhes, fala na criação, digo, construção de uma VILA OLÍMPICA. Uma necessidade, também levantada por nós, há muito tempo, pois, se a cidade quer ser sede de futuros eventos nacionais e internacionais, tem que ter, no mínimo, uma estrutura física e também uma política de gestão. Hoje, não é só construir, tem que se preocupar com a administração, manutenção e segurança do patrimônio.



PONTA PÉ INICIAL FOI DADO

No 6 de dezembro de 2011, quando da estada de MARCUS VINICIUS FREIRE, genro do casal LIECHAVICIUS, em Santa Maria, CAEL-SM aproveitou e agilizou uma reunião na Fazenda da PAINEIRA, de propriedade do Casal, no Passo do Verde. Nela participaram conosco e Marcus Vinicius, o prefeito Schrimer e os assessores Rogério (gabinete) e Paniz (Secretário na época de Esportes e Lazer). Marcus Vinicius deu todas as informações sobre como e onde buscar verbas para um CENTRO DE TREINAEMNTO DESPORTIVO. Schirmer ficou entusiasmado e, pouca coisa evoluiu de lá para cá. Talvez, de positivo, essa ideia que ainda persiste e ele anunciou na reportagem no Diário desta semana.

MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA - CAEL-SM já está trabalhando para o resgate do esporte do Município, através da Lei de Incentivo ao Esporte e, já publicou três livros: O ESPORTE DE SANTA MARIA no pódio; SANTA MARIA sob o olhar da MIDIA ESPORTIVA e, recentemente, ESPORTES REVISADOS em Santa Maria – HANDEBOL e para este ano de 2013 – ESPORTES REVISADOS em Santa Maria – Judô e Basquete.

O objetivo final do projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SM é a construção de um MUSEU DO ESPORTE.
Muitas pessoas têm entrado em contato conosco e querem doar troféus, medalhas e similares, portanto, temos que avançar e ter um local para que já se inicie a catalogação desse material, que servirá de acervo para o futuro Museu. Como também precisamos ter uma área, para que então se possa avançar com projetos de Leis de Incentivos Nacional e Estadual para a futura construção.

E a nossa sugestão, seria a sede do MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA nessa área onde será construído a VILA OLÍMPICA ou CENTRO OLÍMPICO DE SANTA MARIA.

Prefeito Schirmer, estamos nessa. Somos parceiros, no entanto, não adianta só ficar na ideia, tem que partir para a prática, fazer um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, a fim de que os estudos avancem e tomem corpo.

PRÓXIMA COLUNA – Estaremos falando do Congresso Internacional de Educação Física de Foz do Iguaçu, no qual estaremos participando como delegado da FIEP e na cobertura para a Rede Santa-mariense de Comunicação Esportiva – RESCE, formada pelas rádios Imembuí e Universidade, jornal Saúde Pela Prática e os blogs: Saúde pela Prática e a estreia do INFO SANTA MARIA


ESTEJAM CONOSCO – De segunda à sexta-feira, às 13h05min, no espaço SAÚDE PELA PRATICA, na Rádio Imembuí e diariamente, no blog: www.saudepelapratica.blogspot.com.br


Seleção Masculina de Handebol inicia torneio preparatório para o Mundial da Espanha
Brasil enfrentará Japão, Chile e Espanha,
a partir desta sexta-feira (4), em Madri.
Santo André (SP) - A contagem regressiva da Seleção Masculina de Handebol para o início do Campeonato Mundial está cada vez mais acelerada. A equipe, que desembarcou nesta quinta-feira (3), na Espanha, sede da competição, começa a disputar amanhã o torneio quadrangular 'Memorial Domingos Bárcenas', que conta com a equipe da casa, o Chile e o Japão. Os jogos, que serão realizados em Madrid, na Caja Mágica, sede do grupo D, servem para aclimatação e final da preparação. O primeiro adversário do Brasil é o Japão, às 17h (14h de Brasília). No sábado, será o Chile, e no domingo a Espanha. O Mundial começa no dia 11 de janeiro e o Brasil estreia no dia 12 contra a Alemanha.

No comando da Seleção, está o espanhol Jordi Ribera. Muito estudioso, o treinador conhece bem as principais características de cada um dos participantes do torneio e garante que este será um bom teste para os brasileiros antes da estreia no Mundial. Os primeiros adversários no torneio de Madrid têm algumas características parecidas com a Coreia do Sul, oponente em dois amistosos disputados em São Bernardo do Campo (SP), no final de dezembro."O Japão tem um estilo de jogo parecido com a Coreia, que usa a velocidade para compensar a estatura não tão alta. O Chile nós já conhecemos bem e a Espanha é uma das equipes que mais se aproxima do nosso estilo e é uma forte candidata ao título mundial. É bastante experiente e com muito preparo físico", descreveu.

Ele ressalta a importância de estar em quadra antes do início do campeonato, para tirar um pouco a ansiedade e entrar no clima da competição mais importante do ano. "O torneio vai nos ajudar a nos acostumarmos com a sequência de jogos, já que no Mundial serão dois seguidos e uma folga, o que torna tudo mais cansativo. É um campeonato muito intenso, então será bom jogar essas três partidas uma semana antes para ajudá-los a sentir o que é a competição. Teremos pouco mais de uma semana para aclimatar e chegar bem em nossa estreia."

O ponteiro Lucas Cândido faz parte da nova safra de jogadores da Seleção. Este ano, ele já integrou o elenco na disputa do Campeonato Pan-Americano, quando o Brasil conquistou a medalha de prata e a vaga para o Mundial. Para ele, todo o processo inciado pelo treinador espanhol em preparação para a competição fez com que a equipe desse um grande salto. O jogador conta que o trabalho durante esse período foi intenso, mas compensador. "A primeira fase foi mais pesada. Nosso preparo físico melhorou bastante. A segunda etapa de treinamentos foi mais leve, para acertarmos detalhes de algumas jogadas", comentou.

As expectativas para o torneio são as melhores possíveis para Lucas. "Jogamos contra a Coreia do Sul recentemente e o Japão, nosso primeiro adversário no torneio, tem um estilo um pouco diferente, mas também é muito veloz. O Chile, que enfrentamos no Pan-Americano, tem uma forma de jogar parecida com a brasileira. Eles cresceram bastante nos últimos anos. É um time bom e forte. Por último, a Espanha, que tem uma escola parecida com a nossa, que o Jordi, obviamente, conhece bastante. Conseguimos ver alguns vídeos sobre estas equipes, assim como fizemos antes dos jogos contra a Coreia, o que funcionou, pois estudamos bastante e planejamos as táticas em cima disso", finalizou.

Depois do torneio em Madrid, a Seleção viaja para Granollers, próximo a Barcelona, no dia 7, onde enfrenta o time local no dia seguinte em mais um amistoso. Nessa cidade, os brasileiros farão a primeira fase do Mundial, contra Alemanha, Argentina, França, Montenegro e Tunísia, pelo grupo A. A estreia da equipe será no dia 12 contra os alemães. Na sequência, enfrentam a Argentina no dia 13, a França no dia 15, a Tunísia no dia 16, e Montenegro no dia 18. As oitavas de final serão realizadas nos dias 20 e 21. No dia 23, será a decisão das quartas de final, no dia 25 a semifinal e a grande final está marcada para o dia 27 de janeiro.

Programação - Torneio 'Memorial Domingos Bárcenas' (horário de Brasília)

Sexta-feira (4) - 14h - Brasil x Japão- 16h - Espanha x Chile
Sábado (5)- 8h - Brasil x Chile- 10h - Espanha x Japão
Domingo (6)- 7h30 - Japão x Chile- 9h30 - Espanha x Brasil


A ASICS é a marca oficial
de material esportivo




BLOG DIVULGANDO A ATIVIDADE FISICA E ESPORTES - FIEP MUNDIAL


DIVULGADA A  CHAPA INSCRITA PARA  O
QUADRIENIO 2013/2016 DA FIEP MUNDIAL

 Para as Eleições / Elections - Executive Board 2012-2016, a FIEP MUNDIAL divulgou a única chapa inscrita, o que mantém a tradição da FIEP, nestes 90 ANOS a serem comemorados em FOZ DO IGUAÇU, paralelamente ao 28º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, de 12 a 16 de janeiro, com a presença deste BLOG.



Eleições da Diretoria Executiva Board da FIEP Mundial

Mandato 2013/2016.
Realização: Assembléia Geral da FIEP
Local: Hotel Bella Itália
Endereço: Av. República Argentina c/ Venanti Otremba
Cidade: Foz do Iguaçu/PR - Brasil
Data: 13 de janeiro de 2013- Horário: 18h

1) Cronograma Eleitoral; 2) Convocação e Publicação; 3) Comissão Eleitoral e 4) Registro de Chapas

Registro de Chapas
Foz do Iguaçu, 1º de Outubro de 2012.

A Comissão ELEITORAL da FIEP: Prof. Vilson Bagatini ( Porto Alegre/RS) - Presidente; Prof. Pedro Ferreira Reis (Foz do Iguaçu/PR) - Secretário; Prof. Marcelo Ferreira Miranda (Campo Grande/MS) - Secretário

Prezada Comissão Eleitoral:
          Em nome da CHAPA CONSOLIDAÇÃO, temos a Honra de solicitar o Registro para concorrer as Eleições da DIRETORIA EXECUTIVA BOARD da FIEP MUNDIAL para o mandato de 2013 / 2016, a ser realizada na Assembléia Geral da FIEP, conforme a Convocação da FIEP.

Local: Hotel Bella Italia - Endereço: Av. Prof. Republica Argentina c / Venanti Otremba - Cidade: Foz do Iguaçu / PR - Brasil - Data: 13 jan 2013 - Horário: 18h

          Estamos apresentando a Chapa completa, com os nomes de todos os componentes da CONSOLIDAÇÃO pela FIEP. Com os nomes de 50 profissionais de 29 países, para aprovação na Assembléia Geral da FIEP.
           Que esta assim distribuída e relacionada:

Comitê Executivo da FIEP 2013/2016- Conselho Executivo Mundial:
Vice-Presidente Regional:  Presidentes Sessões Internacional:  COMITÊ CONSULTIVO INTERNACIONAL:  COMITÊ ESPECIAL DA FIEP:  FIEP BULLETIN: Editores

CONSELHO DIRETOR
Também apresentamos em anexo os membros para aprovação do Conselho Executivo Mundial da FIEP.
Nestes Termos, Pede deferimento
SAUDAÇÕES FIEPIANAS
Prof. Almir Adolfo Gruhn- CREF 9 nº 000001-G/PR

FÉDÉRATION INTERNATIONALE D´ÉDUCATION PHYSIQUE
Comitê Executivo da FIEP 2013 / 2016
FIEP Executive Committee 2013/2016
Registro de Chapa
Registration Plate

Nome Fantasia: Chapa CONSOLIDAÇÃO
Fantasy Name: PLATE CONSOLIDATION

CONSELHO EXECUTIVO MUNDIAL:
World Executive Board

Presidente: President:
ALMIR ADOLFO GRUHN - Foz do Iguaçu - PR / Brasil
Vice-Presidente Internacional: Internacional Vice-President:
Branislav ANTALA - Bratislava - Slovakia
Secretário Geral: Secretary General:
CLAUDIO AUGUSTO BOSCHI - Belo Horizonte-MG / Brasil
Secretário: Secretary:
RODOLFO BUENAVENTURA - Buenos Aires / Argentina
Tesoureiro Geral: General Treasurer:
FÁBIO ANDRÉ CASTILHA - Foz do Iguaçu - PR / Brasil
Tesoureiro: Treasurer:
CARLOS RAUL LORDA PAZ – Porto Alegre-RS / Brasil
Secretário para Contimente Arabe: Secretary for Contimente Arabe:  Mohamad ALGARNASSS – Ryadh – Saudi Arabia.

VICE- PRESIDENTE REGIONAL:
Regional Vice-Presidente: América do Sul: Prof. Dr. Jorge Diaz OTANEZ - Cordoba - Argentina; América do Norte: Prof. Ms. Manuel GUERRERO - São L. Potosi - México; América Central: Lic. Omar Ricardo Diaz MEJIA - Tagucigalpa – Honduras; Caribe: Prof. Dr. Arnaldo Rivero FUXA - Havana - Cuba; Europa: Prof. Dr. Branislav ANTALA - Bratislava - Slovakia; Asia: Prof. Dr. Toshiko SUGHINO - Tókio - Japão; Arabia e Norte da Africa: Prof. Dr. Mohamad ALGARNASS - Riyadh – Saudi Arábia Centro e Sul da Africa: Prof. Dr. Lafeet O. AMUSA – Thohoyandou - Africa do Sul ; Oceania: Prof. Dr. Ian CULPAN – Christchurch - New Zealand

PRESIDENTES SESSÕES INTERNACIONAL: ´
Presidents of International Sections:
Seção Científica: Scientific Section - Prof. Dr. Pierre PARLEBAS - Vanves - France; Seção Educação Física para Terceira Idade; Section of Education Physical for Third Age- Prof. Ms. Carlos Raul LORDA Paz – P.Alegre - Brasil; Seção Educação Física e Desporto na Escola: Section of Physical Education and School Sport - Prof. Dr. Ken HARDMAN – Worcester - Inglaterra; Seção Desporto para Todos: Section of Sport for All- Prof. Dr. Gurmeet SINGH - Panjab / Chandigarhd - Índia; Seção Educação Olímpica: Section of Olympic Education - Prof. Dr. Carlos GONÇALVES – Porto - Portugal; Seção Educação Física e Esporte Adaptado: Section of Physical Education and Adapted Sport - Profª. Drª Stefania CAZZOLI - Torino - Itália; Seção Historia da Educação Física: Section of Physical Education History - Prof. Dr. Luis Felipe CONTECHA Carrillo – Tolima – Colombia; Seção de Recreação e Lazer: Section of Recreation and Leisure- Prof. Proposal to study and analyze

COMITÊ CONSULTIVO INTERNACIONAL:  INTERNATIONAL ADVISORY COMMITTEE: Dr. Lamartine Pereira D´COSTA - Rio de Janeiro/RJ, Dr. Viktor MATSUDO - São Paulo/SPe Dr. Henrique Eduardo DE ROSE - Porto Alegre/RS

COMITÊ ESPECIAL DA FIEP: SPECIAL COMMITTEE OF FIEP:
Convênios e Cooperação Interinstitucional/ Interinstitutional Cooperation and Partnerships:  Dr. José FERNANDES Filho – Rio de Janeiro/RJ; Jurídico: Dr. Alberto dos Santos PUGA Barbosa – Manaus/AM; Marketing: Prof. Gilberto BERTEVELLO - São Paulo/SP

FIEP BULLETIN: Editor Científico:  Dr. Dr. José FERNANDES Filho – Rio de Janeiro/RJ – Brazil
Editor Chefe:
Dr. Pierre PARLEBAS – Vanves - FRANCE

CONSELHO DIRETOR: DIRECTOR BOARD:
Prof. Dr. Paulo Ernesto ANTONELLI (Brasil)
Prof. Dr. Nenad ZIVANOVIC (Serbia)
Prof. Dr. Nicolae OCHIANA (Romania)
Prof. Dr. Airikki POUSI (Finland)
Prof. Dr. Keith GILBERT (Australia)
Prof. Dr. David ELDAR (Israel)
Prof. Carlos RAMIREZ (Argentina)
Prof. Dr. Brahim ALLAOUI (Maroco)
Prof. Dr. Domingo Blasquez SANCHEZ (Spain)
Prof. Dr. Dario COLLELA (Italy)
Prof. Dr. Hye Sook LEE ( Korea)
Prof. Dr. Arunas EMELJANOVAS (Lithuania)
Prof. Dr. Daniela DASHEVA (Bulgary)
Prof. Hector PERALTA (Colombia)
Prof. Dr. Mohamed Hadj KAZDALI (Algeria)
Prof. Dr. Guisettin DEMIRHAM (Turkey)
Prof. Dr. Ali ELLOUMI (Tunisia)
Prof. Gerardo Luis Alberto CALDERON (Argentina).
Prof. Dr. Vinod RATHI (India)
A chapa é Composta por 50 professores de 29 países.