sábado, 2 de fevereiro de 2013

ASSEMBLÉIA DA CBHb EM ARACAJU-SE



CBHb reformula estatuto durante
 Assembleia Geral Extraordinária

Entre as adequações, está a implementação de governça corporativa, limitação de mandato e ampliação do colégio eleitoral
Ao centro de traje e camisa branca - PRESIDENTE MANOEL LUIZ e demais participantes da ASSEMBLÉIA em ARACAJU-SE ( vestindo ASICS)

Aracaju (SE) - A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) reformula o seu estatuto em Assembleia Geral Extraordinária realizada neste sábado (2), em Aracaju (SE). As alterações mais importantes foram implementação de governça corporativa, limitação de mandato e ampliação do colégio eleitoral, temas que foram amplamente discutidos e aprovados pelos presidentes das Federações Estaduais. A entidade é uma das primeiras a se adequar às tendências administrativas modernas e aos anseios da sociedade, o que comprova a preocupação com a modernização e transparência de suas ações.

Manoel Luiz Oliveira, que acaba de ser reeleito na presidência da CBHb, promoveu um grande debate e propôs mudanças inovadoras e corajosas, que foram acatadas em Assembleia, o que gerou reformulações significativas no estatuto. Para ele, este é um momento muito importante para o handebol brasileiro. "Nós entendemos que a CBHb teria que implementar conceitos e atitudes que visam o maior aperfeiçoamento da administração. São alterações que permitem que suas principais decisões sejam de forma colegiada. Todas essas mudanças internas estão relacionadas ao que estamos buscando dentro e fora de quadra, que é o aperfeiçoamento e desenvolvimento contínuo. Essa modernização do estatuto nos deixa em uma posição de vanguarda", afirmou.

Este novo estatuto conta com alterações importantes. Uma delas é a limitação do mandato do presidente, que será limitado a duas reeleições, totalizando três mandatos seguidos de quatro anos. Esse número é importante para que o presidente possa desenvolver um trabalho planejado e apresente um resultado em âmbito nacional e internacional. Um dos pontos mais importantes é a modificação da escolha do conselho fiscal, que contará com a eleição independente da chapa da presidência, o que leva a uma plena autonomia e independência das decisões do conselho fiscal.

Outra alteração foi a ampliação do colégio eleitoral. Atualmente, apenas as 27 Federações Estaduais tinham direito a voto nas Assembleias Eletivas. Esse número será aumentado para 30, já que serão formadas comissões de atletas, árbitros e clubes, que terão direito a um voto cada. Além disso, poderão assessorar a presidência da CBHb nos assuntos de interesse de cada segmento, quando solicitadas. A ideia é que o representante de cada categoria seja um ex-atleta, um ex-árbitro e um clube representativo no cenário nacional, que serão eleitos pela comissão. Haverá uma regulamentação para cada uma delas.

Com o intuito de maior democratização, o novo estatuto contempla também a criação de conselho de administração e consultivo. O conselho de administração ficará responsável pelo planejamento estratégico da CBHb, dando total suporte ao presidente. Este grupo será composto por representantes escolhidos durante a Assembleia Geral. Já o conselho consultivo, que será formado por presidentes de Federações Estaduais, irá se reunir periodicamente para avaliar e discutir sobre as atividades da entidade.

Segundo Guilherme Ângelo Raso, 1º vice presidente, todos estão de acordo para o avanço do handebol. "Esse novo modelo de governança vem modernizar a entidade. No caso específico dos conselhos, eles criarão estratégias para a gestão e darão suporte para o aprimoramento da modalidade", destacou.

Outra novidade será a mudança de sede da CBHb, que deverá ser em São Bernardo do Campo (SP), cidade do Centro Nacional de Desenvolvimento, que deverá ser inaugurado em agosto de 2013. A sede atual é em Aracaju (SE).

Para Antônio Carlos Falcão, presidente da Federação Brasiliense de Handebol, as alterações irão melhorar o trabalho das Federações Estaduais. "Com essa transparência, a modalidade tende a crescer, o que vai aumentar o número de parcerias e todos tendem a ganhar com isso. Esse é um avanço muito importante para o handebol brasileiro", ressaltou.

A ASICS é a marca oficial de material esportivo do HANDEBOL BRASILEIRO 

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Sinistro chega no seu sexto dia:


CAMINHADAS E ORAÇÕES NO 


ESTADO


EM SANTA MARIA GRANDE 

CONCENTRAÇÃO HOJE


"A cidade de SANTA MARIA alegre, 

radiante e   universitária ainda está 

consternada com  a TRAGÉDIA 

ACONTECIDA.

 É a primeira semana que fecha neste 

sábado. 

Várias concentrações estão previstas. 

Muitos internados ainda.

AS ORAÇÕES devem continuar. Nesta 

madrugada a nossa meninada da 

PRIMEIRA IGREJA BATISTA esteve 

reunida em oração."



A solidariedade e  mobilização em 

Santa Maria prossegue, depois de uma 

caminhada na noite da última 

segunda-feira, segundo dia da 

tragédia, em que tivemos mais de 50 

mil pessoas se deslocaram do centro 

da cidade até o CENTRO DESPOTIVO

 MUNICIPAL . A cidade volta a se 

concentrar hoje à noite na CATEDRAL, 

na Avenida  RIO BRANCO,a menos de 

100 metros da KISS.


Missas e caminhadas pelo Estado são agendadas até o fim da semana

30 de janeiro de 201318
A FOTO REGISTRA A GRANDIOSA CAMINHADA, que parecia a ROMARIA DA MEDIANEIRA
Na noite de segunda-feira, uma caminhada em homenagem às vítimas do incêndio reuniu 

mais de 35 mil pessoas em Santa Maria.

Foto:  Jean Pimentel/Agência RBS

      O país inteiro está em luto após a tragédia em Santa Maria. Em muitas cidades do Estado, são realizadas manifestações e homenagens às vítimas do incêndio na boate Kiss no último domingo.

Sexta-feira
Em Pelotas, na região Sul do Estado, será realizada uma caminhada em solidariedade e pedido de justiça pelo incêndio na boate Kiss. A saída do cortejo está marcada para as 19h em frente à catedral São Francisco de Paula.
Em Dom Pedrito, a caminhada tem início às 21h, na Praça da Estação, e termina na Igreja Matriz da cidade. As pessoas devem usar camisetas brancas e levar seus celulares ou lanternas. Balões e bandeiras brancas também são bem-vindos.
As três vítimas nascidas em Rosário do Sul (Leonardo Schoff Vendrúsculo, Lucas Dias de Oliveira e Marfisa Soares Caminha) receberão uma homenagem na cidade da Fronteira Oeste. Moradores irão se reunir em frente à Escola Plácido de Castro, às 20h, e caminharão até a Igreja Matriz de Rosário do Sul, onde será realizada uma oração.
Voluntários do Fórum das Religiões que auxiliam familiares dos jovens internados nos hospitais Cristo Redentor e Conceição farão um culto inter-religioso na capela do Conceição às 16h, em Porto Alegre. A partir das 15h, eles estarão reunindo familiares no Cristo Redentor e seguirão a pé até o Conceição.
Em Bagé, o encontro ocorrerá às 21h, na Igreja Conceição. O grupo seguirá até a Avenida Sete de Setembro, em frente à Igreja Matriz de Bagé. Fotos e cartazes serão levados, para que as imagens das vítimas sejam lembradas, assim como lanternas, para iluminação. Velas não são recomendadas.
Também será realizada uma caminhada em Ijuí, às 20h30min. O encontro será na Praça dos Imigrantes.
Sábado
O arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, confirmou a cerimônia religiosa para homenagear os sete dias de morte da vítimas de Santa Maria. Vai ser no sábado, às 22h, na Catedral Diocesana.
Em Itaara, localizada ao lado de Santa Maria, na região central, ocorrem no sábado uma missa em homenagem aos jovens e uma corrente de orações para os que estão no hospital. A missa começa às 20h, na praça Matriz de Itaara. Antes do ato, uma caminhada parte da frente da Escola de Ensino Médio de Itaara, às 19h, até a praça da Matriz. A organização da homenagem pede que as pessoas vistam roupas brancas.
Uma homenagem chamada Caminhada da Luz será realizada às 21h em Quaraí, na Fronteira Oeste. A iniciativa é destinada principalmente às vítimas Luis Fernando Wagner e Maicon Francisco Evaldt. O ponto de encontro é o quartel da cidade.
Em Itaqui, haverá um caminhada do Parcão até a Igreja Matriz do município, às 19h.
A denominada Procissão Luminosa está sendo organizada em São Lourenço do Sul. Com saída programada para às 20h30min, na boate Papillon, a caminhada segue até a Praia das Mães. A procissão termina com um momento de oração.
Tupanciretã sediará a Caminhada Silenciosa, às 22h. O ponto de partida será a praça Coronel Lima. O grupo seguirá em direção ao Hospital Brasilina Terra, para depois retornar à Igreja Matriz, local onde haverá uma missa. A caminhada, iluminada por lanternas e celulares, será feita em silêncio. Organizadores pedem para as pessoas irem de branco e não levarem velas.
Em Cacequi, haverá a Caminhada da Esperança. A concentração será na Praça Getúlio Vargas, às 21h, e o destino é a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.
A caminhada de Santana do Livramento terá início no Parque Internacional, às 19h30min. Seguindo pela rua dos Andradas em direção à praça General Osório, o grupo parará na Igreja Matriz da cidade para uma oração e bênção.
Em Porto Alegre, haverá uma missa em homenagem às vítimas, às 17h, na Paróquia São Francisco, bairro Santana.
Santa Catarina também presta homenagens. Em Garopaba, haverá uma missa, às 20h30min, na Paróquia São Joaquim.
A partir das 2h30min, horário aproximado do incêndio, acontecerá um encontro, emUruguaiana, dos familiares e amigos das vítimas de Santa Maria. O grupo fará orações pela saúde dos sobreviventes internados, em frente à Catedral de Sant'Ana.
Domingo
Partindo da Capela Nossa Senhora de Fátima, a homenagem de Caçapava do Sul está marcada para às 18h. A chegada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção deve ocorrer por volta das 19h.
Em Santa Cruz do Sul, um ato de orações coletivas, às 17h30min, será seguido por uma caminhada que parte da frente da catedral da cidade.
Em Farroupilha, a homenagem às vítimas deve ocorrer durante a missa marcada para as 10h30min no Santuário de Caravaggio.
A proposta de Caxias do Sul é uma caminhada com início na praça Presidente João Pessoa, às 14h30min. A iniciativa se encerrará na praça Dante Alighieri, com um ato ecumênico. Em caso de chuva, a atividade será adiada. Ainda haverá uma missa, às 19h, na catedral da cidade.
Em Porto Alegre, será realizada uma homenagem na Redenção, para prestar solidariedade e apoio às vítimas do incêndio. O encontro será no Arco da Redenção, às 16h. Às 17h, será feita uma caminhada até o Espelho da Água. No caminho, o grupo cantará a música Dias Melhores, do Jota Quest. As pessoas se posicionarão em círculos e darão as mãos, para um minuto de silêncio e uma oração. A roupa aconselhada é a camiseta branca, e o diferencial são os balões coloridos.
Às 19h, a população de Cruz Alta se encontrará em frente à prefeitura. O trajeto será pelo Calçadão até a rua João Manoel, seguindo em direção à rua Padre Pacheco para entrar no Monumento de Fátima. Organizadores sugerem roupas brancas, representando a paz, ou pretas, indicando o luto. Balões serão distribuídos.
No Litoral Norte, haverá uma caminhada à beira mar, em Capão da Canoa. O encontro será em frente gruta de Iemanjá, conhecida como Santinha, às 20h30min.
A Missa de 7º Dia da Tragédia de Santa Maria ocorrerá às 9h, na igreja Nossa Senhora da Piedade, em Novo Hamburgo. É importante que os participantes utilizem uma peça de roupa branca.
Segunda-feira
Durante o primeiro dia de aula da Universidade Federal de Santa Maria, haverá um Culto Ecumênico, às 9h, no prédio da Reitoria.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CBHb

Manoel Luiz Oliveira é reeleito 

para a presidência da CBHb
Manoel Luiz na Assembléia em Aracaju
Presidente foi eleito por aclamação durante a Assembleia Eletiva realizada nesta sexta-feira (1°), em Aracaju (SE)
Aracaju (SE) - Manoel Luiz Oliveira foi reeleito para a presidência da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) para o próximo ciclo Olímpico. O dirigente obteve unanimidade, após seu opositor não receber aval de nenhuma das Federações Estaduais e, por isso, não poder concorrer ao cargo. A Assembleia Eletiva foi realizada nesta sexta-feira (1º), em Aracaju (SE), após a apreciação e julgamento das contas de 2012 da entidade.



O presidente foi eleito com a chapa "Brasil Handebol - Vencendo Desafios". O 1º vice presidente será Guilherme Ângelo Raso e o 2º Adenílson Maia Correia Lima. Os membros efetivos do Conselho Fiscal serão Francisco de Assis Farias, Sérgio Luiz Chaves Alves e Cícero de Andrade Pinto, enquanto os suplentes serão Carlos Roberto Rodrigues Santos, Gilson Dórea Leite Filho e Carlos Albelto Veiga Rigaud. 

De acordo com Manoel, o próximo ciclo será de muito trabalho, crescimento e conquistas. "Antes de tudo, quero agradecer a todos pelo apoio. Esse voto de confiança que recebi tem um valor absurdo que será lembrado a cada dia da minha vida. Isso será transformado em ainda mais trabalho para o desenvolvimento do nosso handebol. Peço que, juntos, possamos transformar esse próximo ciclo no momento mais importante da modalidade. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, serão a ponte para colocarmos o nosso esporte no lugar mais alto do pódio", afirmou.

Antes da eleição, foi realizado o segundo dia de atividades da Assembleia Geral. Digenal Cerqueira, diretor técnico da CBHb, colocou em pauta as competições nacionais do calendário 2013, assim como Vitor Martinez, diretor de Seleções, que falou sobre os campeonatos das Seleções Masculinas e Femininas, incluindo os acampamentos, que agora também abrigarão jogadoras das categorias de base feminina. Sálvio Sedrez, diretor de arbitragem, fez um balanço do último ciclo e discursou sobre o planejamento do departamento.

Pelo Beach Handebol, o diretor Stanley Mackenzie contou um pouco sobre as conquistas da modalidade, sobre a preparação dos atletas e calendário deste ano, incluindo o Circuito Nacional de Areia, que agora deverá contar com mais etapas em diversos Estados do País. Entre os projetos do handebol de areia, primeiro no Mundo no ranking da Federação Internacional de Handebol (IHF), estão encontros nacionais, curso para técnicos e a criação de um Campeonato Brasileiro Juvenil. O coordenador de arbitragem da modalidade, Luis Filipe Caldas, falou sobre a formação de árbitros..

"Nós evoluímos bastante nos últimos anos, mas queremos ainda mais. O nosso objetivo é apresentar o handebol de areia para todo o Brasil para um número maior de pessoas", destacou Stanley.

Outro assunto em pauta foi o marketing da CHBb. José Salmaso, da GA Negócios do Esporte, empresa responsável por essa área, mostrou aos presentes que o handebol, também como negócio, tem evoluido muito no Brasil e que o Mundo já enxerga a modalidade de uma outra maneira. Por tudo o que tem a oferecer, o handebol tem atraído olhares de investidores, que ajudarão no processo de crescimento da modalidade. A captação de recursos para eventos regionais, as reformulações no site da CBHb e nas mídias sociais, além da parceria com os canais Globo, estão entre os assuntos que foram abordados por ele.

A programação da Assembléia Geral será encerrada neste sábado (2).. Na ocasião, serão apresentadas as propostas para modernização e adequação do estatuto da entidade.


NOTA DO EDITOR
Coerente o nome da CHAPA da situação: Brasil handebol vencendo desafios, porque realmente foi isso que MANOEL LUIZ fez ao longo desta sua longa caminhada. No momento em que o handebol consegue uma posição de destaque, quem o fez assim, deveria continuar. São inúmeros projetos, além disso, teremos a OLIMPIADA RIO 2016 para que essa consolidação se estabeleça.
Portanto, nunca tivemos dúvidas de que MANOEL LUIZ seria reconduzido frente a nossa CBHb.
A todos que integram a DIRETORIA, inclusive os nossos amigos SERJÃO e CHICO FARIAS, o nosso abraço e a certeza de que os DESAFIOS estão sendo vencidos, com trabalho, dedicação e competência.
MANOEL LUIZ sabes que somos APAIXONADO PELO HANDEBOL BRASILEIRO.
A ASICS é a marca oficial de material esportivo do HANDEBOL BRASILEIRO.
Pena que não podemos estar aí, neste mais um momento importante ao nosso HANDEBOL.
No entanto graças a PHOTO & GRAFIA, nosso blog está divulgando.
(CLERY - EDITOR)