sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA

CAEL-SM CONTARÁ COM A FAMES
Nesta sexta-feira, estivemos visitando a FAMES, seu curso de Educação Física. A professora TATIANA TREVISAN já recebeu parte do material relativo ao 22º TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, que trará RODRIGO GONÇALVES DIAS, mineiro, radicado em SÃO PAULO, Profissional de Educação Física - PhD em Genética, PREMIO JOVEM CIENTISTA 2012, que será homenageado especial do Evento. Ministrará uma palestra e um curso para especialização da ELEVA/UNINGÁ-SM

Clery entrega o banner promocional do TDSM 2012 e informou que o curso de EDUCAÇÃO FÍSICA DA FAMES será novamente homenageado.

PROJETO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FIEP BRASIL



DO BRASIL NA REGIÃO SUL – ENCERRAMENTO DO CIRCUITO DO BRASIL CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DOS SEM FRONTEIRAS DA FIEP
Numa organização da FIEP DO BRASIL, realização das Delegacias Regionais dos estados e a participação de CREFS, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS FIEP DO BRASIL ministram cursos gratuitamente, asism como a FIEP e CREFs homenageiam Profissionais de Educação Física, Entidades e Pessoas do Esporte de cada estado.
      O CIRCUITO DO BRASIL iniciou em 2008, pelos estados do norte, depois 2009/2010 – estados do nordeste; 2011 – Centro-oeste; 2012 – Estados do Sudeste e agora 2013 – Estados do Sul, que acontece de 8 a 19 de abril, com passagens em CuritibaPR,Joinvile/Florianópolis/SC e Porto Alegre/Gramado/RS. No entanto,  a intenção é de ter continuidade o PROJETO SEM FRONTEIRAS, para isso acontece uma reunião na semana da estada no RS, em que a coordenação (ALMIR e BAGATINI) e os integrantes presentes decidirão do destino dos SEM FRONTEIRAS. A priori será retomado.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO- 1º) CURITIBA / PR  -        Dias:  08 a  11 / Abril;
 Chegada dia:  08 de abril - (segunda-feira) - pela manhã. 
  Visitas e Reunião na Paraná Esportes e CREF9/PR  - 20h – Abertura do Projeto Palestra sobre a FIEP – BRASIL, Com o Prof. Almir Gruhn – Presidente da FIEP;    e  entrega do 10 Troféus à destaques; Homenagem da   FIEP  para Homenagear a Profissionais e instituições  do Paraná.
   Dia: 09 de abril –  (terça-feira)-  pela manhã Visitas técnicas. Tarde: City Tur em Curitiba
  Dia: 10 de abril – (quarta-feira) - Os mini cursos  em 3 Instituições   locais
      
  Dia: 11 de abril – (quinta-feira) - Viagem a Morretes (TREM) * / Paranaguá
  Cortesia do Nelson  Schavalla     Chegando em  Joinville/SC   as 18/19 h.
 2ª)JOINVILLE / SC      Coord. Del. FIEP/SC  -   Dias:  11 a  15 / Abril
          Chegada dia: 11 de abril -(quinta-feira) -  pela tarde (18/19h.) . Às 20h – Solenidade de Abertura do Projeto Palestra sobre a FIEP DO BRASIL e  entrega do 10 Troféus~
          Dia: 12 de abril - (sexta-feira) -  Os mini cursos e palestras   na UNIVILLE
          Dia: 13 de abril - (sábado) -City Tur na cidade Joinville
          Dia: 14 de abril - (domingo) – Livre visitas
          Dia: 15 de abril - (segunda-feira) - City Tur em Florianópolis (manhã) 
                                        Viagem a Porto Alegre/RS, via área, previsão de chegada às 13h.                                      
3ª) PORTO ALEGRE / RS   Coord. Del. FIEP  e demais delegados    e  CREF2/RS
                         Dias:  15 a 18 / Abril
  Chegada dia: 15 de abril – (segunda-feira) -  Recepção (Coord. Prof. Raul Lorda)
   13:30 h -  City Tours    e  Café colonial de Boas vindas; 20 h  -  Abertura: CAMARA DOS VEREADORES -  Abertura do Projeto Palestra  sobre a FIEP  Com o Prof. Almir Gruhn  e a entrega de troféus FIEP à homenageados; Lançamento do Selo dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras  da FIEP do Brasil; Lançamento do Hino dos Professores Sem Fronteiras.;Lançamento do Livro dos 100 anos do professor Jacintho Francisco Targa;- Homenagem da Câmara Vereadores  ( Coord. Ver.  Garcia). Com a seguinte Programação:  - Declarar a Semana de 18 a 21 de Abril, no Calendário Oficial de Porto Alegre; - Oficializar o dia 20 de Abril, como o Dia Municipal dos Professores de   Educação  Física Sem Fronteiras da FIEP no Brasil;
 Dia: 16 de abril -  (terça-feira)  -  Os 10 mini cursos  - UFRGS  (Univ. Fed. RGSul;    Com 4 pela Manhã (8:30 h)   e 4 pela tarde (14 h);   20 h – Jantar  Especial   Churrasco na casa de Lurdes e Bagatini   - Visita a Sede Provisória da FIEP / RS    - Inauguração do Monumento dos Aros Olímpicos com o Discóbolo na Casa  do Prof. Vilson Bagatini,
  - Reunião do Futuro dos Professores Sem Fronteiras;  Entrega da Condecoração aos Professores que estiveram em todas viagens  e  demais  Prof. Sem Fronteiras.
Dia: 17 de abril - (quarta-feira) -  Visitas ao Grêmio e ou Internacional; visita na Sede  do CREF2/RS; Compras no centro de  P. Alegre    
Jantar Show – as 20 h  no GREMIO NÁUTICO UNIÃO    - Com homenagens a Profissionais de Educação  Física e  autoriedades; Lançamento do 14º Livro do Prof. Vilson Bagatini – Histórias da Minha Vida;  Entrega de  Troféus Jacintho Francisco Targa;
Dia: 18 de abril -  (quinta-feira)  - City Tur em Canela e Gramado, com a coordenação de FERNANDO SARAIVA Com retorno previsto a noite  
   Dia: 19 de abril -  (sexta-feira) -   Viagem de retorno; 


BLOG DIVULGANDO A ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE

Coluna Info Santa Maria:
Estamos desde ontem, quinta-feira, com nossa coluna semanal no site www.infosantamaria.com.br


Clery Quinhones de Lima
CLERY QUINHONES DE LIMA
Profissional de Educação Física (aposentado) , radialista, jornalista, escritor, presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria - CAEL/SM, diretor técnico de QUILISPORT, Secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer -CMEL, Delegado da Federação Internacional de Educação Física - FIEP. Autor dos Livros: I- ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO, II - SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA e III - ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA - HANDEBOL.

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA 2012/RÁDIO IMEMBUÍ 71 ANOS

13/02/2013 


SANTA-MARIENSE PREMIADO SERÁ DESTAQUE
NO TROFÉU DESPORTIVO SANTA MARIA
 Troféus e certificados aos destaques do esporte e lazer do ano de 2012 serão entregues no dia 22 de março 2013 – Às 20h 01min, no Salão de Eventos do Colégio Marista Santa Maria.
 Nosso blog tem destacado, o Profissional de Educação Física, mineiro Rodrigo Gonçalves Dias, que foi premiado no Prêmio Jovem Cientista 2012, detentor do primeiro lugar. Esse evento, promovido pelo Governo Federal e Fundação Roberto Marinho, e teve patrocínio da Gerdau e GE.
FRODRIGO 1
Rodrigo Gonçalves Dias na premiação com a presidente Dilma Rousseff
Nessa coluna, estamos trazendo o santa-mariense Henrique Felipetto, da UFSM, que foi segundo lugar na categoria: Estudante de Graduação, no Prêmio Jovem Cientista 2012, com o trabalho: ” Criação de um Sistema de Auxílio a Navegação Adaptada para atleta cego.”
PJC - PREMIAÇÃO -18-12
Henrique Felipetto com a presidente
Henrique Felipetto tem 23 anos, cursa Graduação – Tecnologia Geo Processamento, na UFSM. Ele acaba o curso em julho e já está com bolsa para o seu Mestrado, que ainda não está definido onde será realizado.
Pasmem para o que vamos relatar. Soubemos do invento, pela imprensa, em dezembro. Lá em Foz do Iguaçu quando conhecemos o mineiro Rodrigo Golçalves Dias, o Henrique Felipetto, da UFSM, também esteve apresentando, nas sessões cientificas, o seu trabalho no Congresso Internacional de Educação Física. Lá, cobrimos várias atividades. Felipetto disse que nos viu, mas passou e não falou.
Agora com o auxílio do Rodrigo, em contatos de e-mail, conversamos para localizar o nosso menino santa-mariense e na semana que passou conseguimos contato. Conversamos com Felipetto e estamos já com ele na divulgação de seu trabalho. Pasmem ainda mais que o Henrique Felipetto mora na mesma vila que crescemos, a Vila Nova, ao lado da Vila Schirmer, só que nos mudamos de lá há 4 anos. E mais, é filho de um colega do meu finado pai. Os dois foram brigadianos juntos.
Estamos reparando o erro e já acertamos que o Felipetto será Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria e estará conosco acompanhando o Rodrigo na sua estada aqui, participando, se quiser, de toda a programação , inclusive da visita com o Prefeito Schiermer  e a coletiva de imprensa.
Pasmem ainda mais, que o evento criado pelo santa-mariense está relacionado com a Paralimpíada e até agora, não houve nenhum contato dos órgãos esportivos especializados. Vamos, a partir de agora, fazer contatos e colocar o Felipetto junto a Paralimpíada.
Em síntese é isso. Nós agradecemos a Deus, que tem o momento certo para tudo, e ao Rodrigo que foi sensível e estará conosco nessa arrancada que, por certo, o Felipetto dará e fará sucesso junto ao esporte paralímpico.
 RADIO IMEMBUÍ, 71 ANOS
No dia 13 de fevereiro, a Rádio Imembuí completou 71 anos. Portanto, queremos render as nossas homenagens e, fizemos isso, no nosso espaço Saúde pela Prática, que temos de segunda à sexta-feira, às 13h 05min. A Rádio Imembuí faz parte de nossa vida, pois tem sido parceira em nossas coberturas da atividade física, esporte e lazer desde minha época de estagiário no Curso de Comunicação Social, na década de 70. Através dela fizemos coberturas esportivas memoráveis, desde eventos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais, a exemplo as últimas seis Olimpíadas: Barcelona(92), Atlanta(96), Sydney(2000), Atenas(2004), Pequim(2008) e Londres(2012) e estamos prontos para RIO 2016.