quinta-feira, 16 de maio de 2013

NOSSO BLOG DIVULGANDO A ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE - COMPLEXO DO SESC DE SANTA MARIA

SESC SANTA MARIA TERÁ GINÁSIO

POLIESPORTIVO E ANFITEATRO
                       Foto CLERY/ Quadro de  Desenho SESC- 1995
COMPLEXO DO SESC DE SANTA MARIA - À esquerda o GINÁSIO POLIESPORTIVO , ao centro - CENTRO ADMINISTRATIVO e à direita o ANFITEATRO.
Todos na Aveninda Itaimbé

O SESC Regional, com sede na rua Alberto Bins, 66 – centro de Porto Alegre através do setor de Licitação lançou um Edital para readaptação e modernização do projeto de um ginásio. poliesportivo e um anfiteatro a serem ajustados no projeto inicial, de 1995, para o COMPLEXO SESC de Santa Maria.

Essa notícia é muito boa, pois se sabe que o SISTEMA S – SESC/SESI e SEST-SENAT atuam junto praticamente em todos os municípios brasileiros na área do esporte, saúde,educação, lazer.

E um ginásio poliesportivo e um anfiteatro para Santa Maria junto ao Centro Administrativo do SESC, na Avenida Itaimbé, serão acréscimos para a atuação de projetos e programas do SESC na área do esporte, saúde e cultura.

ARQUITETOS LOCAIS

Para os escritórios de Arquitetura interessados nessa licitação, o blog divulga o contato: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO da REGIONAL DO SESC – Rua Alberto Bins, 66 – Centro – 10° Andar – Porto Alegre. Fones: 51 32842074/2085

SANTA MARIA GANHA

De parabéns , o gerente PEDRO SACCOL e o coordenador de esportes, ALEXANDRE GRINGS e por extensão a comunidade comerciária e geral. No entanto, registra-se que é importante a manifestação de apoio e disposição de colaborarem o PODER PÚBLICO, empresários do COMÉRCIO, BENEFICIÁRIOS e COMUNIDADE EM GERAL a fim de que o processo seja agilizado e que a construção não demore muito. Vale lembrar que o projeto inicial foi feito no ano de 1995 e teve a inauguração somente do Centro Administrativo no ano de 1999 e agora após 18 anos está sendo retomado a sua complementação.
Frisa-se que caso semelhante é o do SESI DE SANTA MARIA, que tem a sua sede, mas não tem um  ginásio poliesportivo, apesar de ter um bom campo de futebol e sete.

DIA DO DESAFIO


O SESC LOCAL está praticamente já preparado para desenvolver as atividades do DIA DO DESAFIO, no dia 29 de maio.

A Coordenação, através de Alexandre Grings, já fez uma reunião com os representantes dos 25 municípios que compõem a Jurisdição do SESC LOCAL e no dia 22, em 2 horários, 10h e 19h, reunião com os estagiários dos cursos de Educação Física da UFSM, FAMES e ULBRA, que estarão atuando nos diversos locais de atividades.

A Agência YES, contratada do SESC para eventos, confirmou a presença de QUILISPORT com o apresentador das atividades do DIA DO DESAFIO.

NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE E LAZER:CDM FAZ 27 ANOS



155 ANOS DE SANTA MARIA:

FARREZÃO FAZ 27 ANOS
(Ex- Pulmão Verde, hoje, CONCRETO)
Um local destinado, por Lei, autoria do ex-vereador e Prefeito,  Dr. Sevi Viero, 1965, para o esporte e lazer teve no Prefeito FARRET o início de suas obras. Hoje o FARREZÃO torna-se um Centro de Eventos, puro concreto. Isso aconteceu por imposição do Executivo e aprovação do Legislativo. Há 6 anos iniciou a obra e ainda não acabou. O lugar que dava as melhores condições para a caminhada,  prática da atividade física e esporte fica interrompido e inapto a essas práticas, por interesse comercial de um grupo de empresários locais.
Hoje pela manhã fomos ao Gabinete do Vice-Prefeito JOSÉ HAIDAR FARRET lembrá-lo do aniversário hoje do CDM, chamado de FARREZÃO.
  Amigos, somos talvez a pessoa que mais conhece a história da evolução do Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, pois ele estava na nossa campanha SOS, UM PARCÃO PARA SANTA MARIA. A retomada da Lei do CDM, do Dr. Sevi Viero para a sua efetivação foi uma longa caminhada. Desde projetos ao Governo Federal, muitas deles com a interferência do deputado Marchesan, principalmente quando foi presidente da Câmara Federal. Teve uma época que veio uma verba destinada para iniciar a construção de 2 quadras abertas e por demora de projetos a verba foi perdida. Passados alguns anos foram construídas as duas quadras.
   Mas foi no Governo Dr. Farret e por isso o local é chamado FARREZÃO que foi dado o impulso, para a construção de pavilhão inicial, que bem da verdade serviria para a FEISMA – não esqueçamos. Com esse pavilhão e com duas quadras polivalentes acimentadas davam início ao Centro Desportivo Municipal.
   A inauguração do ginásio deu-se no dia 16 de maio de 1986, com um jogo de futsal entre a ENXUTA – Caxias do Sul e uma Seleção Local (base Veículos Pozzobon) e foi uma goleada, parece-me de 6x0. Nessa inauguração não estávamos, havíamos viajado com o handebol para a disputa de uma Taça Brasil Juvenil, com o Coríntians em Brasília. Mas entramos ao vivo de lá pela Rádio Imembuí.
   O CDM teve depois, no Governo de Evandro Behr o seu estádio de Atletismo e campo de futebol e mais um pavilhão. Em outras administrações a complementação dos outros pavilhões com a ajuda da CACISM.
   CONCRETO PURO – Mas na Administração de Valdeci consumou-se a perda do local para a CACISM, com a aprovação da construção do CENTRO DE EVENTOS no local do CDM, por uma troca de um parque, na NONOAÍ – que até hoje, como o Centro de Eventos  não está pronto.
   O Executivo, mesmo antes da aprovação do projeto pelo legislativo, disse que o CENTRO DE EVENTOS sairia no CDM. Apesar de um movimento de desportistas, arquitetos, algumas entidades esportivas e da saúde não foi o suficiente para barrar essa idéia. E o projeto foi aprovado na Câmara, apenas os vereadores Cláudio Rosa e João Carlos Maciel votaram contra.
    Passados 6 anos e o CENTRO DE EVENTOS não está concluído, com a FEISMA continua atrapalhando a prática da atividade física. Foi retirado o campo de futebol e a pista de atletismo interrompida pelo movimento de construção. E o local depois de pronto, dará quadras polivalentes no seu interior e um pequeno auditório para 600 pessoas, mas retirará o ar puro e um local adequado para as pessoas caminharem na pista, pois com o prédio  estarão sufocadas com o concreto.
   E hoje a população está em perigo, sem um PARCÃO e locais adequados à caminhada, muitas pessoas se sujeitam a caminharem nas ruas e avenidas, expostas ao perigo dos carros e a própria poluição.
   Por isso, continuamos com a nossa campanha: SOS, UM PARCÃO PARA SANTA MARIA. Ainda não temos o nosso PARQUE MUNICIPAL, por enquanto são só promessas e início de construção morosa, a exemplo o PARQUE DA JOCKEY CLUBE que tinha o prazo de 6 meses para a sua primeira etapa; o PALOTINO, que está só no projeto e o parquinho da NONOAI, que com problemas de pista de caminhada e falta o resto a serem construídos.

(CLERY QUINHONES DE LIMA - Editor)