sexta-feira, 17 de maio de 2013

Foto registro:
MIRANTE ESPORTE PARA SANTA MARIA
Nesse dia 17 de maio, aniversário da nossa cidade, nosso Blog faz um registro, até afetivo e de reconhecimento  pelo esforço que tem tido o nosso amigo ANDERSON e família para manter uma quadra esportiva para a prática do SHOWBOL. Acompanhamos a sua limitação, mas sobre tudo sempre disposto e tendo a fé de que os seus objetivos serão alcançados, pois além da quadra ele quer, no futuro, colocar um local para a prática do boliche.
A quadra está localizada em um local aprazível, seguro e em condiçoes da prática esportiva. Como mostra a foto tem o visual de parte da cidade.
Então fica o nosso convite.
                                                                  Foto de Clery/SPP


NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE E LAZER: DIA 17 ANIVERSÁRIO DE SANTA MARIA

SANTA MARIA É FORÇA NO ESPORTE
MAS PRECISA DE MAIS AÇÕES
Hoje dia 17 de maio, comemora-se 155 anos de Santa Maria. Desse tempo, mais de um século e meio, praticamente o editor do SPP viveu e vivenciou  um terço, e como diz o professor Sérgio Carvalho, Profissional de Educação Física, Pós-Doutor na Comunicação Esportiva (vamos expor a sua crônica que foi veiculada no Diário SM de hoje): nossa cidade respira esporte e essa extensão é longa. Concordamos  e dizemos que peca, quem não reconhecer isso, pois a história - que é ínfima, mas se está tentando esse resgate - nos mostra que tivemos e temos valores de reconhecida significância, mas muitas vezes alguns até anônimos, mas certamente todos deram ou dão a sua contribuição.
Sérgio foi amplo e na sua exposição não entrou em detalhes, mas certamente, que ele concorda conosco que está na hora de uma sacudida, pois ações se fazem necessárias, pois o esporte é dinâmico e por isso exige uma gestão, projetos, planejamento estratégico e com isso modificações na estrutura atual. Aliás, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer-CMEL designou uma comissão, em reunião recente do CMEL, para tratar de estudos para melhorias na Lei de Incentivo ao Esporte -PROESP-SM e na sua regulamentação - fizemos parte dela. Comissão chegou a conclusão que só isso não resolve. Está na hora de uma ação mais forte, que produza transformação e já emitiu o seu parecer a presidência do CMEL, ao Dr. Crhistian Bertoia,  sugerindo que seja encaminhado um documento ao EXECUTIVO e LEGISLATIVO para que mudanças aconteçam e em caráter urgente, uma mexida em todas as leis e dispositivos do esporte e lazer do Município, a fim de que proporcione, definitivamente para que SANTA MARIA tenha a sua Política Desportiva Municipal, assim tornando-se apta para buscar recursos necessários em esferas federal e estadual. 
Parte da Comissão trabalhando pela melhoria do esporte e lazer de Santa Maria
Pois as mudanças tem que ocorrer, também na infra-estrutura da Secretaria de Esportes e Lazer e no CMEL, a fim de que o órgão gestor e fiscalizador tenham condições para proporcionar agilidade e essas melhorias  pretendidas - urge premente necessidade - nas leis municipais do esporte e lazer comunguem então com um infra-estrutura apropriada para o deslanche necessário da implantação pretendida, qual seja, uma POLÍTICA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER em SANTA MARIA.
Nem precisa dizer que somos pessoa inserida neste processo.
Por fim, parabéns SANTA MARIA; Tu és maior do que possíveis desentendimentos entre as pessoas e entidades que a fazem. Nós a ti pertencemos, vivemos e te amamos. Finalizamos rogando a DEUS o seu olhar misericordioso, até pelo momento que vivemos e somos favoráveis a frase: A VIDA CONTINUA, para que fortalecemos as nossas energias e possamos novamente voltar a sorrir em cada canto desta cidade jovem e promissora.
(CLERY QUINHONES DE LIMA - EDITOR)
Expomos a matéria de autoria do Professor Sérgio Carvalho, veiculado hoje, dia 17 de maio, no caderno especial do Diário Santa Maria.

NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE E LAZER: COPA SANTA MARIA DE BOCHA

Santa Maria 155 anos
HOMENAGEM DA BOCHA NO 
DIA 17, DIA DO ANIVERSÁRIO
Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, dia do aniversário da CIDADE, a bocha, tradicionalmente, homenageia SANTA MARIA. Desde às 10h está acontecendo nas canchas do CLUBE RECREATIVO PROGRESSO, na Medianeira, o 1º Torneio da COPA SANTA MARIA DE BOCHAS, promovido pela Liga Independente de Bochas, com a presidência de Nelson Silva, que conta com a sua diretoria e o presidente Jaime Iop, da Entidade Esportiva anfitriã.
                              Fotos de Clery/QUILISPORT
Nelson e Cristina, na mesa conferindo inscrições
Participam 24 trios. O sistema é o seguinte, a COPA com 3 torneios: O de hoje, dia 30 e o terceiro no segundo semestre, cada um classificará 6 equipes sendo 2 para a categoria ouro - 1º e 2º colocado; 2 para a categoria prata - 3º e 4º lugares e 2 para a categoria bronze - 5º e 6º lugares e igual classificação nos outros dois torneios, apurando 18 equipes, sendo 6 em cada categoria: ouro, prata e bronze.
Essa fórmula foi explicada pelo presidente Nelson, informando que dá possibilidade, com os mesmos atletas inscritos (até 5) a equipe participar dos 3 torneios e buscando a sua melhor performance.
Seu Nelson, presidente da LIGA
AGRADECIMENTOS
O Presidente da Liga agradeceu a presença de todos e a disposição para  a formação das equipes, sem distinção, dando chances a todos participarem de uma forma integradora; ao clube Progresso e a todos os outros que se dispõe ceder suas praças esportivas;  a sua equipe de trabalho, ao Conselho Muncipal de Esportes e Lazer - CMEL, com o secretário Clery Quinhones de Lima, que também representou a QUILISPORT e a imprensa.
ABERTURA
Presidente Iop e demais integrantes da LIGA
Mariano no juramento
Bochófilos em posição de juramento
Depois das palavras do presidente Nelson, teve o Hino Nacional Brasileiro e o juramento do atleta que foi proferido por Renato Mariano e confirmado ao final com o pronunciar de juramos através dos demais presentes. Entre os nomes dos bochófilos destaques está o de TENENTE, do CRUZEIRINHO, que tem sido ao longos dos últimos anos, TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA.