sábado, 8 de novembro de 2014

NOSSO BLOG COM O EVENTO LANÇAMENTO V LIVRO DO PROESP-SM




Projeto Memória do Esporte de Santa Maria:_____________________
QUINTO LIVRO DO PROESPSM/CAEL-SM

CONTOU A HISTÓRIA DO FUTSAL EM SANTA MARIA
Numa criação e promoção de QUILISPORT/CAEL-SM e FIEP-BRASIL, na noite de 7 de novembro de 2014, exatamente no horário previsto, 20h01min, teve início, no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria a solenidade de lançamento do LIVRO V – ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA – FUTSAL,dentro do Projeto Memória do Esporte de Santa Maria, patrocinado pelo PROESP-SM, através da Lei de Incentivo ao Esporte de Santa Maria, através das empresas: UNINGÁ-SM/ELEVA, SUPERAUTO, Maison Redevance, Walter Beltrame e Trevicenter.
Miguel Gomes na locução do Cerimonial

Pontualidade
  Com a trilha de QUILISPORT, a projeção de um vídeo de SAPATEADO, teve início exatamente às 20h01min, o cerimonial de lançamento do Quinto Livro do PROESP-SM.

   A mesa foi constituída pela professora Elisa Rocha, representando a SMEL; Luiz Fernando Nunes, Secretaria Municipal de Cultura; Carlos Lopes, Introdutor do Futsal em Santa Maria; Gilson Piber, jornalista do Futsal; Roberto Ruy, Presidente da Associação Novo Horizonte e Fernando Panella, do Futsal Feminino. 

   Miguel leu um texto introdutório: AFIRMAMOS: “A busca da história do esporte leva a uma trajetória de criações, manifestações estéticas e éticas que remete à afirmação de que o esporte é um fenômeno humano e sócio-cultural incomparável que transcende a todas as áreas de atuação no Universo.”
   “Os fatos acontecem e é necessário de que haja a documentação. Todos sabem que o esporte é fato consumado faz parte da vida das pessoas. Ele acontece na prática, mas é necessário de que ele seja também registrado. Pensando nisso, há anos, Clery Quinhones de Lima, Profissional de Educação Física e Jornalista, tem sido uma memória viva; a partir de 1989, com a criação da QUILISPORT e mais tarde em 2005, com o CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA-CAEL-SM teve essa soma conjugada para ainda tornar mais forte o seu propósito. Sabe-se que a  dinâmica de uma gestão está no COMUNICAR com CLAREZA e AGIR com RAPIDEZ. Isto é: uma AÇÃO com VELOCIDADE, CONCENTRAÇÃO e COMUNICAÇÃO. Perguntamos hoje quem faz isso? Imaginem nós, que trabalhamos com o esporte que é puro DINAMISMO e MOVIMENTO.
         Com a Lei de Incentivo ao esporte pelo Município de Santa Maria, criada em 2008 e teve a sua implantação em 2009, portanto consolida-se em seu quinto ano de existência, a idéia de documentação está sendo possível, pois CLERY criou o projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, que entrega pelo PROESP-SM, o QUARTO LIVRO livro: 2010 – Foi O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO; 2011 – SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORIVA; em 2012 foi ESPORTES REVISADOS – HANDEBOL, em 2013 – JUDO e BASQUETE e neste ano de 2014, SANTA MARIA recebe o quinto livro, com o nome de ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA – FUTSAL e que terá sequência nos demais anos, com outras modalidades esportivas. Esse é o passo inicial – resgatar o esporte e traduzir de forma impressa e paralelamente ir montando o acervo para que no futuro tenha o MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.
      
       HINO NACIONAL BRASILEIRO – Foi apresentado um vídeo com vários instrumentos, com personagens de várias regiões do país, legendado.



       
       APRESENTAÇÃO DO LIVRO: O Jornalista e Profissional de Educaçao Física, Clery Quinhones de Lima, editor do Livro pelo CAEL-SM assim se pronunciou:
 
“Boa noite amigos do esporte, OBRIGADO pelas suas presenças e já de início agradecemos a CAMARA DE VEREADORES pela cedência do espaço. Quis o SENHOR DEUS que estivéssimos reunidos nesta noite para celebrar mais um momento lindo do Esporte. Como dizemos a 23 anos, com o TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, o Esporte está no Pódio.  Graças a DEUS e a Lei de Incentivo ao Esporte do Município podemos estar entregando o V LIVRO DO PROJETO MEMORIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, agora o livro: ESPORTES REVISADOS com FUTSAL.” É o QUINTO de  tantos outros. A sua tiragem é de 1.100 livros, mas possível de ser alcançada a nossa população, pois será entregue a todas as escolas da rede municipal do Município( escolas municipais, estaduais, federais e particulares), entidades esportivas, sindicatos, associações e bibliotecas.
     Este quinto livro dá sequência ao PROJETO que tem a pretensão no futuro de termos um MUSEU DO ESPORTE. O propósito inicial é registrar o esporte, constituir um acervo bibliográfico e de materiais do esporte para que se tenha o futuro MUSEU.
      Hoje, temos 300 livros para serem doados.
     O Porquê da publicação desse livro?  Por que se registra o que foi o esporte, a sua história e a nossa vivência de mais de 4 décadas na COMUNICAÇÃO, respirando esporte, como profissional de Educação Física, jornalista, promotor e gestor do Esporte e Lazer, conduz-nos a essa caminhada. Sabemos que a documentação é necessária  e o esporte, pela sua abrangência e importância no contexto da sociedade, merece ser registrado. O esporte faz também a história de um povo.
    Soma-se  a essa CAMINHADA DA MEMÓRIA DO ESPORTE,  como todos sabem, a CAMPANHA SOS UM PARCÃO PARA SANTA MARIA que há anos tem o anúncio do PODER PUBLICO MUNICIPAL, mas só anuncio, porque na prática eles não acontecem, são só ameaças. E nós continuamos sem O NOSSO PARQUE MUNICIPAL.
     Amigos, nesta caminhada de publicação de livros, contamos com a captação de recursos, contemplação pela Lei de Incentivo ao Esporte, o que somos muito gratos. É bom que se diga, criada em 2008,  no Governo de Valdeci Oliveira, quando Secretário de Esportes, professor LUIZ CELSO GIACOMINI e que a manutenção da LEI com o prefeito SCHIRMER.
    Captar recursos, recorrer a pessoas e empresas não é fácil, mas como tudo na vida, tem luta, cada manifestação de apoio, nos dá ânimo para continuar a caminhada que tem objetivo de buscar melhores condições do desenvolvimento e difusão do esporte para a comunidade de SANTA MARIA. 
        Não vamos nos estender muito no assunto livro, pois tem mais pessoas para falarem e certamente cada um está com a expectativa de ter em mãos o QUINTO LIVRO DO PROESP-SM.
    O livro do CAEL-SM, apoiado pela Lei de Incentivo através do PROESP-SM, contou com os apoios de UNINGÁ-SM/ELEVA, TREVICENTER, WALTER BELTRAME, SUPERAUTO e MAISON REDEVANCE.
     Queremos agradecer as várias pessoas e entidades que nos colocaram a disposição o material para ser publicado.
.
        Amigos, encerramos o livro com UM POSICIONAMENTO em que reforçamos o nosso ponto de vista para que SANTA MARIA SEJA CADA VEZ MAIS UMA CIDADE ESPORTIVA E DE LAZER.
       É necessário a união de esforços conjugados, com o  respaldo nas leis que já existem no âmbito federal, estadual (ainda muito acanhadas) e municipal. É imperioso ousar e aplicar os  dispositivos existentes, e que os compromissos  sejam assumidos com ação e atitude.
         Portanto, o Projeto MÉMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA está vivo, sabe-se que a jornada será longa e difícil. Por isso, ele é movido pela força, persistência, dedicação e o bem comum, daí o porquê de se prosseguir combativamente essa caminhada. Roga-se a DEUS que seja dado o discernimento e sabedoria  para que se possa continuar com essa empreitada arrojada.
         A QUILISPORT – Assessoria, Comunicação e Promoções Esportivas juntamente  com o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, podem ter a certeza que sempre  tiveram  cuidados especiais, que transcendem seus propósitos, sabem que estão voltados para a  verdade, para abrir caminhos que levem ao resgate do esporte, uma boa e necessária relação com a MIDIA ESPORTIVA  dessa SANTA MARIA que precisa ter viva a sua história, também,  no esporte.
        É necessário, entretanto, mais suportes, mais recursos financeiros, ideias e parceiros para que ações em conjunto abram caminhos e assim facilitem a concretização desta causa.
       Precisa-se de  transparência, de  sensibilidade para uma outra luta que se estabelece. Estudos através do Marketing Societário será alcançado se houver uma visão e ação dos empresários sobre a relação empresa/comunidade, com o uso também do seu lucro, para investimento em programas e projetos sociais, o que seria um passo gigante, um verdadeiro empreendimento que daria o retorno em duas vias, tanto para o empresário como para o cidadão santa-mariense. Evidente que um trabalhador que tenha um convívio familiar num “habitat” adequado, terá a possibilidade de ser mais produtivo na empresa.  Assim, essa visão também  tem que ser vivenciada com seriedade pelos políticos, na aprovação de seus projetos e os Órgãos Públicos, na implantação de planos de trabalho.
          Costuma-se dizer que não se deve ficar contente com que se tem quando se sabe que muitas outras coisas são necessárias. Nesse sentido, com a orientação de Deus, a disposição e a certeza de que só tentando, pode-se alcançar o que se busca. Então, que  se faça valer essa afirmação, renovando energias e conclamando para que nessa jornada, atinja-se o pódio e que todos, felizes, possam arrancar aplausos da arquibancada.
        . Com Deus no coração, mãos à obra, muito trabalho  ainda há pela frente. Fica o convite  àqueles que sentirem dispostos a colaborar  em favor dessa causa, pois a retribuição virá  e estejam certos: quando se faz mais pessoas felizes, mais feliz se é. Essa é a lei de Deus.”



MANIFESTAÇÕES: O Cerimonial não foi protocolar no momento das falas, deu a palavra para os integrantes da mesa, assim como algumas pessoas envolvidas com o futsal na plateia.

ELISA ROCHA, representante da Secretaria Municipal de Esportes –SMEL. 


“É um orgulho muito grande, estar aqui. Independente da representação, estaria, porque todos os eventos feitos pelo colega Clery são autênticos, pontuais e traduzem os anseios do esporte e lazer. O lançamento de mais um livro  transcende ao tempo, conta a história daqueles que fizeram e fazem uma atividade, no caso o esporte, ainda esquecido, mas Clery revive o esporte, com uma seriedade invejável, que deveria ser seguido por outros, pois competência não lhe falta. Parabéns em meu nome e da SMEL.”

ROBERTO RUY, Presidente da Sociedade Esportiva Novo Horizonte.


          “ Para nós do Novo Horizonte, é um orgulho muito grande, estarmos aqui nesta festa memorável, em que desta vez é homenageado o futsal, cuja modalidade, o NOVO HORIZONTE sempre tem tido projeção. È uma festa muito linda, preparada por este guerreiro da Comunicação e do Esporte, nosso amigo CLERY. Nossa Entidade faz 18 anos e sempre teve a atenção da QUILISPORT, estamos sempre figurando no Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria. Clery é autêntico, diz a verdade, e isso é necessário, porque o esporte e lazer serão reconhecidos, se efetivamente haver a união e muita luta pelos seus integrantes. Clery é um destes que já tem a sua marca registrada.”

FERNANDO PANELLA, do futsal feminino, hoje em Santa Catarina.
   
    
“Amigos é uma alegria muito grande, estar aqui hoje, depois de 3 anos afastados de Santa Maria. Viemos porque entendemos a importância desta homenagem que é prestada ao futsal, do qual orgulhosamente fiz e faço parte, porque sempre torço por Santa Maria. Lá, em Santa Catarina, tudo passa pelas Prefeituras. E para eles o que vale mesmo, em termos de resultados são os Jogos Abertos de Santa Catarina. Clery, você é realmente um batalhador e a festa está linda, tendo sempre a organização peculiar da QUILISPORT.”
GILSON PIBER – Jornalista e um estudioso do futsal do Brasil, Estado e região.

  ” Evidente que para falar nos eventos do CLERY tem que se destacar a sua pessoa, íntegra, solidária que reúne a sua família e alguns amigos e presta ao ESPORTE e LAZER uma inestimável contribuição em termos de sua difusão. Isso precisa ser valorizado, porque se sabe que não é fácil se desdobrar e chegar ao momento apresentar essa beleza que todos estão a testemunhar. Clery tu vence etapa por etapa e faz com que tudo aconteça. Somos orgulhos de ter sido seu aluno e poder ter o convívio, que apesar,  às vezes ser de longe, mas tem a certeza que é de respeito e a torcida sempre pelo seu sucesso.”
CARLOS AROSTEGUY LOPES – Introdutor do Futsal em Santa Maria e região.

“ Uma homenagem tem valor quando é prestada em vida. Você faz isso, Clery, há muitos anos. Santa Maria deve reconhecer o trabalho altruísta que fazes pelo esporte e lazer. És um profissional de dar inveja a outros, pois tens uma marca em Santa Maria. Nós todos somos testemunhos. Claro que somos orgulhosos de ter podido contribuir com Santa Maria e região incrementando o futebol de salão, hoje futsal. Não foi fácil,  com alguns abnegados conseguimos e nós passamos por todas etapas, desde atleta, técnico, dirigente e hoje torcedor.”
LEONARDO COLVERO - Técnico destacado no futsal do Rio Grande do Sul.

“ Olha a homenagem que o Clery presta a nós do futsal é muito boa e oportuna, porque precisamos de um levante. Santa Maria sempre foi pujante nesta modalidade. Hoje tem dificuldades de dar uma retomada. Antes tínhamos equipes no adulto e não tínhamos a base, hoje temos a base e não conseguimos nos estruturar com uma equipe representativa no adulto. Tá na hora de união de todos para que possamos viver aquela época áurea. Entendemos que passa pelo setor público e empresarial e evidente com a dedicação de todos nós do futsal.”.

JACÓ PAULO PAZ – Foi atleta do Veículos Pozzobom.

“ Ficamos muito contente, quando fomos procurado pelo CLERY para fazer parte do livro sobre o futsal. Fomos jogador do Veículos Pozzobom, na melhor fase do futsal de Santa Maria. Dá muita saudade, da época dos ginásios super lotado, principalmente o do Coríntians. Hoje praticamente não temos mais isso. Somos um parceiro com quem quiser levantar o futsal de Santa Maria. Tá na hora, como disse o Colvero, nosso técnico por muitos anos, está na hora de um levante. Conte conosco e certamente com todos que aqui estão, pois representam o futsal local ”

FLAVIO MARTELET –Árbitro da Federação Gaúcha de Futsal.


“ Atuamos na arbitragem de futsal a mais de trinta anos, portanto já fizemos duplas com vários colegas. Olha, não foi fácil, mas nos dedicamos e conseguimos colocar no livro do CLERY um pouco da arbitragem de nossa equipe. Contamos algumas passagens marcantes, uma delas foi VEÍCULOS X DORES, e que tem protagonista nesta noite, aqui na CAMARA. Mas vamos deixar para vocês lerem. Ficamos muito contente em poder registrar um pouco da arbitragem local.”

LUIZ FERNANDO NUNES – DIDA – Ex-Secretário de Esportes e representou a Secretaria Municipal de Cultura.


“ Falar de Clery, dispensa comentários, mas também se faz necessário, porque é uma das poucas pessoas desta cidade dotado de um conceito exemplar. Tem sucesso em todos os seus empreendimentos. Claro que nos dispomos colaborar com a edição desta obra, que dá continuidade ao seu projeto de resgatar a história do esporte de Santa Maria e mais ainda o futsal, esporte que vivi, uma boa parte da nossa vida, assim como também foi no handebol. Neles, só fiz amigos e o aprendizado para a vida foi formidável. Aproveito para parabenizar mais uma vez o Clery e sua família, pois sabemos que ela caminha lado a lado com ele.”

POSICIONAMENTO

“Amigos, ficamos mais uma vez gratificados pelos comentários manifestados pelos integrantes do esporte e muitos deles nossos colegas da EDUCAÇÃO FÍSICA. O que dizemos é muito simples: certamente temos uma missão de Deus para prosseguir este caminho. Pedimos a ele que nos dê longa vida e discernimento para que continuemos trilhando caminhos retos a bem do desenvolvimento do esporte e lazer, contribuindo assim para que tenhamos cidadãos mais equilibrados, felizes e produtivos. Sabemos que a tarefa não é fácil, mas também se sabe que o pódio é daqueles que lutam, que vencem obstáculos e fazem do seu dia-a-dia um degrau a mais para poder almejar esse lugar de destaque. Portanto agradecemos a todos que fazem parte deste time operoso, a nossa família pelo apoio e às entidades que acreditam ainda que aplicar no esporte e lazer, é uma forma de obter resultados.” 

LIVRO V EM FOTOS

 Mesa das autoridades

A Marca da cobertura olimpica de SANTA MARIA

Cinco livros publicados - 2010 - 2014
 Livros que foram entregues

Clery e Miguel conferindo o script
Público chegand. PONTUALIDADE 20h01min iniciou o Evento
CLERY recebe os integantes da mesa










NOSSA ORAÇÃO
SENHOR DEUS, muito obrigado pela tua presença em todos os momentos de cada etapa da produção deste livro. Sabemos, que isso foi possível graças ao discernimento dado por TI. Ao encerrarmos essa etapa do LANÇAMENTO do LIVRO V, fazemos este agradecimento e te pedimos, se for de tua VONTADE, que possamos prosseguir com essa MISSÃO de resgatar a HISTÓRIA DO ESPORTE DE NOSSA CIDADE e que culmine com a criação do MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.
AMÉM.


Até a edição de 2015 com o Livro VI, com bocha e Voleibol

Nenhum comentário: