domingo, 6 de abril de 2014

NOSSO BLOG SEMPRE DIVULGANDO A ATI VIDADADE FISICA, ESPORTE E SAÚDE

Blog do Victor Matsudo


As Ciências do Esporte e a Atividade Física pelo Mundo

O Dia Mundial da Atividade Física. 6 de abril.

             Em 1996 o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) lançava com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo o Agita São Paulo, programa que visava combater o sedentarismo, que alcançava 70% dos paulistas. Com uma mensagem clara, que todas pessoas deveriam fazer pelo menos 30 minutos de atividade física em 5 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada, o programa teve um impacto impressionante nos seus três focos, estudantes, trabalhadores de colarinho branco e azul, e idosos.
            Em função desse impacto, a Organização Mundial da Saúde resolveu celebrar o Dia Mundial da Saúde em 2002 em função da atividade física. Como reconhecimento ao sucesso do programa o slogan adotado foi Agita Mundo Move for Health e a própria Diretora Geral da OMS, Dra Gro Brundtland, resolveu vir pessoalmente a São Paulo para o lançamento das comemorações mundiais. A impressionante quantidade de celebrações ao redor do mundo fez com que a OMS decidisse na Assembléia Geral de 2002 passar a celebrar anualmente o “Move for Health Day”. Em outubro de 2002, em São Paulo, foi fundada a Agita Mundo Network, uma rede mundial que decidiu celebrar a partir de então no dia 6 de Abril o Dia Mundial da Atividade Física.
             A celebração tem a cada ano um tema central. O deste ano, em função da Copa do Mundo de Futebol, é “Atividade Fìsica: Um Gol de Placa para a Saúde”! Dezenas de países tem celebrado essa data que costuma alcançar em torno de 2000 eventos por ano.
             O registro dos eventos ou ações pode ser feita em www.portalagita.org.br .
Aceite nosso convite e venha Agitar ao Mundo Juntos!
                                                                   (Por Victor Matsudo)