sábado, 26 de abril de 2014

COPA DO MUNDO NÃO....
FUTEBOL SÓ COMO TORCEDOR
                                          *Clery Quinhones de Lima

Tendo em vista a freqüentes perguntas: - Onde estaremos na COPA DO MUNDO DE FUTEBOL? Hoje estamos fazendo o devidos esclarecimentos.
              
               Amigos, hoje, estamos, através dos Veículos, que dispomos esclarecendo às pessoas de nosso relacionamento, leitores e ouvintes, por que não estaremos na cobertura dos jogos da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL que será realizada daqui alguns dias mais, em nosso país.
               Muitas pessoas nos perguntam: - Onde tu irás para a COPA DO MUNDO? Respondo: - Lugar nenhum.
               Acontece que pessoas sabem da nossa identificação com a COMUNICAÇÃO ESPORTIVA e como, com freqüência viajamos em coberturas de outros esportes e estamos agora com a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL no Brasil, elas querem saber qual é o nosso planejamento para o Evento.
                Aí, temos que explicar que não fazemos a cobertura jornalística do futebol profissional. Foi uma iniciativa que tomamos quando ingressávamos em 1974 no radiojornalismo esportivo – e já se vão 40 ANOS – na qualidade de formando em Educação Física e primeiro ano em Comunicação Social – jornalismo, ambos cursos pela nossa Universidade. E por que isso? Foi uma determinação que tomamos  por entender que podíamos cerrar fileiras para divulgar a atividade física, outros esportes e recreação, que precisam de mais profissionais trabalhando para que melhorem a informação para que seja mais técnica e educativa. Na época, a divulgação, praticamente era quase só do futebol e mesmo para isso, não é necessário uma formação acadêmica, pois para rádio e TV, um curso na FEPLAN ou SENAC de um número x de horas garante direito. E, hoje o que se vê é o aproveitamento de ex-jogadores de futebol e ex-árbitros em rádios e TVs.
                Na qualidade de especialista na Comunicação Esportiva – fizemos Mestrado também na UFSM – delegado da Federação Internacional de Educação Física/FIEP, presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer – CAEL/SM e secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer –SMEL de Santa Maria  – temos acompanhado,  através de participações como palestrantes ou cursantes em eventos da área, principalmente de Conferências, Seminários, Encontros, Congressos e Fóruns da Educação Física, Administração, Gestão e Políticas Públicas Esportivas e de Lazer.
                 O que pode pasmar as pessoas no que tange a não participação nossa na cobertura esportiva sim são os Jogos Desportivos Pan-americanos e Olimpíadas. A exemplo,  estamos desde agosto de 2013, portanto 3 ANOS ANTES na Cobertura da OLIMPIADA RIO 2016, pelo Veículos de QUILISPORT e CAEL-SM – O jornal Saúde Pela Prática e o site olímpico exclusivo: www.santamarianaolimpiada2016.com.br
                Para encerrar, informamos que fomos plenamente a favor da realização da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL no Brasil. Com sobras de justificativas, sendo a mais forte de que o BRASIL é um país futeboleiro e teve a sua última copa em 1950. No entanto, sabia-se que teríamos problemas na infra-estrutura, porque não as coisas no Brasil não são levadas à sério,  as coisas são deixadas para última hora e fora isso a roubalheira descampada que vem acontecendo em todos os setores. Não pensem que é só no público, pois no privado tem e muito.
                Como brasileiro estamos torcendo de que tudo se encaminhe bem, no entanto temos nossas dúvidas, principalmente no que tange a segurança. Deve desencadear muitas greves.
(Editor do Jornal e blog: www.saudepelapratica.blogspot.com)