segunda-feira, 7 de julho de 2014

NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE, SAUDE E LAZER


Segunda-feira 7 de Julho de 2014, às 19h 
No Café Daniel Briand (104 Norte)
A 19° edição do Café científico de Brasília pretende provocar uma boa discussão sobre os vínculos entre a espetacularização do esporte, as políticas ligadas aos megaeventos, a formação e práticas esportivas.
As políticas esportivas no Brasil, por exemplo, estiveram historicamente associadas ao discurso da disciplina ou discursos nacionalistas. É somente no contexto de redemocratização do país que o esporte se constituiu legalmente como um direito com manifestações educacionais. Entretanto, em tempos de megaeventos, todo o simbolismo e capital cultural que envolve o esporte sucumbem ao espetáculo, principal produção da sociedade atual, e à economia política, por meio e significativos investimentos governamentais.
Quais as implicações dos megaeventos esportivos nos diferentes âmbitos das realidades nacionais? Em que medida as necessidades que envolvem o direito ao esporte, à educação, às práticas corporais e à participação social figuram como objeto das políticas públicas esportivas na atualidade? Como se inserem a Educação Física, a Escola, a Universidade e as Ciências do Esporte, assim como a Mídia, neste processo?
Os palestrantes abaixo estarão presentes para discutir e debater com vocês.
• Fernando Mascarenhas, Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) 
• Carlos Emanuel Sautchuk, Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB)
• José Cruz, Jornalista e blogueiro do UOL Esporte, sobre política, economia e legislação do esporte