quinta-feira, 27 de agosto de 2015

NOSSO BLOG TAMBÉM CULTUANDO AS TRADIÇÕES

REPORTAGEM ESPECIAL DIRETO DE FORTALEZA-CE:



SINUELO DOS PAMPAS DESCAMPA EM FORTALEZA-CE
A continuidade dos costumes gaúchos é marca registrada com aqueles que viveram do pago e levam consigo esse amor às tradições.
Isso é evidenciado em FORTALEZA –CE, a mais de 4 mil Km de distância do torrão gaúcho.

Vanderlei da Silva Braga
Nossa estada no nordeste brasileiro com o Grupo de Profissionais de Educação Física do Projeto SEM FRONTEIRAS da Federação Internacional de Educação Fisica – FIEP do Brasil ( passamos em Recife e Arcoverde-PE, Patos-PB e Mossoró-RN) retornamos para Santa Maria por Fortaleza, onde ficamos 2 dias em visita ao amigo ODAIR ACOSTA, do Bom Fim Hostel, próximo a Praia de Iracema. Aproveitamos para fazer a reportagem com Vanderlei Braga que tem sido o líder dos gaúchos na cidade de FORTALEZA.
A conversa aconteceu no BOM FIM HOSTEL e com um churrasco tipicamente gaúcho, com a chancela do ACOSTA
 Acosta bom de espeto
     Braga é natural de Uruguaiana, da reserva do Exército Brasileiro e quando da ativa, ele teve oportunidade de servir em várias cidades do país e inclusive esteve na Embaixada do Brasil em Santiago do Chile. Em todos os lugares que ele passou ele sempre foi um autêntico  propagador dos costumes do Rio Grande.
     Braga está há 15 anos em Fortaleza e o estado do Ceará, segundo o senso, tem 40 mil gaúchos, constituindo-se como sendo a maior colônia de gaúcho fora do estado do RS, sendo que a maioria vivem na capital ou cidades próximas e mais Sobral. Ele conta que a cidade já teve um CTG chamado Porteira Aberta, que funcionou de 2001 a 2008, inclusive ele foi patrão de 2005-2007. Por alguns problemas internos, mais por acomodações das pessoas no sentido de não querer assumir compromissos que são exigidos por uma diretoria, o CTG foi extinto. Braga e alguns colaboradores não deixaram a tradição gaúcha morrer e o grande evento ENCONTRO DA CULTURA GAÚCHA NO CEARÁ ( será realizado dia 19 de setembro deste ano a sétima edição) continua.

FESTA GAÚCHA – Esse ENCONTRO reúne convidados especiais patrocinadores e a Comissão Organizadora com o lançamento do Evento, na sexta-feira à noite e no sábado final de tarde, para os demais(tem tido ao longo das realizações, mais de mil pessoas), com um super churrasco (famoso costelão), baile, tendo sempre um conjunto de nome contratado diretamente do RS  para abrilhantar a festa e sorteio de brindes. Para cobrir os custos de um evento que passa de 70 mil reais, a Comissão Organizadora vende convites e busca empresas  para serem cotistas como patrocinadoras e apoiadoras, tendo sempre a presença de churrascarias da cidade, próximo a 10.
VOLTA DO CTG – Braga diz que é parceiro para a retomada da ativação do CTG.  porque  sabe que esse retorno oportunizará a congregação ainda maior dos gaúchos não só em FORTALEZA, mas sim na extensão estadual.
No Encontro estavam italianos(Fábio e Leonardo) Ronaldo Pippi, Braga e Acosta.

(Reportagem com fotos e textos do EDITOR)

Nenhum comentário: