quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

NOSSO BLOG DIVULGANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, SAUDE E LAZER

I Seminário Internacional Sobre Perspectivas do Envelhecimento Humano foi um sucesso

Mesa de abertura: Ricardo Quirino (Secretário Especial do Idoso - DF); Adelmir Santana (presidente da Fecomércio-DF); Ivan Toledo Camargo (Reitor da Universidade de Brasília); e José Roberto Sfair Macedo (diretor regional do SESC-DF)

O I Seminário Internacional Sobre Perspectivas do Envelhecimento Humano aconteceu no dia 18 de novembro de 2014 e foi prestigiado por grande público que participou ativamente das palestras. O evento ocorreu no auditório da LBV, em Brasília e foi mais uma parceria entre o SESC-DF e a Universidade de Brasília - UnB, por meio do Laboratório sobre Gestão do Esporte - GESPORTE, contando com o apoio da Rede Globo.
Com uma abordagem multidisciplinar, o evento contou com especialistas das área de Sociologia, Educação Física, Medicina e Nutrição.
 O jornalista Guilherme Portanova, da Rede Globo foi o mediador das atividades desenvolvidas no evento.

A mesa de abertura contou com as presenças de Ricardo Quirino (Secretário da Secretária Especial do Idoso do Distrito Federal); Adelmir Santana (presidente da Fecomércio-DF); Ivan Toledo Camargo (Reitor da Universidade de Brasília); e de José Roberto Sfair Macedo (diretor regional do SESC-DF) 

Os palestrantes e o mediador
Palestrantes
Vicente de Paula Faleiros
Assistente Social, especialista em gerontologia e em planejamento, PhD em sociologia. Possui pós-doutorados na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e na Université de Montréal. É professor emérito e colaborador da Universidade de Brasília e professor nas Pós-Graduações em Psicologia e Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, além de Pesquisador 1-A do CNPq, autor e consultor.

Bruna Pereira Avelar
Formada em Educação Física pela Universidade de Brasília - graduação, especialização e mestrado, com experiência na área de exercícios para idosos. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI), desde 2009. Professora na Faculdade de Educação Física-UnB, na Faculdade Mauá de Brasília e no Centro Universitário do Centro-Oeste.

Clara Brandão
Médica Pediatra e Nutróloga, formada pela Universidade de São Paulo - USP. Implantou o programa de orientação alimentar e Multimistura pelo Ministério da Saúde e pela Pastoral da Criança. Conselheira do Consea-DF (Conselho de Segurança Alimentar do DF). Presta consultoria a municípios, ONGS, OSCIPS, sindicatos e a outras instituições na área de segurança e soberania alimentar. Recebeu o prêmio de melhor trabalho contra a mortalidade infantil no XXIII Congresso Brasileiro de Pediatria. Cidadã Honorária de Brasília.

Alessandra Pontes Roscoe
Jornalista e escritora, com 25 títulos publicados. Desenvolve projetos, oficinas e trabalhos, utilizando leituras literárias e histórias como ponto de partida. Compõe canções para as próprias histórias. Criou, em 2013, o Festival Itinerante de Leitura Uni Duni Ler, projeto de leituras públicas e de oficinas destinado a bebês, idosos e pessoas com necessidades especiais.



Mediador
Guilherme Portanova
Formado pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação pela UFRGS, com especialização em telejornalismo pela USP. Assumiu, como jornalista, diversas funções em Redes de TV , Rádio (editor-chefe, coordenador, produtor, repórter e apresentador): TVCOM , RBS TV Blumenau , Florianópolis ,Criciúma, afiliadas da Globo e Rádio Gaúcha. É jornalista e apresentador do "Bom Dia DF", na TV Globo Brasília.


O seminário
Vicente de Paula versou do "protagonismo das pessoas idosas."
A palestra do doutor Vicente de Paula apontou questões sociais e psicológicas importantes para o bem-estar dos mais vividos. Indicou algumas soluções para driblar a fragilidade inerente ao envelhecimento. O idoso não pode perder sua autonomia de decisão e suas escolhas devem ser respeitadas, a despeito dos desafios que a idade impõe.
Bruna Avelar tratou da atividade física na terceira idade
A mestre Bruna Avelar expôs as peculiaridades na atividade física e no treinamento físico na terceira idade, relatando experiências junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos – GEPAFI, da UnB, que é liderado pela doutora Marisete Safons. A palestrante apontou a necessidade dos exercícios de equilíbrio, que além de ajudar no tônus muscular ainda evitam as temidas quedas.
Clara Brandão abordou alimentação inteligente
A palestrante doutora Clara Brandão abriu aos presentes uma nova perspectiva de uma alimentação  correta e balanceada, para evitar doenças. A quebra de paradigma que Clara provoca está no conceito de alimentação saudável. Muitos alimentos nutritivos são desperdiçados pela falta de informação acerca da sua qualidade nutricional. Durante a palestra deixou claro que pode-se comer independentemente de classe social.
Alessandra ao lado de sua "Caixinha de Guardar o Tempo".
A jornalista Alessandra Pontes Roscoe compartilhou com a plateia a sua metodologia "da Caixinha de Guardar o Tempo". Relatou histórias emocionantes sobre sua experiência com a "Caixinha de Guardar o Tempo" e os resultados de suas oficinas. A palestrante compartilhou parte da sua memória literária com a leitura de poemas e trechos de livros. Encerrou a palestra com todos buscando a sua melhor memória sobre dias de chuva.
O jornalista Guilherme Portanova, mediador do seminário, realizou excelente trabalho
 
Plateia pratica exercícios em momento de descontração

SESC-DF lançou cartilha
O evento também foi marcado pelo lançamento e distribuição do folhetim “101 Dicas para um envelhecimento com qualidade de VIDA”, que pode ser baixado clicando aqui. 

Mais uma iniciativa do SESC-DF e do GESPORTE
O evento foi mais uma parceria bem sucedida entre o SESC-DF e o Laboratório sobre Gestão do Esporte - GESPORTE, da Universidade de Brasília, coordenado pelo doutor Paulo Henrique Azevêdo
Desde 2005 são realizados diversas atividades de interesse social, com o padrão SESC-DF e GESPORTE, atendendo dezenas de milhares de pessoas.
Texto elaborado por Antonio Abdias Capelo Barroso Silva - GESPORTE.
Embora com um certo atraso, mas pela importância, a Editoria está veiculando este SEMINÁRIO de ENVELHECIMENTO, que teve a participação do nosso amigo PAULO HENRIQUE, através da GESPORTE.