PRÉ COBERTURA DE TOKYO 2020
População de Brasileiros cresce rapidamente em Izumo e está se tornando na “nova Oizumi do Japão”

“Em Izumo, se ouve o português em praticamente todos os locais e se sente o cheiro de feijão nos restaurantes brasileiros da cidade”, diz a matéria do Jornal Asahi regional sobre o aumento do número de brasileiros.
A maior parte dos brasileiros trabalha nas fábricas de peças eletrônicas da Murata Seisakusho, que tem sede em Kyoto, contratados através de duas empreiteiras que trabalham com mão de obra brasileira.


O “plano de convivência multi-cultural” da prefeitura de Izumo fala em “construir uma cidade confortável para a convivência multi-cultural, recebendo os residentes estrangeiros como bons parceiros e vizinhos”. Para isso, a prefeitura pretende providenciar:
1. Serviços públicos da prefeitura ao alcance fácil da população estrangeira
2. Apoio à criação de filhos de famílias de estrangeiros através de colocação de intérpretes
3. Promover treinamentos e simulados de segurança que sejam de fácil participação para estrangeiros.
“A boa convivência com estrangeiros é de vital importância para a revitalização do Município, que tem como objetivo, o retorno do crescimento da sua população”, diz o documento da Prefeitura de Izumo.

A importância de Izumo é tão grande para a religiosidade shintoísta do Japão, que se acredita que todos os Deuses que habitam as terras nipônicas vêm se reunir no templo de Izumo todos os anos, no mês de outubro. É como se fôsse a Meca do Shintoísmo.
De fato, algumas matérias de jornais sobre o aumento do número de brasileiros na cidade chegam a falar em “castigo divino” ou que “Izumo está em perigo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário