PRÉ COBERTURA DE TOKYO 2020

População de Brasileiros cresce rapidamente em Izumo e está se tornando na “nova Oizumi do Japão”


“Izumo está em vias de se tornar uma nova Oizumi”, diz um dos titulos das muitas matérias sobre o crescimento do número de brasileiros na cidade. Nos últimos três anos a população de brasileiros duplicou neste município da província de Shimane e já ultrapassa a marca de dois mil brasileiros. A população total do Município é de 174 mil habitantes.
“Em Izumo, se ouve o português em praticamente todos os locais e se sente o cheiro de feijão nos restaurantes brasileiros da cidade”, diz a matéria do Jornal Asahi regional sobre o aumento do número de brasileiros.
A maior parte dos brasileiros trabalha nas fábricas de peças eletrônicas da Murata Seisakusho, que tem sede em Kyoto, contratados através de duas empreiteiras que trabalham com mão de obra brasileira.

Alguns japoneses acham que Izumo vai acabar se transformando em uma nova Oizumi
Tudo começou há 20 anos atrás, quando uma das empreiteiras, a Avance Corporation, entrou em contato com a Murata Seisakusho.  O contato deu certo e a firma de Kyoto começou a utilizar da mão de obra brasileira na sua fábrica de Izumo.
A própria prefeitura do município de Izumo está feliz com o súbito incremento da população brasileira, e sonha em conseguir sustar a tendência de redução da sua população, um problema comum na grande maioria das cidades do interior japonês.

A prefeitura de Izumo tem um plano para incentivar a permanência de estrangeiros no Município
O plano da Prefeitura de Izumo é de aumentar até 2021, o número de estrangeiros com intenções de fixar residência por mais de 5 anos na região, em pelo menos 30% da população total de estrangeiros do município.
O “plano de convivência multi-cultural” da prefeitura de Izumo fala em “construir uma cidade confortável para a convivência multi-cultural, recebendo os residentes estrangeiros como bons parceiros e vizinhos”. Para isso, a prefeitura pretende providenciar:
1. Serviços públicos da prefeitura ao alcance fácil da população estrangeira
2. Apoio à criação de filhos de famílias de estrangeiros através de colocação de intérpretes
3. Promover treinamentos e simulados de segurança que sejam de fácil participação para estrangeiros.
“A boa convivência com estrangeiros é de vital importância para a revitalização do Município, que tem como objetivo, o retorno do crescimento da sua população”, diz o documento da Prefeitura de Izumo.

O templo sagrado de Izumo Oyashiro é como a Meca do Shintoísmo
Mas é necessário compreender também que cidade de Izumo, onde fica o templo sagrado de Izumo Ooyashiro, não é um município como outro qualquer. Esta cidade, cuja história é milenar, está intimamente ligada à mitologia das origens da criação das terras japonesas e como tal, é uma terra sagrada, que toca fundo no sentimento de nacionalismo nipônico.
A importância de Izumo é tão grande para a religiosidade shintoísta do Japão, que se acredita que todos os Deuses que habitam as terras nipônicas vêm se reunir no templo de Izumo todos os anos, no mês de outubro. É como se fôsse a Meca do Shintoísmo.
De fato, algumas matérias de jornais sobre o aumento do número de brasileiros na cidade chegam a falar em “castigo divino” ou que “Izumo está em perigo”.