quinta-feira, 29 de junho de 2017

NOSSO SITE APRESENTA DOCUMENTÁRIO DO I ENCONTRO DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO FISICA DO BRASIL EM BRASILIA



ABCD ABRE O ALFABETO E LANÇA PROGRAMA JOGOLIMPO PARA AS FACULDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL
O Ministério do Esporte- ME, através da AUTORIDADE BRASILEIRA CONTROLE DE DOPAGEM – ABCD promoveu e realizou  no dia 28 de junho, no auditório do ME, o Lançamento do Programa JOGOLIMPO para as Faculdades de Educação Física do Brasil. Contou com a presença do Ministro de Esportes, Leonardo Picciani. Teve a participação de mais de 100 Faculdades, Sistema CONFEF/CREFS -Conselho Federal e Estaduais de Educação Física( Presidente Jorge Strinhilber, Federação Internacional de Educação Física – FIEP (Presidente Mundial - Almir Gruhn e integrantes de algumas FIEPs estaduais), Comitê Olímpico do Brasil –COB ( Adriana Behar), Comite Brasileiro de Clubes-CBC ( representante Ricardo Avellar), Secretário Nacional de Rendimento, Luiz Lima; Confederações Brasileiras de Esportes, Escolas Técnicas Federais; Erik Ávila, do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes e convidados. A Coordenação do Evento foi do Secretário Nacional da ABCD, Rogério Sampaio e do Diretor de Informação e Educação da ABCD, Luiz Celso Giacomini e contou com a presença de Maria José Pesce Cutre, Delegada Pan-americana da WADA.

Secretário Rogério Sampaio

Autoridades na abertura
          A solenidade de Abertura teve a palavra de Rogério Sampaio, que saudou a todos e falou da importância do Encontro que conta com a presença de Entidades representativas da sociedade acadêmica, classistas, dirigentes, desportistas e convidados para que juntos possam estarem sintonizados num trabalho integrado de ações certeiras no Programa JOGOLIMPO para amenizar esse perigo que faz mal ao esporte. Agradeceu a sua Equipe de trabalho, pelo empenho em preparação ao Evento. 


Silami recebe da mãos do Secretário Rogério Sampaio
Igualmente Luiz Fernando - do CEFD/ UFSM, convidado da ABCD
  Os integrantes da Comissão de Pesquisa da ABCD receberam um certificado e portaria de nomeação: Emerson Silami Garcia; Luiz Freire Royes; Marco Túlio e a Coordenação de Pablo Grecco.

PALESTRA DA WADA -  A uruguaia Maria José Pesce Cutre, Delegada Pan-americana da WADA, proferiu uma palestra sobre a atuação da sua Entidade e enfocou a questão da EDUCAÇÃO DO ESPORTE com os pilares principais de informação, prevenção e educação de valores, mostrando a importância de um esporte limpo.
Ministro Leonardo Picciani
           O Ministro de Esportes, Leonardo Picciani, enfatizou que a ABCD vem atuando com  a sua equipe de forma espetacular dentro da normas estabelecidas pela WADA, realiza reuniões frequentes e não tem medido esforços para estar em conformidade com que preconiza a entidade maior do doping. Agradeceu a a dedicação de sua equipe liderada pelo Secretário Rogério Sampaio e a coordenação de informação e educação com o professor Luiz Celso Giacomini.


               Foi apresentado o mascote da ABCD, o chamado ABCDog, que a partir de agora será um integrante na EQUIPE em eventos que tiver a participação da ABCD.



 Sandro Oliveira, assessor da ABCD conduziu as entrevistas
 Todos participantes receberam certificado da ABCD
 ENTREVISTA – Sandro Oliveira, assessor da ABCD fez entrevista a respeito do JOGO LIMPO com ex-atletas olímpicos e paraolímpicos: Daniel Dias (natação), Luiza Parente (Ginástica Artística), Lucila da Silva (Handebol) e Luciano Correia (judô) em que se manifestaram sobre o malefício do doping e a necessidade sempre do Jogo limpo.

RECONHECIMENTO – A sensibilidade da ABCD, através do Diretor de Informação e Educação, professor Luiz Celso Giacomini, prestou homenagem a dedicados ex - funcionários do Ministério, desde SEED-MEC, Orlando Ferraciolli Filho e Marieta da Silva Carvalho. O Secretário Nacional de Rendimento, Luiz Lima fez a entrega da Menção Honrosa.

 
Luiz Lima, Secretário de Rendimento
   Na qualidade de ex-atleta olímpico (natação) e Secretário de Rendimento, Luiz Lima trouxe a sua palavra de apoio a iniciativa do ME, através da ABCD em lançar o programa JOGOLIMPO, que virá, afirma ele: “Contribuir muito para o desenvolvimento do esporte, dentro de um clima de cordialidade e sem perigo. Embora o esporte seja uma atividade saudável, infelizmente ainda está tendo esse mal, que traz uma imagem negativa para as Entidades e danos, às vezes, irrecuperáveis.
Jorge Steinhilber, Presidente do CONFEF
         Professor Jorge Steinhilber, do Sistema CONFEF/CREFs falou sobre o Profissional de Educação Física e Doping do Esporte. Jorge disse que devemos preocupar-nos com a seriedade e a atuação de profissionais competentes, proporcionando uma orientação de qualidade a fim de que a educação e disciplina começem  na criança e a escola é o local, evidente que outros programas devem ser implementados para que se tenha progressividade e continuar com essa orientação também no meio social onde o cidadão vive.
Pablo Grecco, Coordenador

`     Pablo Grecco, Coordenador das Comissões de Pesquisa e Extensão, apresentou o Edital para a adesão das Universidades ao Jogo Limpo. Tão logo essa apresentação feita, foi aberto para perguntas e esclarecimentos. Nas várias manifestações tiveram elogios a iniciativa da ABCD em promover o Encontro e sugestões de incrementar ainda mais ações junto a comunidade escolar e  civil , onde o esporte está presente.
Opinaram___________________________________________
 João Carlos Bouzas Marins, Universidade de Viçosa-M






Viviane Teixeira, da Universidade de Matto Grosso
Ricardo Petersen, Coordenador da UFRGS

 
Comissão de Pesquisa e Extensão (Emerson, Layla, Fernando, Giacomini – Diretor da ABCD- Lenamar, Grecco – Coordenador – Marco Túlio)


ENCERRAMENTO – Professor Luiz Celso Giacomini, com vivência na direção de equipe – foi técnico nacional de handebol -  professor universitário e Pró- Reitor – UFSM – e gestão do esporte no Ministério de Esporte – Secretário Adjunto Nacional de Esportes e hoje Diretor de Informação e Educação da ABCD – manifestou-se no final de forma entusiástica pelo evento realizado disse: “ Temos a convicção que a semente foi lançada e temos certeza que teremos muitos frutos, pois.  estamos felizes pela número expressivo de Faculdades de Educação Física presentes, pois entendemos que dentro das Universidades é gerado o conhecimento e se formam as pessoas e com essas ações bem integradas e bem produzidas levadas às escolas teremos uma educação física bem orientada e o programa JOGO LIMPO encontrará campo fértil e a meninada será impactada e fará valer o JOGOLIMPO sem atrapalho, fazendo com que o esporte seja um fator educacional na sociedade.”
           Giacomini agradeceu aos parceiros já com acordos de cooperação confirmados; aos Comitê Olimpicos do Brasil e Paralímpico e de Clubes, CONFEF, Secretarias Municipais e Estaduais de Esportes e conclamou as Universidades para aderirem a luta do combate contra a dopagem no pais.
Equipe da ABCD, que esteve atuando no Encontro

NOTA DO EDITOR___________________________________________

JOGO LIMPO é o que precisa o nosso BRASIL nessa ebulição que está vivendo. JOGOLIMPO é um dito popular, frequentemente falado em todas as rodas de conversas, principalmente nos meios esportivos. Quer dizer no inglês – “Fair Play”, diz-nos ser sério, cumprir, sem falha.
O MINISTÉRIO DO ESPORTE, através da ABCD, lança esse programa e de forma correta, pois vale-se das FACULDADES DE EDUCAÇÃO FISICA DO BRASIL, formadoras dos futuros profissionais da EDUCAÇÃO FÍSICA. Portanto as FACULDADES estão com essa responsabilidade e a oportunidade de melhorem suas imagens, ganharem o aplauso da opinião pública, entrando nessa CAMPANHA JOGOLIMPO e contribuirem  com a sociedade, melhor preparando o seu PROFISSIONAL, ganha a INSTITUIÇÃO e a SOCIEDADE.
A ABCD garante uma sustentação em termos de subsidiar e preparar recursos humanos e juntos trabalharem no fortalecimento do PROGRAMA. 
Nós que estivemos no Evento, somos testemunho da grandeza dessa realização, com a presença de cabeças pensantes do esporte, da área acadêmica, gestão e sociedade civil. Agora que o JOGOLIMPO está posto, é só jogar limpo com os cuidados necessários: respeito, lealdade e cooperação, que certamente o esporte vai ganhar.
Essa foto é o registro de nossa homenagem que mostra a atenção que Giacomini teve ao longo do Evento, que juntamente com a sua Equipe da ABCD realizou com o apoio diretivo do Secretário Rogério Sampaio e o Ministro Picciani, do Esporte, reunindo Faculdades de Educação Física de todo o país. Giacomini, és um homem de convicção. Parabéns por mais uma realização. Como disse a Marieta, quando você prestou o justo reconhecimento a ela: Ela disse: "Giacomini é a pessoa certa, no lugar certo."

Na comunicação esportiva contem conosco.

(CLERY – EDITOR)

Um comentário:

Laercio Elias Pereira disse...

Opa, Clery, tem algum documento técnico do Encontro?