quarta-feira, 23 de agosto de 2017

NOSSO SITE DE RETORNO DE TOKYO INICIA POSTAGENS

PRÉ-COBERTURA TOKYO 2020 (Santa Maria, a Primeira):

QUILISPORT, após o retorno recente da sua viagem de Pré-Cobertura de TOKYO, retoma o site para publicar textos que serão veiculados no JORNAL SAUDE PELA PRÁTICA, edição do mês de setembro, que terá 12 páginas


Opinião______________________________________________________________
 EM TOKYO

DEU TRI MUNDIAL
Na Coluna da Edição anterior, escrevemos “SOMOS UM” e realmente o fomos um em Tokyo, de 10 a 20 de agosto de 2017, no entanto atuamos no rádio, internet e jornal. Agora,  estamos complementando essas três midias com a publicação do Jornal  SAUDE PELA PRÁTICA, cada vez mais olímpico.

    Isso foi possível, graças ao apoio de pessoas, que,  se identificaram com a nossa missão, sem esses nada teríamos feito. Lembramos que a ideia inicial era ir a Tokyo,  2 anos antes da Olimpíada, assim como fizemos em Sidney. Então  em fevereiro, com o apoio da esposa Lúcia, decidimos ir nesse ano, faltando 3 anos para TOKYO 2020. A partir de março, iniciamos o planejamento.
    CONTATOS /APOIOS -  Falamos inicialmente com o amigo João Pedro Kinura, lembrado pelo colega e amigo Miguel Gomes. Kimura morou  e tem familiares em Santa Maria, mora no Japão, mas distante de Tokyo, ele nos indicou Patricia Noda, que também morou em Santa Maria,  de bom relacionamento. O caminho estava aberto.
     Falamos com Leonardo Mataruna, que, roda o mundo e tem grande conhecimento com o esporte judô, até porque faz parte da CBJ e faz complementação de estudos em Londres. No nosso contato com Mataruna, que estava em Munique,  ele aprovou nossa ida e falou muito bem do Japão e indicou o professor Kenji, que faz mestrado, na maior Universidade do Esporte do Japão, em Tsukuba, que fica na grande TOKYO.
    Falamos com Luciana Homrich, colega de Educação Fisica e filha do amigo Dr. Homrich, de Santa Maria. Lu nos indicou o gaúcho Gustavo Bajotto,  que foi seu colega de Educaçaõ Física, formado na UFSM, em 1997 e natural de Nova Palma, Cientista da Saúde em Tokyo e teve também a mesma indicação da Patrícia. Fortalecia os nossos contatos e nos animava a confirmar a ida  a TOKYO. Ainda fizemos contato com o colega Dawes, da Assessoria de Imprensa do COMITE OLIMPICO DO BRASIl e ele nos indicou o jornalista Lavier, da OFFICE PRESS do Comitê Organizador dos Jogos TOKYO 2020.
      Nessa arrancada exitosa, também registramos que tivemos o descaso do Comitê Olímpico Internacional – COI e a Embaixada do Brasil, em Tokyo, que, não responderam os nossos emails.
     PLANEJAMENTO - Com essas referências, partimos para a  prática para consolidar uma pré-cobertura olímpica inédita da cidade de Santa Maria, através dos Veículos de QUILISPORT e Rádio Imembuí. Na TRAVEL MIX, com o amigo Juarez Quinhones e   também com a amiga Ide fechamos a passagem ida e volta Porto Alegre/Tokyo, no período de 8 a 21 de agosto. Faltava providenciar o visto japonês e não foi difícil completar a documentação e aguardar 2 meses de antecedência da viagem.
     Colocamos 5 principais atividades:1-Entrevista com o Comitê Organizador de TOKYO 2020; 2- Visita à Universidade de Tsukuba, a maior e melhor Universidade do Esporte do Japão; 3- Constatação das instalações olímpicas e as em construção ( Estádio Olimpico e Vila Olímpica); 4-Visita  à Cidade de Oizuma, a cidade mais brasileira do Japão e 5) A visita à Kioto, cidade histórica com a participação do amigo João Pedro Kimura, que viria da cidade onde vive, mais no sul do Japão para encontrar –nos.  
      TUDO FEITO – Graças a Deus, todo o planejado aconteceu de forma exitosa. Dessas reuniões, entrevistas e visitas,  firmou-se um resultado altamente positivo e que encheu de orgulho o responsável, editor do SPP, que projetou reuniões futuras que podem ocasionar facilidades do trabalho jornalístico e a própria estada do Grupo dos SEM FRONTEIRAS da FIEP  em Tokyo, como aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião da OLIMPIADA 2016,
     AGRADECIMENTOS – Tomado por uma enorme alegria e o senso de continuidade e responsabilidade, pelos contatos preliminares firmados  lá em Tokyo,  nessa memorável jornada, declaramos de coração que em toda ação lá , sentimos a presença de DEUS, por isso a nossa oração, primeiramente dando glórias ao DEUS que servimos e aos nossos familiares, pelas  horas ausentes; Aos apoios que temos recebido dos parceiros, com suas marcas nessa página, permitindo a consecução da viagem, acreditando no nosso trabalho; Aos Veículos de Quilisport e a Rádio Imembuí (muito particular, a retaguarda que tivemos do colega Thiago Nunes, na produção de nossos boletins); Aos brasileiros e japoneses que foram importantíssimos na preparação e realização dessa pré-cobertura de TOKYO 2020, 3 anos antes no Japão, com idas na cidades de Tokyo, Tsukuba, Oizume e Kioto: João Pedro Kimura, Patrícia Noda, Luciana Homerich , Leonardo Mataruna, Gustavo Bajotto, Kenji Saiato, Jornalistas Dawes do COB e Lavier e Caho da OFFICE PRESS de TOKYO 2020, no fechamento, os interpretes Guinter Hiromu, Paulo Cesar Yaginuma e Lica PS e os gestores de Oizume: Edvaldo Oshiro,   Mario Makuda e Ono Schichi. E orgulhosamente às autoridades olímpicas do Comitê Organizador de TOKYO N2020: Hisashi SANADA, Diretor Presidente da Tsukuba Internacional Academy Of Sports Studies -TIAS e Diretor de Educação da Olimpíada e Masa TAKAYA, Diretor de Comunicação, que , gentilmente nos concederam entrevistas exclusivas, em seus respectivos locais de trabalho, junto com os nossos intérpretes contratados em Tokyo. 
      RUMO TOKYO (II) -  Podemos identificar a partir de agora, já que estivemos lá em Tokyo, 3 anos antes da TOKYO 2020, com o acréscimo de “II” pois aguardamos quando acontecerá essa próxima etapa: 2018?, 2019? ou só em 2020? – Hoje dizemos que todas são possíveis, mas a priori, estaremos, se DEUS quiser, em 2019 e 2020.
      No pique olímpico, felicíssimo e com a mesma garra desprendida até agora, na arrancada para a oitava cobertura olímpica para a cidade de Santa Maria, até a próxima.
( CLERY – EDITOR)

SANTA MARIA É CONFIRMADA POR DIRETOR DE COMUNICAÇÃO COMO A PRIMEIRA DO MUNDO EM TOKYO
QUILISPORT realiza coberturas Olímpicas desde 1992 e com a Olimpíada de TOKYO chegará a marca de 8 Jogos Olímpicos. Na Olimpíada de Sydney, 2000, o Editor do SPP esteve 2 anos antes e agora , QUILISPORT bateu o seu record e foi a Tokyo, 3 anos antes e, agendou entrevista exclusiva com o COMITE ORGANIZADOR DE TOKYO 2020. No dia 15 de agosto, 11 horas  foi recebido na sede atual da ENTIDADE, juntamente com o professor, Kenji Saito, brasileiro,  mestrando na Universidade de TSUKUBA/Japão e 2 intérpretes: Lica PS e Paulo César Yaginuma.
                                            Foto de Kenji/QUILISPORT


Reunião sede do Comitè TOKYO 2020
    Masa TAKAYA, Porta-Voz do Comitê Organizador dos JOGOS OLIMPICOS DE TOKYO, que esteve acompanhado de sua assessora Yoko NISHIMURA, respondeu a nossa pergunta passada pelo intérprete Paulo César YAGIMURA: “ O Comitê Organizador de TOKYO 2020 tem recebido, com frequência a Imprensa do Mundo, em Tokyo, para obter informações sobre os Jogos Olímpicos?  Takaia respondeu: “ Tão logo Tokyo foi escolhida como sede olímpica, recebemos pessoas de várias partes do mundo, mas agora depois de 2016, que efetivamente estruturamos o COMITÊ, vocês são os primeiros a estarem conosco, aqui.”
    Isso enche de orgulho e compensa todo o esforço extremo que se faz para trilhar esse caminho olímpico, levando sempre o nome de SANTA MARIA à consolidação de uma cidade olímpica. Essa tem sido a nossa contribuição e receber essa menção de dirigente que organiza a OLIMPIADA de ser o primeiro do mundo. É muito título, no entanto, não temos dúvidas, de que uma entrevista para 3 Veículos de Comunicação – QUILISPORT é a primeira -  pois lá em TOKYO representou Entidades e fez a entrevista exclusiva para RÁDIO, INTERNET E JORNAL. Mais orgulhoso ainda, por ser recebido por TAKAYA, do COMITÊ, desmistificando de que só as GRANDES MIDIAS tem vez e QUILISPORT é do interior do estado do RS. Por isso, agradecemos em nossa apresentação quando do início da entrevista - traduzido para o japonês por nosso intérprete.


Nenhum comentário: