domingo, 19 de novembro de 2017

NOSSO SITE COM O LANÇAMENTO DO LIVRO 8 - NATAÇÃO DO PROESP-SM

LIVRO MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA
 


 LANÇAMENTO ACONTECEU NA SEXTA À NOITE NO SESC

NATAÇÃO É ETERNIZADA EM LIVRO

(O oitavo Livro do Projeto Memória do Esporte de SM – Natação – foi entregue na noite de 17 de novembro no SESC)


                                                                                                        Fotos de Lidi Lima/QUILISPORT
                                                                                                                         
PROESP-SM e CAEL-SM, de forma inédita, estão resgatando a história do  ESPORTE SANTA-MARIENSE, pela Lei de Incentivo SM.


O Esporte faz a história de um Povo


Mesa das autoridades 
  
Protagonistas do Livro
Publico Presente


Os fatos acontecem é necessário a documentação Esporte faz parte da história de um Povo

PROESP-SM E CAEL-SM

ENTREGAM UM ENCARTE


Clery autógrafa livros
CRIANÇA PARTICIPA



 


VALENTIN mostra o livro, reconhece o vô e autografa com o editor.



EDITORIA

AGRADECE

O Lançamento do livro VIII – Natação, do Projeto Memória do Esporte de Santa Maria, pelo PROESP-SM e CAEL-SM, só foi possível pelos depoimentos dos protagonistas e os recursos liberados, captados através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Santa Maria. Muito obrigado, pois assim, continuamos resgatando a história do ESPORTE de nossa querida SANTA MARIA que em 2018 completará 160 ANOS.

(CLERY – Editor do SPP e do LIVRO VIII – Natação)




NATAÇÃO FOI O OITAVO LIVRO DO RESGATE DA HISTÓRIA DO ESPORTE EM SANTA MARIA

Com a apresentação do radialista, Miguel Gomes, o evento iniciou às 20h11min de 17 de novembro de 2017, no salão do SESC. É uma promoção e realização do CAEL-SM, apoio de QUILISPORT, FIEP BRASIL e tem o patrocínio do PROESP-SM, com captação de recursos das empresas: SM-ODONTO/UNINGÁ-SM, SUPERAUTO, TREVICENTER, CLINICA CARLESSO, GRADUAL e BELTRAME – CASA COMPLETA.

 

Participantes do ato solene no SESC.



 Mesa das autoridades no Evento

Protagonistas do Livro, treinadores e atletas que deram seus depoimentos para a constituição do LIVRO OITO – NATAÇÃO. Presentes: GOLFINHOS, CRAUS, LALÁ, BICALHO, CRIS, ALAN, FABI e representadas: BERTAGNOLI, BOLZAN, VERENE.


       Miguel Gomes abre o evento dizendo: “ Afirmamos que a busca da história do esporte leva a uma trajetória de criações, manifestações estéticas e éticas que remetem à afirmação de que o esporte é um fenômeno humano e sócio-cultural incomparável que transcende a todas as áreas da atuação no Universo. “  Destaca a seriedade do trabalho na busca de dados para constituir o livro, com decisiva participação de técnicos e atletas, menciona  a Lei de Incentivo ao Esporte de SM e lista todas as 7 publicações feitas no Projeto Memória do Esporte de Santa Maria.
      CONSTITUIÇÃO DA MESA -   (foto ao lado). As pessoas eram chamadas e recepcionada pelo editor do Livro: Derik Barbieri Rodrigues – SESC; Vitor Dias – Presidente do CMEL; Alan Binotto – Ex-atleta e diretor da SM ODONTO; Valdenir Binotto – Direto da UNINGÁ-SM/ELEVA, patrocinador do Projeto; Vereador Juba, representante da CAMARA DE VEREADORES DE SM; Arlete Lang – Irmã de Pedro Lang, homenagem Póstuma e as técnicas: Bicalho e Lalá.
     Não teve a representação do Poder Executivo do Município de Santa Maria (Gabinete, SMCEL e SMEL).
     Miguel citou os patrocinadores pelo PROESP-SM:TREVICENTER, UNINGÁ-SM/ELEVA, BELTRAME – Casa Completa, SUPERAUTO, GRADUAL e CLÍNICA ODONTOLÓGICA CARLESSO.
    Teve depois a execução e cantado o Hino Nacional Brasileiro.
TEXTOS QUILISPORT
FOTOS LIDI LIMA
__________________________________________________


Almir Gruhn
       Miguel prossegue: “ Antes de chamarmos CLERY para apresentar o livro, destacamos a mensagem recebida do Professor ALMIR GRUHN, Presidente da Federação Internacional de Educação Física –FIEP BRASIL E MUNDIAL, que justifica a sua ausência e deseja continuados sucessos a CLERY, que é também delegado da FIEP e parabeniza SANTA MARIA por ter mais uma obra do esporte que resgata a sua história. E afirma: “Que bom se tivéssemos outros CLERYS pelo Mundo e Brasil que se preocupassem com a sua comunidade que serve,  e se dedicassem pela causa maior da existência do SER HUMANO: ter saúde e ser produtivo. Conclui: “ Esse registro da impressão de LIVROS que contam a História do ESPORTE de Santa Maria, sem dúvidas, marca o início do SONHO MAIOR, que será O MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.” 


         Clery inicia lendo um texto enviado por BOLZAN, ex-atleta e treinador em Florianópolis, que sintetiza  a dedicação de um atleta e a realização de um sonho de chegar e viver duas Olimpíadas. Saúda aos presentes. Agradece pelas presenças, assim como menciona o apoio do SESC, que pela demora burocrática da CAMARA, o evento deixou de ser realizado lá. Prossegue: “Essa obra que começa a ser entregue só foi possível, graças a participação de protagonistas da NATAÇÃO. Foram muitos que colaboraram e esses estão nas 224 páginas deste LIVRO. Como homenagem destacamos: Scheyla  Althof Decat – Da Federação Carioca de Natação – Do Rio; Técnico: Cezar Augusto Bolzan – De Florianopolis; Técnico: Valmir Beltrame; Atleta: João Carlos Cechella; Participação Especial: Verena Caetano da Silveira – direto da ITALIA; Atleta: Carlos Medeiros Farias (Piriquito); Técnico: Jacir Vicente Webber (Pino); Atleta: Luciano Mai; Homenagem Póstuma: Pedro Beno Lang; Técnica: Lazarete Fernandes Alves;Técnica: Denise Macedo Bicalho; Atleta: Mariane Bertagnolli (Seca); Atleta: Flávio Vitorio Crauss; Técnico: João Francisco Dias (Professor Juca);  Atleta:Alan Carlos Coradini Binotto; Atleta: Cris Behr; Atleta: Fabiane Souza; Atleta: Fernanda Bortolotti Moraes e o Complexo Aquático ATC. Todos esses tem capítulos no livro, no entanto, queremos destacar ALAN BINOTTO, que além do patrocinador através da ELEVA/UNINGÁ foi nosso braço direito e esquerdo também, na busca das informações.

 clubes, associações e comunidade. Lembrou a criação da Lei em 2008, pela Administração de Valdeci e Secretário de Esportes Luiz Celso Giacomini e que teve a permanência da Lei nos Governos Shirmer e Pozzobom. Não deixou de criticar o desrespeito do Poder Público com a comunidade em não encarar com seriedade a necessidade de mais locais para a prática da atividade física, lembrou que está muito ativa a campanha: SOS, UM PARCÃO PARA SANTA MARIA;  assim como também frisou que o CAEL-SM e sua Assessoria Jurídica estão atentos a possível indiferenças quanto a não liberação do projeto MEMÓRIA DO ESPORTE pela Lei de Incentivo ao Esporte – erroneamente alguém fala que tem que sair da verba da Cultura -  que editará o nono livro de resgate da história do esporte santa-mariense.
    Clery destacou as empresas que patrocinam no PROESP-SM. E concluiu:É necessário a união de esforços conjugados, com o  respaldo nas leis que já existem no âmbito federal, estadual e municipal. É imperioso ousar e aplicar os  dispositivos existentes, e que os compromissos  sejam assumidos com ação e atitude. Devemos ser atuantes, comedidos em alguns casos e  audaciosos em outros para fazer acontecer o quê é possível, mas fazer SEMPRE o que mais se pode,   com qualidade e extensão à comunidade que se serve.”

MANIFESTAÇÕES:


     Derik Barbieri, pelo SESC deu as boas vindas a todos e disse que o SESC recebe com muita alegria pessoas do esporte, já que a ENTIDADE se identifica com essa atividade que é  desenvolvida em todo o estado. Desejou uma feliz festa para turma da natação e parabenizou o CAEL-SM pela promoção que edifica o esporte.


    Vitor Dias, presidente do CMEL, deixou claro que o CONSELHO tem missão de trabalhar pelo esporte e tem feito isso, mas depende do Poder Publico e por isso procura estar integrado e lembrou que só assumiu a presidência do CMEL, porque teve o apoio dos colegas BERTOIA, na vice e CLERY, como Secretário. Declarou que o momento é difícil, mas se as entidades se unirem, os frutos virão. Tem que haver mais trabalho no esporte, uma gestão de produza. E sobre o Evento, ele só parabeniza o CAEL-SM pela iniciativa e quem está ganhando são os desportistas e a cidade de SANTA MARIA.


     Alan Binotto, Ex-atleta, diretor da UNINGÁ-SM e diretor do Departamento de Natação do ATC, ele com facilidade de expressão, fez um relato da natação em Santa Maria. Lembrou os tempos de lutas, de vitórias, de dificuldades. Mas afirmou que são felizes e trazem essa bagagem para as suas vidas profissionais. Ele é autor da frase que o livro eternizou a NATAÇÃO, isso comungam, praticamente,  todos técnicos e ex-atletas da modalidade. Com uma memória incrível mencionou nomes de colegas de 1990 a 2003. Ele concorda que a natação santa-mariense morreu, mas que está sendo acionada e conclamou a todos para fazer parte deste ressurgimento e convidou para que estejam com ele no ATC. Por fim destacou o trabalho feito pelo CAEL-SM na produção de livros que resgatam a história do esporte local. Finalizou: “Clery conte conosco sempre, a UNINGÁ-SM/ELEVA são parceiros, sempre. “


   Vereador Juba, pela Câmara de Vereadores de SM, disse que tem  clareza da importância do esporte para a melhoria social e que o Poder Público deve muito à comunidade e disse que na qualidade de Presidente da Comissão de Esportes quer contribuir para a  melhora dessa situação e por isso se coloca a disposição de todos. Parabenizou o CAEL-SM pela iniciativa, coisa que poucos fazem e afirmou ser parceiro de futuros empreendimentos.

Nenhum comentário: