segunda-feira, 6 de agosto de 2018

NOSSO SITE COM O SISTEMA CONFEF/CREFS


Boletim Eletrônico CONFEF
Ação conjunta entre CREF6/MG e Polícia Civil flagra exercício ilegal da profissão em Contagem (MG)
Boletim Eletrônico CONFEF
O Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF6/MG realizou, no último mês, uma ação conjunta com a Polícia Civil de Minas Gerais, em Contagem, para auxiliar nas investigações de um inquérito policial, cujo objetivo era a verificação do exercício ilegal da Profissão de Educação Física.
Após diligência do CREF6/MG, em abril, proprietário e estabelecimento foram autuados por não possuírem registro no Conselho. Foram abertos processos administrativos e prazo para regularização junto ao CREF6/MG.
Devido ao não cumprimento e reincidência infracional, houve o encaminhamento ao Ministério Público Estadual e, como desdobramento, foi aberto o inquérito policial.
Em ação conjunta de fiscalização com a Polícia Civil, em junho, verificou-se que a academia ainda não havia se regularizado, não possuía profissional habilitado para orientar os clientes, registro de Pessoa Jurídica com indicação de Profissional de Educação Física como Responsável Técnico das atividades desenvolvidas, nem mesmo documentação de registro em outros órgãos, como alvará de localização e funcionamento, alvará sanitário e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.
O proprietário do estabelecimento se apresentou e, mesmo ainda sem se regularizar, orientava atividades no local. Ele portava carteira de órgão de representação desportiva de Minas Gerais, no entanto, o documento não substitui a Cédula de Identidade Profissional do Sistema CONFEF/CREFs.
A Polícia Civil, com autorização judicial, vistoriou o local e apreendeu diversos produtos anabolizantes e demais provas, como tabela de valores dos produtos, computador do estabelecimento, além de carimbo exclusivo utilizado por Profissionais Médicos, contendo número de registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). Por todas essas infrações o proprietário do estabelecimento foi levado à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
Fonte: CREF6/MG
Caruaru (PE) recebe Circuito Itinerante de Conhecimento
No próximo dia 11/08, o CREF12/PE realizará, na cidade de Caruaru, o Circuito Itinerante de Conhecimento, com o tema: Exercício de Força e Emagrecimento. O Prof. PhD Alex Souto Maior [CREF 004362-G/RJ] será o palestrante.
O evento, que faz parte das celebrações dos 20 anos de regulamentação da profissão, será realizado no Teatro Difusora, em parceria com a Câmara Setorial de Academias de Ginástica da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC), para os profissionais de Educação Física de Caruaru e região.
O evento é gratuito para os profissionais adimplentes com o CREF12/PE, sendo solicitada a doação de um pacote de fraldas geriátricas ou um lençol de elástico para entrega à Casa dos Pobres.
Fonte: CREF12/PE
Feira de Santana (BA) recebe curso gratuito sobre empreendedorismo e gestão
Boletim Eletrônico CONFEF
Com a chegada das grandes redes de academias ao mercado baiano, é importante orientar o Profissional de Educação Física que deseja abrir uma academia ou estúdio como empreender e gerir seu próprio negócio. É fundamental saber analisar estruturas, mercado e viabilidade de um empreendimento na área.
Com esse objetivo, o CREF13/BA chega a Feira de Santana, nos dias 17 e 18/08, com o curso “Empreendedorismo e Gestão para o Profissional de Educação Física”, ministrado pelo professor Luís Cláudio da Matta [CREF 000891-G/BA]. O curso é gratuito e voltado exclusivamente para profissionais regulares com o Sistema CONFEF/CREFs.
O curso será realizado no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão (Nepex) da Faculdade Nobre (FAN). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail empreendedorismofs@gmail.com, informando nome completo, telefone, e-mail para contato e o número do registro no CREF13/BA. É preciso esperar o e-mail de confirmação da efetivação da inscrição.
O coordenador do curso, conselheiro Ricardo Carvalho, solicita que os participantes levem um quilo de alimento não-perecível que será doado a uma instituição de caridade de Feira de Santana.
Fonte: CREF13/BA.
Falsos profissionais são conduzidos para a delegacia em Campos (RJ)
Durante fiscalização realizada em Campos e região, de 24 a 27/07, os fiscais do CREF1/RJ-ES flagraram quatros falsos profissionais orientando atividade física de forma ilegal e outras 14 irregularidades nos estabelecimentos locais.
Do total de exercícios ilegais: dois ocorreram no Parque Jardim Carioca, em Campos, em uma atividade de musculação para 15 clientes, com condução a 146ª DP; um ocorreu no Centro de São Fidélis para 13 clientes na atividade de musculação, com encaminhamento a 141ª DP; e o último ocorreu durante atividade de Treinamento Funcional para oito clientes em um ginásio de São João da Barra.
Das irregularidades encontradas, três estabelecimentos não possuíam registro de Pessoa Jurídica, três locais não possuíam Responsável Técnico nomeado no CREF, quatro salas estavam desprovidas de profissionais de Educação Física no momento da fiscalização, dois profissionais atuavam fora da área de habilitação e dois não possuíam a habilitação em Suporte Básico de Vida.
Fonte: CREF1/RJ-ES.
Boletim Eletrônico CONFEF
CREF9/PR participa do 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública
Boletim Eletrônico CONFEF
Estudantes e profissionais que já atuam no mercado de trabalho participaram, em julho, do 1º Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná. O evento, com o tema “Iluminando caminhos para o futuro da Saúde”, integrou a programação do 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública e foi promovido pelo INESCO (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná com o apoio do CREF9/PR.
Segundo o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], o objetivo do evento foi oportunizar o diálogo sobre caminhos percorridos, desafios e perspectivas para a qualificação da atuação profissional no âmbito da saúde. Em sua palestra, Branco falou sobre a regulamentação da profissão e os caminhos percorridos para consolidação da atuação do Profissional de Educação Física na Saúde Pública.
“Esse ano a regulamentação da profissão de Educação Física completa 20 anos com uma ampla oferta de cursos gratuitos em todas as regiões. O Conselho vem garantindo aos acadêmicos e profissionais de Educação Física a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos para atuarem também na área de saúde. O Ministério da Saúde criou a Resolução nº 287, onde o Profissional de Educação Física foi incluído como Profissional da Saúde”, lembrou Antonio Eduardo Branco.
Para consolidar essa abertura, o Conselho também tem buscado firmar parcerias com as instituições de ensino superior, para que as mesmas disponibilizem em sua grade curricular, mais disciplinas que tratem de saúde pública, de políticas públicas e do trabalho multiprofissional.
Fonte: CREF9/PR.
Personal de academia de luxo em Belém é presa por usar licença profissional falsa
Uma mulher foi presa, no dia 12/07, acusada de usar uma Cédula de Identidade Profissional (CIP) adulterada. Ela dava aulas em academias e condomínio de luxo em Belém. A mulher tinha uma carteira autêntica, com identificação de Jessica Fontes, porém a foto da acusada foi inserida ilegalmente no documento. A denúncia à polícia foi feita pela própria vítima.
A prisão foi realizada por agentes da Divisão de Investigações e Operações (DIOE). Ela foi pega em flagrante no momento que ministrava as atividades como instrutora na academia de ginástica do condomínio que fica localizado na avenida Augusto Montenegro.
De acordo com a Polícia Civil, o fato está sendo acompanhado pelo CREF18/PA-AP. O delegado Neyvaldo Silva, da DIOE, está responsável pelo caso.
Contravenção - O exercício ilegal de uma profissão é caracterizado como contravenção penal, segundo o artigo 47 da própria Lei de Contravenção Penal.
Em conversa com a reportagem, o advogado Caio Britto, representante do CREF, explicou que a contravenção é um delito de menor potencial, que não gera prisão. Contudo, pelo uso de falsidade ideológica (documentos) e estelionato, a acusada já está sob custódia à disposição da Justiça.
Fonte: CREF18/PA-AP
Biblioteca CONFEF recebe obra sobre Dança
Boletim Eletrônico CONFEF
A dança narra sua trajetória ao longo da história humana de uma forma multifacetada, contribuindo com a vida por meio da educação, da saúde e da arte. Esses temas chegam até nós através de pesquisas que se materializam em livros, artigos, espetáculos, eventos.
O livro “Cultura Corporal da Dança: Diálogos no universo do movimento” é uma singela obra que convida o leitor a adentrar nesse universo o qual perpassa por diversas cenas no espaço/tempo de cada autor e onde seus atores, dentro das pesquisas, são educandos, idosos, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e artistas partilhando variáveis e emoções.
A obra é voltada para professores, pesquisadores, coreógrafos, assim como para acadêmicos, bailarinos e demais pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre o universo de ações dialógicas que a dança é capaz de proporcionar.

Nenhum comentário: