sexta-feira, 5 de outubro de 2018

NOSSO SITE COM O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FISICA - CONFEF

SITE SAUDE PELA PRÁTICA VEICULA BOLETIM DO CONFEF
Boletim Eletrônico CONFEF
Praia Grande recebe 20º Seminário CREF4/SP de Educação Física Escolar
Boletim Eletrônico CONFEF
No dia 22/08, foi realizado na Praia Grande, em São Paulo, o 20º Seminário de Educação Física Escolar CREF4/SP, que contou com a presença dos palestrantes do Ciclo CREF4/SP do Conhecimento. O evento contou com cerca de 250 participantes, entre estudantes e profissionais de Educação Física.
Após a abertura da cerimônia, o Prof. Esp. Márcio Tonelli Bernardes [CREF 047805-G/SP], deu início a sua palestra sobre Educação Física Lúdicas, com o objetivo de viabilizar a todos os alunos e profissionais presentes, ferramentas práticas de integração. O tema agradou os presentes, que participaram com perguntas e comentários, especialmente sobre os aspectos legais.
Na segunda parte do seminário, o tema principal foi apresentado pelo Prof. Esp. Marcelo Grangeiro [CREF 000810-G/MA], sobre “Dança na Escola: do Ideal para o Real”. O especialista no assunto mostrou que a dança pode ser ensinada para todas as faixas etárias. Com atividades intensas e motivadores, o profissional fez uma aula mais prática do que teórica. “Realizamos atividades iniciais com o objetivo de vivenciar ações ligadas à dança, também fizemos o Método Livre de Dança, desenvolvido por mim. Trata-se de oito passos básicos que servem como referência para os profissionais iniciarem um trabalho na escola”, disse o especialista.
Conheça a agenda do Ciclo, clicando aqui.
Fonte: CREF4/SP.
CREF13/BA lança protocolo para definição de programa de exercícios
O CREF13/BA emitiu duas notas técnicas que trazem para o Profissional de Educação Física o poder de tomar decisões sobre os procedimentos que devem ser observados antes e durante a atividade física. O objetivo é padronizar condutas e procedimentos para a aplicação da avaliação pré-participação de alunos e clientes em atividades físicas, adequando às necessidades e limitações individuais e aliando aos benefícios à saúde.
Na nota técnica nº 002/2018, intitulada “Avaliação Pré-participação em Programas de Exercícios Físicos”, o CREF13/BA propõe que antes do início de programas de exercícios físicos seja feita uma avaliação com estratificação cardiovascular, incluindo a anamnese e a aplicação do PAR-Q, conforme manual presente no protocolo elaborado pelo Conselho.
A partir daí, os Profissionais poderão decidir, com total segurança, sobre o início imediato da prática da atividade física; o início com restrições; ou a não liberação para o início da prática da atividade física sem antes ser realizada avaliação médica.
Já a nota técnica nº 001/2018, “Avaliação da Aptidão Física Relacionada à Saúde”, estabelece que, após a avaliação pré-participação, é fundamental se identificar os objetivos e condições físicas dos alunos, clientes ou atletas antes de se prescrever e orientar exercícios de forma individualizada. Para isso, deve-se considerar três etapas básicas da avaliação: o que medir/avaliar, como medir/avaliar e qual o referencial a ser utilizado.
A medição/avaliação deve observar capacidade aeróbica, composição corporal, força/resistência muscular e flexibilidade e deve ser feita de acordo com três protocolos: básico, intermediário e avançado. Os Profissionais poderão usar outros testes, desde que estes contemplem o que estabelecem os protocolos.
Fonte: CREF13/BA
Em Cuiabá, indivíduo sem registro é conduzido à delegacia por exercício ilegal da profissão
Boletim Eletrônico CONFEF
Dando continuidade ao trabalho de fiscalização nos parques da cidade, o CREF17/MT, com o apoio da Delegacia do Consumidor (Decon) e do Procon Municipal, realizou, em setembro, uma nova ação da operação "Medida Certa". A iniciativa visa fiscalizar o exercício irregular da profissão. Desta vez, a operação foi realizada no Parque das Águas e no Parque Tia Nair, em Cuiabá (MT).
Durante a fiscalização, foi identificado um cidadão sem registro, ou seja, exercendo ilegalmente a profissão. Ele foi conduzido à Delegacia para lavrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Para o presidente do CREF17/MT, Carlos Alberto Eilert [CREF 000015-G/MT], a parceria veio para somar com o trabalho do Conselho, defendendo a sociedade de pessoas não habilitadas e, consequentemente, protegendo a saúde da população.
“Quero agradecer o apoio da Decon, através do Delegado Antônio Araújo, e do Procon Municipal. Estamos juntos nessa luta a favor da sociedade civil organizada. É importante ter um profissional habilitado, pois ele garante segurança ao aluno”, afirmou Eilert, acrescentando que todos os eventos de prática esportiva e estabelecimentos serão fiscalizados através da parceria.
Fonte: CREF17/MT
Jogos da Primavera de Glória são acompanhados pelo CREF20/SE
Entre os dias 10 e 14 de setembro, foi realizada a 28ª edição dos Jogos da Primavera, promovido pelo Município de Nossa Senhora da Glória, no Ginásio de Esportes Padre Leon Gregório. O CREF20/SE esteve presente, através do seu setor de orientação e fiscalização, DEOFIS, para assegurar que todos os técnicos e responsáveis por equipes fossem formados e registrados no Conselho.
“Onze escolas foram fiscalizadas, assim como 11 pessoas, sendo que apenas uma pessoa estava sem registro no CREF, a qual foi autuada e dado o prazo para ir se registrar no Conselho, ” informou o supervisor de orientação e fiscalização do CREF20/SE, Diego Vidal [CREF 001363-G/SE].
Segundo Diego Vidal, em toda e qualquer competição esportiva escolar os técnicos de equipes devem possuir o registro no Conselho Regional de Educação Física. A falta do registro profissional caracteriza exercício ilegal da profissão, constituindo contravenção penal prevista no Decreto-Lei nº 3.688/41.
Fonte: CREF20/SE.
Boletim Eletrônico CONFEF
CREF15/PI-MA inaugura sede própria
Boletim Eletrônico CONFEF
Em setembro, quando completou três anos de implantação, o CREF15/PI-MA inaugurou a sua sede própria na cidade de Teresina. O espaço está localizado na Rua 1º de maio, 2024 – Primavera. CEP: 64002-510 Teresina – PI.
Para o presidente do CREF15/PI-MA, Danys Queiroz [CREF 000179-G/PI], são muitos os motivos para comemorar, entre eles a ótima relação com a categoria, poder legislativo, sindicato patronal das academias e Instituições de Ensino Superior (IES).
Fonte: CREF15/PI-MA.
Pesquisa pretende mapear o valor e a percepção do papel da Educação Física Escolar como meio de promoção da saúde
Mapear a valoração e percepção do papel da Educação Física Escolar como meio de promoção da saúde é o objetivo da pesquisa realizada pelo profissional de Educação Física Júlio Cesar Nasário [CREF 002157-G/SC], e que servirá para a tese de Doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC – Santo André – SP. A pesquisa pretende levantar dados pois, apesar de diversas propostas pedagógicas para a Educação Física Escolar e programas para a saúde, os números de obesidade continuam aumentando. A pesquisa está disponível aqui e leva aproximadamente 10 minutos para ser preenchida.
Podem participar da pesquisa profissionais e acadêmicos da área da Saúde e a coleta será até 31 de outubro. Todos os dados serão confidenciais e as informações obtidas no estudo serão mantidas em sigilo respeitando os princípios contidos na Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Posteriormente, as informações serão organizadas, analisadas, divulgadas e publicadas.
Fonte: CREF3/SC
CREF19/AL realiza fiscalização em parceria com Secretaria de Segurança Comunitária
Boletim Eletrônico CONFEF
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e o CREF19/AL realizaram, no dia 27/09, fiscalização dos espaços públicos na orla marítima, num trecho entre a Pajuçara e a Jatiúca, em Maceió.
Segundo o coordenador geral de Controle de Atividades no Espaço Público, coronel Adilson Bispo, a ideia é garantir que todos os profissionais de Educação Física estejam habilitados a desenvolver as aulas e atividades. “Essa é a primeira etapa e tem um caráter educativo, no sentido de orientar os profissionais que estão ocupando o espaço público da faixa de areia da orla marítima, para que possam formalizar uma autorização junto à Semscs. Vamos dar continuidade nas próximas semanas”, orienta.
Durante a ação, o agente de fiscalização do CREF19/AL, Antônio Neto, falou sobre a importância da fiscalização e disse que o objetivo principal do órgão é garantir que a população seja orientada por profissionais qualificados. “Isso dá uma segurança ao aluno, inibindo que pessoas leigas orientem qualquer tipo de exercícios sem que possuam formação”, diz. Ele destaca, ainda, que o segundo objetivo é falar da importância da autorização concedida pela Semscs, para que o profissional possa utilizar legalmente o espaço público para fins privados e obedeça às normas.
Fonte: Cada Minuto
Não votou nas eleições do CREF? Justifique sua ausência
Os profissionais de Educação Física que não votaram nas eleições dos CREFs, no último mês, podem enviar a justificativa de ausência por escrito ao Conselho.
Os votos recebidos após às 17 horas do dia da votação presencial, já são considerados justificativa de voto. Verifique se o seu voto foi computado na listagem de votantes junto ao CREF.
Acesse a lista com os contatos de cada CREF aqui.
CLIPPING
 
 
 NOTA DO EDITOR DO SPP
  Em contato com o Walfrido, do CONFEF e com a anuência do presidente JORGE, estaremos a partir do dia 8 falando direto do Rio de Janeiro, na cobertura até o dia 11 de novembro do CONGRESSO DO SISTEMA CONFEF/CREFS que dá ênfase aos 20 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
 Além dos boletins estaremos com matérias nesse site e no jornal SAUDE PELA PRÁTICA, na edição do mês de dezembro.
( CLERY - EDITOR )
 
 

Nenhum comentário: