quinta-feira, 1 de novembro de 2018

NOSSO SITE COM O COMITE OLIMPICO DO BRASIL


COB chega a Natal (RN) para organizar a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude entre 12 e 25 de novembro
Novo modelo da etapa nacional terá intensa programação educativa e cultural e a participação de uma delegação do Japão
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está em Natal (RN) para organizar a maior etapa já realizada dos Jogos Escolares da Juventude, entre os dias 12 e 25 de novembro. Remodelada esse ano, a principal competição estudantil do país terá a participação de mais de 5 mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e uma delegação do Japão. O Centro de Convivência do evento, em Ponta Negra, vai receber pela primeira vez atletas das duas categorias de idade - 12 a 14 e 15 a 17 anos, de 2.136 escolas de todo o país. Além das competições, diversas atrações culturais e educativas farão parte do evento.
 
“A expectativa para a etapa nacional é muito boa. O COB, o governo do Rio Grande do Norte e os estados participantes estão se preparando para entregar um excelente evento, que permitirá uma experiência inesquecível para a juventude esportiva brasileira e também para delegação do Japão”, disse André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares.
 
A delegação japonesa contará com 23 pessoas, entre atletas, treinadores e oficiais de quatro cidades que irão receber os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Hamamatsu, Sagamihara, Saitamanisa e Chuo. 
 
A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa. Além das quatro coletivas, basquete, futsal, handebol e vôlei, também serão realizadas disputas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.
 
Para organizar a classificação das equipes dos esportes coletivos para a etapa nacional, durante três semanas de setembro uma caravana do COB passou por Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC), sedes das três etapas regionais do novo formato dos Jogos Escolares. Ao final das três competições, 96 equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei, todas no masculino e no feminino, nas duas categorias de idade, conquistaram a vaga para a etapa nacional da competição.
 
“As etapas regionais foram um sucesso tanto de participação quanto de operação. Estamos muito felizes com a mudança de formato, que gera otimização de recursos e possibilita que mais cidades possam receber o evento, aumentando ainda mais a abrangência da competição. Tivemos ótimos retorno das delegações, mas agora vamos para nosso maior desafio, que é a organização da nova etapa nacional, com números grandiosos”, disse André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares. 
 
Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares. Outra competição que tem diversos atletas oriundos dos Jogos Escolares são os Jogos Olímpicos da Juventude. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, no mês passado, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades são oriundos da maior competição escolar do país. 
 
Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte. Em Natal, mais uma vez os jovens terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. 
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Atenciosamente,
Comunicação – Relações com a Imprensa
Christian Dawes / Daniel Varsano
Tels: 21-2494.2085-
 imprensa@cob.org.br

nota do EDITOR -  Aproveitamos a notícia do colega DAWES e solicitamos a ele para que faça uma matéria com os japoneses. (CLERY)

Nenhum comentário: