sábado, 17 de novembro de 2018

VOLTANDO COM A COBERTURA DO II CONGRESSO NACIONAL DO CONFEF



  SISTEMA CONFEF/CREFS COMEMORA 20 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL




Windsor Barra Hotel, Rio, foi sede de 8 a 11 de novembro do II CONGRESSO NACIONAL DO SISTEMA CONFEF/CREFS. Participaram 20 CREFS, com palestras e homenagens. QUILISPORT realizou a cobertura para a Rádio Imembuí, site e jornal SAUDE PELA PRÁTICA. ( Editorial, págs.4,5 e 6)

20 ANOS DO SISTEMA CONFEF/CREFS



Editorial___________________________________
SISTEMA CONFEF/CREFS

COMEMORA 20 ANOS
O Jornal SAUDE PELA PRATICA tem 25 anos e,  ao longo de sua história,  acompanhou a luta pela REGULAMENTAÇÃO da PROFISSÃO. Esteve presente na posse da primeira diretoria em 1999, no Congresso Internacional de Educação Fisica de Fóz e registra nessa edição o momento histórico dos 20 ANOS da Regulamentação da EDUCAÇÃO FISICA no Evento do CONFEF na cidade do Rio de Janeiro.
      O Conselho Federal de Educação Física – CONFEF reuniu na cidade do Rio de Janeiro, todos os 20 Conselhos Regionais de Educação Física – CREFS do país no II CONGRESSO NACIONAL DO CONFEF, no Windsor Barra Hotel. Foi um Encontro de Trabalho e homenagem àqueles que atuaram no SISTEMA CONFEF/CREFs. (na página 5, o Editor está com uma coluna fazendo registro desse momento.)
       O SPP veicula nas páginas 4,5 e parte da pagina 6,  matérias sobre a realização do Evento que foi de trabalho e comemoração (foram prestadas várias homenagens aos primeiros Conselheiros, atuais e presidentes dos 20 Conselhos Regionais de todo o país. Além disso, políticos que apoiam e ou se comprometeram de apoiar a EDUCAÇÃO FÍSICA.
     O SPP não poderia deixar de registrar que a partir, de 2019, O Brasil terá um novo Presidente – inclusive é professor de Educação Física - um mesclado Senado, Câmara de Deputados Federais e Estaduais e novos Prefeitos. Sem dúvidas, há uma expectativa muito grande a respeito da condução desse país. Estejamos em alerta.
      O SPP está no seu ano 25, resultado de muita disposição, garra, e determinação no propósito de ter um Veículo ativo na COMUNICAÇÃO ESPORTIVA.  Roga-se a DEUS, que se possa continuar em caminhos retos, vencendo os obstáculos e oportunizando  aplausos na arquibancada, colocando sempre a EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTE no PÓDIO.
BOA LEITURA.





R E G I S T RO_______________________________________________
QUILISPORT ENTREGA PLACA  DE HOMENAGEM AO CONFEF

Por ocasião da realização do II Congresso Nacional do CONFEF, a QUILISPORT, através de seu diretor, que estava no Rio, como Conselheiro do CREFRS e realizador da Cobertura do Evento para a Rádio Imembuí e Site/jornal Saúde Pela Prática, fez uma Homenagem ao CONFEF, entregando ao Presidente JORGE STEINHILBER, uma PLACA que registra o reconhecimento pela passagem dos 20 ANOS da REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO, nela constam as logomarcas da QUILISPORT, CAEL-SM e o jornal SAUDE PELA PRATICA
 QUILISPORT REGISTRA 20 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE EDUCAÇÃO FISICA NO RIO  DE JANEIRO




EDUCAÇÃO FISICA

DO  BRASIL

ESTEVE NO PÓDIO

PALESTRAS

E HOMENAGENS
De 9 a 11 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro (Windsor Barra Hotel) foi sede da EDUCAÇÃO FISICA nacional, na prática. O CONFEF promoveu o II CONGRESSO NACIONAL com a participação dos 20 Conselhos Regionais de Educação Física do país. Foram realizadas várias mesas redondas com temas relacionados à Profissão, reuniões de Comissões de Trabalho; Cursos paralelos para Profissionais e Acadêmicos de Educação Física e homenagens a Entidades e Pessoas que estiveram e estão com o SISTEMA CONFEF/CREFS do Brasil.




TUNEL DO TEMPO HISTÓRICO

DO SISTEMA CONFEF/CREFS DO BRASIL
 Temos o orgulho de estar fazendo parte dessa história
 Jorge, Presidente do CONFEF, com Diretoria e Conselheiros e Funcionários junto com os 20 CREFS do Brasil coordena com maestria o SISTEMA CONFEF/CREFs.



POSICIONAMENTO__________________________

                               

                                                *Clery Quinhones de Lima

QUILISPORT , através da Rádio Imembuí, do site e do  Jornal SAUDE PELA PRATICA, que,  tem 25 anos e,  ao longo de sua história, acompanham  a luta pela REGULAMENTAÇÃO da PROFISSÃO junto ao Congresso Internacional de Educação Física de FOZ ( 33 anos),  que teve a culminância no dia 1º de setembro de 1998,  a promulgação da Lei 9696/98 e agora, na qualidade de Conselheiro do CREFS e jornalista,  estivemos na cidade do RIO, na comemoração dos 20 ANOS da Lei.

      O Conselho Federal de Educação Física – CONFEF reuniu na cidade do Rio de Janeiro, todos os 20 Conselhos Regionais de Educação Física – CREFS do país no II CONGRESSO NACIONAL DO CONFEF, no Windsor Barra Hotel. Foi um Encontro de Trabalho e homenagem àqueles que atuaram no SISTEMA CONFEF/CREFS nesses 20 ANOS.
     Foram homenageados os 18 primeiros Conselheiros  do CONFEF, os Conselheiros atuais e os Presidentes de todos os 24 CREFs do Brasil. Além de políticos que atuaram em favor da EDUCAÇÃO FISICA, principalmente os deputados federais, Maria Laura Carneiro e Evandro Roman, assim como o carioca Luiz Lima, ex-atleta olímpico da natação, que foi eleito deputado federal.
    Cada Conselheiro participante do CONGRESSO recebeu uma medalha do CONFEF alusiva aos 20 ANOS da Regulamentação, assim como um kit com publicações do CONFEF..
    Um dos momentos marcantes do CONGRESSO foi a fala do professor JORGE STEINHILBER, presidente do CONFEF, que, com equilíbrio, entonação, leu um texto fundamentado na sua vivência da luta pela regulamentação e os 20 ANOS comemorados no RIO - esse relato foi recheado de ilustrações.
    Vimos uma perspectiva otimista para a profissão, damos ênfase que o trabalho ganha espaços e tem tido a correspondência da comunidade, no entanto frisamos  a luta da Categoria tem que ter continuidade e com muita seriedade, compromisso e integrada com as Instituições formadoras dos Profissionais. Esperamos vingar a  sensibilidade do legislativo e Executivo para aprovação em definitivo  da obrigatoriedade da Educação Física nas primeiras séries do fundamental e que seja aplicado em todo o país “
     Parabéns SISTEMA CONFEF/CREFS e FIEP Brasil pela parceria, contem com QUILISPORT, honra, verdade e determinação têm sido elementos chaves no nosso trabalho em pról da difusão da COMUNICAÇÃO ESPORTIVA.
         Amigos, agradecemos a DEUS, pela oportunidade e o SPP renova a confiança no SISTEMA CONFEF/CREFS e a certeza de longa vida.

(Profissional de Educação Física, Jornalista, Escritor, diretor de QUILISPORT e Editor do site e jornal)

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO NO RIO
9 DE NOVEMBRO
14h30 – O Profissional de Educação Física nas Políticas Públicas de Saúde
Conferencistas: Sebastião Gobbi, Marcelo Ferreira Miranda e Paulo Sergio Cardoso da Silva
Moderadora: Elisabete Laurindo de Souza 


16h30 – A Profissão de Educação Física no Contexto Legislativo
Conferencistas: Deputado Federal Evandro Rogerio Roman e Deputado Federal Luiz Lima
Moderador: Jorge Steinhilber 


19h – Solenidade Comemorativa pelos 20 anos da regulamentação da Profissão de Educação Física


10 DE NOVEMBRO
9h – Aspectos Jurídicos da Profissão de Educação Física
Conferencistas: Francisco Glauberto Bezerra – Promotor de Justiça (MP-PROCON/PB)
Aline Soares Martins – Ministério do Trabalho e Emprego – CBO
Moderador: Ângelo Vargas ;

 11h – Ser Conselheiro.  Conferencistas: João Batista Andreotti Gomes Tojal e Iguatemy Maria de Lucena Martins
Moderador: Sergio Kudsi Sartori 



14h30 – Consolidação de uma categoria profissional
Conferencista: Antônio Ricardo Catunda de Oliveira
Moderadora: Valéria Sales dos Santos e Silva 


15h40 – Registro Profissional: Desafios e Perspectivas
Conferencista: Claudio Augusto Boschi
M
oderador: Marino Tessari 


17h00 - Regulamentação da Profissão: Conquistas e Perspectivas
Comissões Assessoras do CONFEF
Moderadora: Iguatemy Maria de Lucena Martins

11 DE NOVEMBRO – Manhã – Reunião das Comissões de Educação Fisica Escolar, de Fiscalização, de Ética e  Curso Superior.


Comissão de Educação Física Escolar – Presidente Jorge (microfone)  destaca o trabalho do Coordenador Catunda e os integrantes Elisabete e Sartory



MEMÓRIA ________________________________________________
ATA DA REUNIÃO DA FUNCEP
No momento em que se comemora os 20 ANOS da REGULAMENTAÇÃO da Profissão é importante se registrar que no dia 22 de novembro de 1983, na sala 203 da FUNCEP, em Brasilia, reuniram-se presidentes de APEFs, Coordenadores e representantes de Cursos de Educação Física do Brasil,  visando a criação de um Órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercicio da Profissão. Foi secretário dessa reunião, o professor Laércio. Está registrado no site: www.confef.org.br/confef/conteudo/558
        O Secretário Laércio relata que  depois de análise do ante-projeto aprovado e, após as reformulações propostas e aprovadas, chegou-se a um documento cuja a responsabilidade de exposição de motivos para encaminhamento ao Poder Legislativo, ficou a cargo dos professores Benno Becker Júnior e Antônio Amorim. O professor Eugênio da Silva Corrêa solicitou que, em virtude do adiantado da hora, passou das 2 h do dia 23, demonstrando a persistência, interesse e o extenso trabalho realizado, os professores que permaneceram até o final da reunião tivessem menção especial em ata.
      O Jornal SAUDE PELA PRÁTICA, em consonância com o encaminhamento, conforme ata, relaciona as pessoas que ficaram até ao final: •  Admir N. Moreira - FUMT , . Aladi de Lima - GO ,  Alberto Teixeira Filho - UFS ,   Almir M. Silva - UFRJ •  Antônio G. Amorim - UFRJ •  Apolônio A. do Carmo - UFU  •  Benno Becker Júnior - FEEVALE - COPED  •  Cleber S. Adão - UFV  •  Elcie Helena C. Rodrigues - ESEFEGO  •  Eráclia Melcherts - UFPr  •  Eugênio S. Corrêa - FICAB  •  Felicidade Vieira - ECEF/RJ  •  Félix D'Avila - SEC/PR  •  Flávia da C. Bastos - EEF da USP  •  Francisco Manoel de A. França - UFPE  •  João B. da Silva - UFPB  •  Kenji Kido - UFMT  •  Koiti Anzai - UFMT  •  Laércio Elias Pereira - UFMA  •  Maria Consuelo Aguiar - ESEFEGO  •  Mauro G. de Mattos - ESEF - Pelotas  •  Paulo David da Silva - FUFMA  •  Paulo de Campos - FEFSCarlos  •  Pedro J. Winterstem - UNIMED •  Valda da C. N. Ribeiro -UFMT  •  Valmir Gomes - UFSC  •  William Albuquerque - UFV  •  Zairo M. de Azevedo - F.U.E. de Mossoró
Em tempo  A referida ata faz menção aos professores BENNO BECKER JUNIOR  e ANTONIO AMORIM que levaram os documentos para a discussão .




FIEP INTEGRADA AOS CREFS DO BRASIL

A  FIEP Mundial ( quase Centenária – 2023)  e do Brasil ( 70 anos – 2019) sempre estiveram na luta para a legalização da Profissão de EDUCAÇÃO FÍSICA. A FIEP sempre foi voz muito forte, principalmente no CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA DE  FOZ DO IGUAÇU. Agora na comemoração dos  20 ANOS, no Rio, a FIEP esteve presente com 16 Delegados também Conselheiros de CREFS.
 
Conselheiros de CREFS, que também integram Delegacias de FIEPs de vários estados brasileiros.
(Da esquerda para a direita) – Pedro-SP, Rubens- GO, Telino e Well – PE, Clery – RS, Hederaldo –RN, Paulo Roberto –BA, Sandra – PA, Almir – PR, Carlos – MT, Manfrin – MS, Daniel –DF, Julimar – PR, Jorge – PA e Castro - AC


LUIZ LIMA:”Quero ser o Deputado da EDUCAÇÃO FÍSICA.”


Uma das atrações no CONGRESSO NACIONAL do SISTEMA 
CONFEF/CREFS foi o atleta olímpico, da natação, Luiz Lima , que recentemente foi eleito com mais de 100 mil votos no estado do Rio de Janeiro.
             O Profissional de Educação Física LUIZ LIMA, além da sua experiência de ex-atleta da natação, com disputa de OLIMPIADAS  e Campeonatos Mundiais, foi gestor público, no Ministério do Esporte e atualmente dirige um projeto de natação na Praia de Copacabana.


Profissionais de Educação Física e deputados LIMA e EVANDRO

    LIMA, hoje autoridade do Legislativo Federal, foi um dos mais procurados no Congresso.Aliás ele, em sua fala,  numa das Mesas Redondas, prontificou-se, colocando a disposição dos colegas Profissionais de Educação Física para que enviem sugestões. Declarou:” Toda a minha vida foi voltada para o esporte e na qualidade de Profissional de Educação Física, hoje eleito deputado federal e isso , graças ao meu desempenho no esporte e no social, não seria outra a minha atitude senão já me antecipar e dizer que – quero ser o DEPUTADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA na Câmara Federal.”
   




QUILISPORT , orgulhosamente, esteve presente em mais um grande momento da EDUCAÇÃO FISICA BRASILEIRA. O seu Diretor, Delegado da FIEP e também Conselheiro do CREFRS realizou a cobertura para a Rádio IMEMBUÍ e site e jornal SAUDE PELA PRÁTICA. QUILISPORT anuncia igual trabalho a ser realizado na cidade de FOZ DO IGUAÇU, no 34º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

(CLERY- EDITOR)












Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela cobertura do evento e também.por nos manter informado sobre as ações realizadas pelo nosso Confef que muito contribui pelo avanço na profissão.