domingo, 27 de janeiro de 2019

NOSSO SITE COM A SAUDE DO PAIS

MINISTERIO DA SAUDE E CONFEF DISCUTEM IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FISICA



O encontro faz parte da estratégia de fortalecimento do diálogo entre o Ministério e os conselhos profissionais

                                                                                                                                                                                          Foto: Natalia Pinheiro
Com o objetivo de estreitar as relações com os setores para a formulação conjunta de políticas públicas, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) reuniu-se, nesta quarta-feira (23), com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). O diálogo abordou, principalmente, a importância do profissional de Educação Física para desempenhar o trabalho de supervisão e de formação de atividades físicas.
“A participação dos profissionais de Educação Física em uma equipe multiprofissional pode contribuir para melhorar a qualidade da assistência prestada à população na área da saúde”, ressaltou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro. O presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber destacou a importância de a atividade ser exercida por profissionais formados. “A atividade física pode curar e prevenir, mas também pode lesionar, se não for feita por profissionais da área”, afirmou.
A secretária Mayra Pinheiro também convidou o CONFEF para participar de reuniões mensais entre o Ministério da Saúde e os demais conselhos de profissionais da saúde, com o objetivo de estreitar as relações entre todas as categorias para a formação e discussão de ações na área da saúde.

SGTES

                       A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

CONFEF

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) tem sede no Rio de Janeiro e nasceu em setembro de 1988, quando a Lei nº 9696/1988, que regulamentou a profissão de Educação Física e criou os conselhos regionais e federal de Educação Física, foi sancionada. A missão do CONFEF é garantir à sociedade que o direito constitucional de ser atendida na área de atividades físicas e esportivas seja exercido por profissionais de Educação Física.


Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES - Atendimento à imprensa.

NOTA DO EDITOR - A saber que o CREFRS já está inserido nesse processo, pois acompanha, através da sua COMISSÃO DE SAUDE e apoio do CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE de SANTA MARIA e inclusive já elaborou um DOCUMENTO, que já foi enviado ao CONFEF, no dia 10 de janeiro de 2019, colaborando com essa demanda que o SISTEMA CONFEF quer aproximação forte com a SAUDE, em que o CREFRS justifica a necessidade do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA junto aos programas e projetos da SAUDE no país. CREFRS embasa de forma legal. (CLERY - EDITOR)

Nenhum comentário: