segunda-feira, 27 de maio de 2019

CONFERENCIA ESTADUAL DE SAUDE - site do CES

8ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do RS começou hoje no Auditório Araújo Vianna e já bate recorde de público

Foto: Danilo Castro - Jornalista do CNS

Iniciou-se na manhã desta sexta-feira (24), a 8ª Conferência Estadual de Saúde no Auditório Araújo Vianna, localizado no Parque Farroupilha (Redenção) em Porto Alegre. A Conferência reúne cerca de 3.500 gaúchos e gaúchas de todos cantos do estado, por uma só finalidade, discutir a situação do nosso sistema de saúde disponível à população, corrigindo as deficiências do SUS, confirmando o correto e discutindo o novo.

Para chegar a etapa estadual, 406 municípios realizaram suas conferências municipais de saúde, reunindo pessoas advindas dos segmentos de: usuários do SUS, gestão, trabalhadores, prestadores e pessoas da sociedade civil, dos diferentes municípios do Estado. Foram aproximadamente 10.000 diretrizes e propostas dos três eixos a seguir: Saúde Como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. Após um amplo e exaustivo trabalho, a comissão de formulação e relatoria destacou 206 propostas que serão discutidas ao longo desta conferência e votadas no último dia, domingo (26), com intuito de serem selecionadas para etapa nacional, marcada para o mês de agosto do corrente ano em Brasília – DF.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS, Fernando Pigatto, "quando falamos sobre saúde e democracia, o tema principal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), refletimos sobre o que aconteceu com nosso sistema de saúde, os avanços, onde retrocedeu e o que pode melhorar. Tudo isso, mostra que cada vez mais devemos nos unir em defesa da democracia e do SUS.", afirmou.  

Clique aqui para ter acesso a fala completa de Fernando Pigatto, presidente do CNS.

Logo após, o presidente do CES/RS, Claudio Augustin, saudou a todos ali presentes por contribuírem com o maior número de conferências municipais de saúde já vistas na história do Rio Grande do Sul. Augustin afirmou que o relatório final do evento, além de contribuir com a 16ª CNS, contribuirá também com o Plano Estadual de Saúde. 

O presidente do CES, informou que foram 2.060 Delegados titulares, 1.126 Suplentes e mais de 300 convidados já inscritos no evento, fora os que se inscreverão ao longo do dia.

Clique aqui para ter acesso a fala completa de Claudio Augustin, presidente do CES/RS.

 

A partir destas falas, a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, se diz emocionada e agradecida por todos os municípios que realizaram as suas conferências, exaltando as ações de políticas públicas na área da saúde e reconhecendo que este evento está se encaminhando para ser a maior conferência de saúde já realizada no estado do Rio Grande do Sul, sendo o maior evento da democracia participativa dos últimos anos. 

Clique aqui para ter acesso a fala completa da Secretária Estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann.

Além da secretária estadual, presidente do CNS e CES/RS, também compuseram a mesa de abertura Maria Letícia de Oliveira Garcia, coordenadora geral do Conselho Municipal de Porto Alegre - CMS/POA, Diego Espíndola, presidente do COSEMS e Jaqueline Silveira, representando o Núcleo do Ministério da Saúde.


Nenhum comentário: