
Apesar da chuva, mais de 2 mil pessoas( delegados usuários, trabalhadores da saúde, gestores/-/Prestadores de Serviços , do CES-RS e eleitos pelos CES-RS) de 409 municipios gaúchos, iniciou nesta sexta-feira, dia 24 e prossegue até o dia 26, domingo, teve o primeiro dia da 8a. COMFERENCIA ESTADUAL DE SAÚDE
Secretria Estadual de Saúde do RS
Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Parte dos participantes contaram até 80, pela morte do Rio de Janeiro
Antes da abertura oficial teve apresentação de um teatro "Quem sou Eu"
Autoridades e público fez a ciranda, integração total
Depois da apresentação teve a composição da mesa da solenidade de abeertura constituida pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto; Presidente do CES -RS, Claudio Augustin; Arita Bergamann, Secretária de Educação do Governo Estadual do RS, do Conselho Municipal de Saude de PA, Diego Espindola, Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde - COSEMS - RS.
Momento do HINO NACIONAL BRASILEIRO
Presidente PIGATTO do CNS
Presidente AUGUSTIN do CES -RS
PALAVRAS - As autoridade se manifestaram dando enfoques sobre o momento hoje da SAUDE no Brasil, dos seus percalços e a inportância da CONFERENCIAS que aconteceream nos Municípios brasileiros e agora acontecem nos Estados e elegem delegados para a CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE em Brasilia, de 4 a 7 de agosto de 2019
Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Presidente do Conselho Estadual de Saude - RS
Autoridades posam em frente do palco oficial
FIEP-RS presente na CONFERENCIAParte dos participantes contaram até 80, pela morte do Rio de Janeiro
Grupo de Trento - Italia vieram conhecer a vivenciar uma CONFERENCIA DE SAUDE no Brasil
MESA SAUDE COMO DIREITO -
A Reitora da Universidade Federal de Alagoas , Macéio, que esteve aqui na CONFERENCIA ESTADUAL, há 4 anos, se manfestou com muita propriedade, pela sua vivência na área da SAUDE. Disse que são muitos pontos que foram discutidos e contemplado na Conferencia passada, estão novamente colocados em pauta. Portanto enfocou que é necessário de uma ação integradora e mais forte junto aos GESTORES, para que se avance em coisas mínimas que podem melhorar a saúde.
FINANCIAMENTO DO SUS - Foi enfoque que teve a participação da Secretaria Esradual de Saúde, do Conseho dos Secretários de Saúde do RS e do CES-RS. Cláudio Augustin, do CES, mostrou um estudo de gastos do Governo Federal e do RS, na saúde, disse se o dinheiro já é pouco é necessário de que ele seja melhor ocupado.
SANTA MARIA - O Município do centro do estado do RS, deve ter sido o Município brasileiro que mais realizou pré-conferencias, que foram 39 e está na CONFERENCIA ESTADUAL com 24 pessoas
PALAVRA DO EDITOR - Na qualidade de Profissional de Educação Fisica, jornalista, Conselheiro do CREFRS e com isso faz parte do CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE DE SM, ainda participa da COMISSÃO INTER-INSTITUCIONAL DA SAUDE DO TRABALHADOR - CIST do CES-RS, sentimo-nos capacitados para registrar os fatos desse Evento grandioso do estado do RS, em seu primeiro dia.
Positivamente pelo grande envolvimento de usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços/gestores de 409 municipios, ainda delegados do CES e o percentual de delegados eleitos pelo Regulamento Nacional. Os debates foram qualificados e foram em cima de pontos que focam a realidade da saúde do país e enfoques de que deva o povo ser mais participativo e até ir para rua, a fim de que os Gestores sintam que o povo não está contente. Interessante o registro do Espindola, Presidente do Conselho dos Secretários de Saude do Estado. Fez uma relação politica do Governo Federeal da posição de Presidentes. Citou Janio Quadros e Collor, que não apresentaram plano de Governo e foram enfaticos em ser duros com a corrupção e desmandos e esses não se mantiveram no Governo e ai fez um paralelo com BOLSONARO, que teve atitude igual e certmente projeta o não fechamento de Governo.
Quando os palestrantes dizem que precisa as Instituições, que representam a população devem ser mais duras, cobrar mais tem razão. Porque só com pressão que os Governante cedem.
Vamos ver o que acontece amanhã, nas discussões das propostas com 40 grupos durante o dia e volta no domingo ao ARAUJO VIANNA para a plenaria final, escolha de delegados para a CONERENCIA NACIONAL em Brasilia.
( CLERY - EDITOR )
Nenhum comentário:
Postar um comentário