domingo, 28 de julho de 2019

COMENTÁRIO JOGOS PAN DE LIMA



JOGOS PAN-AMERICANOS,
A OLIMPIADA DAS AMÉRICAS
Desde a última sexta-feira, a cidade de Lima – PERU, sedia os JOGOS PAN-AMERICANOS, que se constitue, indiscutivelmente, como a OLIMPIADA DAS AMÉRIAS. Alíás, todos os CONTINENTES tem as suas maiores competições reunindo povos que integram seus blocos.

          Para nós que vivemos as OLIMPÍADAS, desde 1992, em BARCELONA e continuamos todas, na sequência, e estamos indo para a segunda pré-cobetura de TOKYO 2020, no dia 11 de agosto  (havíamos estado no Japão, em agosto de 2017) e que vivemos, alguns de longe, a cobertura de vários PAN-AMERICANOS,  tendo o PAN 2007, do RIO, o mais presente, inclusive de saudosa memória, porque fomos “hóspede do nosso querido TUBINÃO, durante a realização dos JOGOS, no RIO e estivemos com ele a VERA e seus filhos, na solenidade de abertura no Maracaná, é motivo de muita satisfação, e esse de LIMA, um gosto especial, pois é na nossa AMÉRICA e uma cidade que ainda iremos conhecer (só não nos preparamos para estar nesses JOGOS, porque tínhamos esses compromissos de cobertura – CONGRESSO CARIOCA, CONFERENCIA NACIONAL E a IDA AO JAPÃO.
            Os PANs servem, além da integração entre os países, através do esporte , das Américas, em muitas modalidades, como classificatórias para a OLIMPIADA DE TOKYO 2020. Por isso os PANs revestem-se de uma importância muito grande, além de avaliar e estarem disputandos os países das Américas, buscam a tão sonhada vaga para os JOGOS OLIMPICOS.
          E aí a pergunta? Quem vence? Indiscutivelmente o favorito são os ESTADOS UNIDOS, a força do passado, que inclusive foi campeã já de PAN, CUBA decaiu, principalmente no que tange a força esportiva que foi exemplo ao mundo e teve, ao longo dos anos, a saída de mutos seus atletas.
          Então, fica as demais posições entre BRASIL, CANADÁ, MÉXICO e o próprio PERU, que é sede, que nessa situação , normalmente, crescem no quadro de medalhas.

( em construção...)

Nenhum comentário: