quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

QUILISPORT NA COBERTURA DO CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇAÕ FIISICA



 NOSSO SITE NA COBERTURA DO 34º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA DE FOZ






Editorial___________________________________
MEMÓRIA VIVA
O Jornal SAUDE PELA PRATICA, nesse ano de 2019, entra no seu 26º ano de existência e, orgulhosamente,  continua firme nos seus propósitos estabelecidos desde a sua fundação ema agosto de 1994 e tem contribuído para que, em parte,  a história da EDUCAÇÃO FÍSICA seja registrado pelas AÇÕES DA FIEP e pelo SISTEMA CONFEF/CREFS.  Vive-se os 70 ANOS DA FIEP BRASIL e dos estados: MINAS, RIO, SÃO PAULO e RIO GRANDE DO SUL. E, o CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA de FOZ DO IGUAÇU, com o seu tradicional Evento, em sua 34ª. Edição, dá a largada exitosa para a comemoração em todo o Brasil dos festejos a mais velha ENTIDADE da EDUCAÇÃO FÍSICA do Mundo, que em 2023 fará 100 ANOS.

             O SPP que  contou tudo sobre a comemoração pelo SISTEMA CONFEF/CREFS na cidade do Rio de Janeiro, em novembro 2018, dos 20 ANOS da regulamentação da Profissão, conta , parte da história dos 70 ANOS DA FIEP e terá um ENCARTE ESPECIAL, na edição conjunta de FEV/MARÇO/2019, com a complementação que acontecerá em FOZ e a parte da programação que se estenderá por todo o ano, no Brasil inteiro, com atuações, principalmente do Projeto SEM FRONTEIRAS DA FIEP, com seus grupos 1 e 2, nos estados do RS e Minas Gerais.
            Nas páginas 4 e 5, a Editoria faz um resumo do surgimento da FIEP BRASIL, que , ao longo dos anos, se alastrou por todo o país e hoje tem um estreito relacionamento com o SISTEMA CONFEF/CREFRs, tendo em vista que dos 20 CREFS, 17 CREFS tem fiepanos nas suas composições.
            SPP lança, mais uma vez, a proposta de que o Projeto SEM FRONTEIRAS, que leva a educação física ao território nacional, tenha ainda mais apoio do CONFEF. O trabalho poderia ser estendido ainda com mais efetividade.
            SPP, ao iniciar o ano de 2019, declara a sua expectativa de como será conduzido o esporte com os novos governos (federal e estaduais) que assumem para o próximo quadriênio. A situação não é boa, ninguém se engana com isso, urge o alerta de ações integradas e consistentes dos  organismos existentes no país, que têm de fazer a sua parte.
            Que venha 2019. Com fé, garra e a responsabilidade, em frente. Deus no comando.
  
BOA LEITURA.
O EDITOR

Editorial publicado no jornal SAUDE PELA PRATICA, edição de jan/2019



CONGRESSO DE  FOZ DO IGUAÇU LANÇA A COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA FIEP BRASIL

Embora seja do conhecimento público, a marca dos 70 ANOS da FIEP BRASIL será lançada oficialmente, no CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA em Foz do Iguaçu, de 12 a 16 de janeiro de 2019. (em selo comemorativo, camisetas, banners e a própria história). Professor, Dr. Almir Gruhn, atual presidente da FIEP MUNDIAL e DELEGADO DO BRASIL  é um dos entusiastas que conseguiu constituir a história da FIEP BRASIL e lançara o MEMORIAL DOS 70 ANOS, na Casa da EDUCAÇÃO FÍSICA em Fóz.
          SURGIMENTO – A FIEP Brasil surgiu com 4 brasileiros que estiveram num CONGRESSO INTERNACIONAL em Bruxelas – Bélgica em 1949: Professores SILVIO RASO, Minas Gerais: ALFREDO COLOMBO – Rio de Janeiro; ANTONIO BOAVENTURA – São Paulo e JACINTHO TARGA – Rio Grande do Sul e paralelamente ao Brasil e esses 4 estados fazem 70 anos , as DELEGACIAS do URUGUAI, ARGENTINA e CHILE.
           FIEP NO BRASIL – A sede da FIEP BRASIL está em Foz e ela tem Delegacias Regionais em todos os 26 estados e DF. A composição da FIEP é de Delegados de Honra, Delegados Regionais e Adjuntos. Hoje, a FIEP BRASIL contabilizar 386 delegados, desses 34 falecidos. Atualmente o delegado mais antigo da FIEP BRASIl é o professor Valdeci Silveira Barbosa, do Amapá, desde 1974.  Assim como também informa professor ALMIR dos 89 delegados da FIEP, 25 são doutores e 24 são mestres.
           A atual estrutura da FIEP BRASIL, com a Delegacias regionais, estã sendo trabalhada para a implantação no México, Argentina e Chile.


Almir, Presidente da FIEP MUNDIAL e também o condutor da FIEP no Brasil e o SISTEMA CONFEF/CREFS, representado pelo Presidente Jorge (ao lado) formam uma parceria que dinamizam as ações por todo o território nacional

MAIOR EVENTO DA EDUCAÇÃO FISICA NAS AMÉRICAS

 UM CONGRESSO, MEMÓRIA VIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA




O Congresso Internacional de Fóz do Iguaçu –PR chega aos seus 34 anos de existência. Criado e realizado  pelo Profissional de Educação Fisica, gaúcho de Cruz Alta –RS, ALMIR GRUHN, na qualidade de Delegado Geral do BRASIL, foi secretário da FIEP Mundial e com o falecimento  em 2008 do presidente JOSÉ MANOEL GOMES TUBINO, por força do Estatuto, Almir assumiu a presidência e nas eleições subsequentes da FIEP Mundial vem sendo reeleito e pelo trabalho que realiza, deve ser reconduzido até 2023, quando se comemora 100 ANOS da FIEP MUNDIAL.
      O CONGRESSO foi o esteio da luta pela regulamentação da Educação Física no Brasil, que culminou com a promulgação da Lei em 1º de setembro de 1998 e em janeiro de 1999, no Congresso de Fóz,  teve a posse da Primeira Diretoria do CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA- CONFEF. Indiscutivelmente que a parceria com o SISTEMA CONFEF/CREFS consolidou o Evento, Hoje o Congresso oportuniza, de forma gratuita, a participação de profissionais e acadêmicos de Educação Física da América em Seminários e Fóruns na saúde, Legislação, Educação Olímpica, Fórum de Acadêmicos, Diretores de IES da Educação Física.
Foto 5.2

Parte dos Delegados da FIEP do Brasil estão em frente da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA em Fóz (foto Hermann – Divulgação FIEP Brasil).
      Fóz do Iguaçu tem a CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, que hoje é o maior acervo documental e físico da Educação Fisica no Brasil e talvez na América.

Delegação da Argentina
       Pode-se dizer, que o Congresso de Fóz é porta de entrada e o início das ações da EDUCAÇÃO FÍSICA na AMÉRICA do SUL e nele  palestram os maiores nomes da área da Educação Física e Esportes e participam PROFISSIONAIS  e ACADÊMICOS da Educação Física e área da Saúde de IES do Brasil e vários países das Américas.


 


         No Congresso de Fóz são entregues Honrarias à ENTIDADES e PERSONALIDADES da Educação Fisica e Esportes, assim como são lançadas obras com temas na área.

       Registra-se que também foi da FIEP do Brasil e trabalhado no Congresso de Fóz, teve a edição da CARTA da EDUCAÇÃO FÍSICA, pela FIEP Mundial.
      Também do Congresso de Foz , desde 2007, atua o Projeto de Profissionais de Educação Física SEM FRONTEIRAS DA FIEP BRASIL, que tem passagens pelos países da América Central e México e todos os países da América do Sul e culmina com a repassada, desde 2008 por todos os estados brasileiros, com a atuação dos Grupos 1 e 2.

POSICIONAMENTO

                                                                *Clery Quinhones de Lima
                    O Jornal SAUDE PELA PRÁTICA, que tem a felicidade de ser editado por  um profissional diplomado da Comunicação e da Educação Física, tem a responsabilidade – que passa a ser uma missão -  de um Veículo que chega a 25 ANOS de existência, coordenado pela QUILISPORT, que comemora,  nos 70 ANOS DA FIEP BRASIL e RS, os seus 30 ANOS, com  Assessoria, Comunicação e Promoção Esportiva na cidade de Santa Maria – RS. Manifestamo-nos , nesse momento de destaque para a EDUCAÇÃO FÍSICA do Brasil, humildemente, considerando-nos  ser um colaborador com o processo,  que quer e visualiza – sempre – a determinação e responsabilidade  de que a EDUCAÇÃO FÍSICA está no caminho certo, claro que precisa de ajustes, com uma integração maior – relação mais próxima - entre as ENTIDADES formadoras – IES – e às ENTIDADES fiscalizadoras, promotoras e comunidade para que essa magia e prática da EDUCAÇÃO FÍSICA que atende VIDAS possa se consolidar e os GOVERNANTES se sensibilizem que a SAUDE da População passa pela PREVENÇÃO e a ATIVIDADE FÍSICA bem orientada é a ferramenta fácil, se bem ORIENTADA, podendo trazer o EQUILIBRIO SOCIAL e a FELICIDADE sonhada por todos.
       Por fim, rogamos a DEUS, de que nos dê forças, saúde e discernimento para continuar na COMUNICAÇÃO ESPORTIVA, até quando Ele quiser, e aproveitamos para desejar VIDA LONGA a todos os nossos COLEGAS da EDUCAÇÃO FÍSICA, especialmente, aqueles que fazem parte da maior família da EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNDO, a FIEP.
(CLERY – EDITOR)

    




QUILISPORT NO 34. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA EM FOZ

Olá amigos, a partir dessa sexta-feira, nosso site SAUDE PELA PRATICA e RÁDIO IMEMBUÍ estarão falando direto de FOZ DO IGUAÇU, no 34º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.