terça-feira, 15 de janeiro de 2019

NOSSO SITE FECHA A COBERTURA DE FOZ DO IGUAÇU

OBS - site ainda em construção:

CARTAZ 2018

CONGRESSO ABRE OS EVENTOS DO ANO DA EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTES  DO BRASIL. COMEMORA OS 70 ANOS DA FIEP BRASIL, CHILE, ARGENTINA E URUGUAI. INSTALA A ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FISICA-ABEF.

                  Depois de 5 dias  de atividades ( 11 a 15) em Fóz,  encerrou nessa terça-feira o 34º CONGRESSO INTERNAaCIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, que contou com 2 mil congressistas em cursos, eventos paralelos e apresentações de trabalhos científicos. O Evento é promovido pela Federação Internacional de Educação Fisica - FIEP do Brasil, com o apoio do CONFEF e  FIEP Mundial. O ponto alto foi, sem dúvidas, a comemoração dos 70 ANOS da FIEP no Brasil, simultaneamente os estados de Minas, Rio, São Paulo e RS; Chile, Argentina e Uruguai. Assim como foi criada a ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇAO FISICA - ABEF.             
                                  
 FOTO 01


 No palco todas as bandeiras das FIEP BRASIL iniciando pela do RS
FOTO 02
 
 As 4 bandeiras FIEP 70 ANOS - Uruguai, Argentina, Brasil e Chile

FOTO 03
 
 Almir Gruhn, Presidente Mundial da FIEP, Criador e Coordenador Geral do Evento agradeceu as presenças e de todos no Evento e a DEUS pelo momento de estar realizando os 34 ANOS do Congresso e comemorando o Brasil com o Uruguai, Chile e Argentina, os  70 ANOS DA FIEP.
FOTO 04
 
 Jorge Steinhilber, Presidente do CONFEF, co-participante do CONGRESSO,  destacou a importância do Evento e afirmou o SISTEMA CONFEF/CREFs deve muito a esse Congresso pelas conquistas que marcaram 20 ANOS, em 2018.
FOTO 05
 
 Cássio, José Fernandes e ALMIR (FIEP) junto com Jorge Steinhilber(CONFEF) coordenaram o 34º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA de FOZ.
FOTO 06

FOTO 07
                                                                                                                      foto HERMANN/FIEP
 Público praticamente lotou o auditório do Hotel Tulip Internacional  - HINO NACIONAL BRASILEIRO

FOTO 08                                                                                                                                 Foto QUILISPORT

                                                                  FOTO 09                                               
  Foto HERMANN/FIEP
 Professor e Dr. ALMIR GRUHN, presidente da FIEP Mundial, abriu a solenidade oficial do 34º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA. Com Almir dividiram o palco:  José Fernandes, Gabriel Dias, Claudio Boschi, Jorge Steinhilber, Branislava Antala, Guerreiro, Ivaldo Brandão e Ana Ortigoza.

FOTO 10
                                                                                                                   Foto HERMANN/FIEP
Integrantes atuais da ABEF: José Fernandes, Cássio Hermann, Jorge Olimpo Bento, Paulo Antonelli, João Batista Tojal e Almir Gruhn.

FIEP HOMENAGEIA PIONEIROS DA FIEP BRASIL
        A FIEP com a direção de ALMIR GRUHN tem se notabilizado pela dedicação ao resgate da ENTIEDADE em todas as suas extensões. Nesse ano dos 70 ANOS DA FIEP BRASIL, em Fóz foram homenageados os pioneiros com a presença de seus familiares em FOZ :  filha de JACINTHO TARGA - RS, filha do Professor BOAVENTURA - SP; Filha do Prof. SILVIO RASO - Minas e ausência de familiares de COLOMBO - Rio de Janeiro.
                                                                                                                  Foto CLERY/QUILISPORT
 Com a mesa diretiva as filhas dos pioneiros da FIEP BRASIL com seus troféus alusivos aos 70 ANOS da ENTIDADE

" A Editoria destaca que o 34º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA marcou pela comemoração dos 70 ANOS das FIEPs  e a criação da ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FISICA-ABEF, que homenageia aos ilustres homens - profissionais de Educação Fisica - Delegados de todo o Brasil - já mortos e os atuais  passarão a ocuparem as 34 cadeiras. Seis Professores já fazem parte da ABEF e os demais irão integrar-se até o final desse ano. Assim a FIEP mostra-se atenta às evoluções e a ABEF se compara com outras profissões que possuem Academias no país." 

DIRETOR DE QUILISPORT RECEBE 2 PRÊMIOS EM FOZ
                                                        Foto WELL/FIEP-PR
 Maior condecoraçao Internacional da FIEP Mundial, CRUZ da FIEP. colocada na lapela do casaco de CLERY, por Manoel Guerreiro, Vice-Presidente da América do Norte
                                                        Foto WELL/FIEP-PR
Almir , Presidente da FIEP MUNDIAL, entregou o Certificado da CRUZ FIEP. Clery é o oitavo brasileiro e 25° no mundo.
 
  Prêmio TOP FIEP - Comunicação. Deiques , Delegado Regional da FIEP do RS entrega ao editor desse site , do jornal SAUDE PELA PRÁTICA e repórter da RÁDIO IMEMBUI. Clery.

" Ao recebermos a maior condecoração da FIEP MUNDIAL e o Troféu TOP FIEP, na área da COMUNICAÇÃO, sentimo-nos gratificados e mais responsabilizado com  essa  jornada de mais de quarenta anos. Afirmamos que isso vem premiar o trabalho que realizamos na promoção e difusão da Educação Fisica, Esporte, Saúde e Lazer. A condecoração - CRUZ FIEP e o Prêmio TOP FIEP realçam e justificam o elo que sempre defendemos entre a EDUCAÇÃO FISICA/ESPORTE/COMUNICAÇÃO, mantendo um pioneirismo, em que estamos na nossa oitava cobertura olímpica, inclusive em agosto de 2017, já estivemos no Japão, visitando pontos importantes para a OLIMPIADA TOKYO 2020. Obrigado, todos fazem parte dessa conquita. Damos honra e glória ao SENHOR DEUS, que nos fortalece e orienta. " (CLERY - EDITOR)

REGISTRO - Professora Albanize Mirindiba, de Macéio, recebeu também a CRUZ PRATA DA FIEP. Foi a 23a. mulher do Mundo e a primeira do Brasil a receber a distinção.

 Albanize exibi seu prêmio

DELEGADOS NA CASA DA EDUCAÇÃO FISICA
           Na América tem 3 Casas da EDUCAÇÃO FÍSICA no México, em Belo Horizonte e Fóz do Iguaçu. Almir é um dos entusiastas pela Casa de Foz, pois já é um verdadeiro acervo da História da Educação Física do Brasil.
               Parte dos Delegados da FIEP do Brasil estiveram na Casa onde houve a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA da FIEP BRASIL, com delegados de todo pais, aproveitaram para fazerem uma foto-registro daquele momento.
                                                                         Foto Hermann/FIEP
 Na frente da CASA DA EDUCAÇÃO FISICA DE FOZ,  o primeiro compromisso dos Delegados da FIEP. Hermann registrou essas presenças em frente do discóbolo de Miron, símbolo oficial da EDUCAÇÃO FISICA, com resolução do CONFEF.

REUNIÃO DOS DELEGADOS DA FIEP BRASIL
          Aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 11, antes de iniciar o CONGRESSO e foi na CASA DA EDUCAÇÃO FISICA. Foi uma ASSEMBLÉIA GERAL , mas muito mais de homenagem por parte da FIEP BRASIL. Teve o lançamento do selo comemorativo aos 70 ANOS da FIEP BRASIL e dos estados do RS, SP, RIO e MINAS. Assim também pelos Delegados de todos os estados e o ponto alto foi a criação da ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FISICA -ABEF.
                                                                                    Foto CLERY/QUILISPORT
Almir anuncia a criação da ABEF e conta com os já confrades - participantes de ACADEMIAS - Paulo Antonelli, José Fernandes e Cássio Hartamn.
                                                 Foto CLERY/QUILISPORT
       FIEP BRASIL e as demais Regionais: RIO, SP, MINAS E RS receberam certificados

FILATELIA É UMA AÇÃO FORTE DA FIEP
 A FIEP tem se caracterizado, talvez como a ENTIDADE,  que mais tem marcado as suas ações e comemorações marcantes de sua vida  de quase 100 anos, com a criação de selos. Os 70 ANOS teve da FIEP BRASIL e das 4 estaduais: Minas, Rio, São Paulo e RS e mais a criação da Associaçao da FIEP de Filatelia.
                                                   Foto CLERY/QUILISPORT
Almir e o representante dos Correios, lançamento do selo FIEP 70 ANOS
                                                     Foto CLERY/QUILISPORT
     Numa solenidade coordenada pelo presidente da Filatelia da FIEP, André Nessi, foram entregues as peças aos associados presentes em FOZ.
 Foi uma reunião festiva, pois não podia fugir disso, pois se comemorava os 70 ANOS da FIEP do Brasil, de Minas, do Rio, de SP e do RS. Foram entregues mimos às aniversariantes, assim como a FIEP BRASIL entregou a todos delegados um troféu e medalha alusiva aos 70 ANOS, assim como as delegacias da FIEP Estadual entregaram placas, inclusive QUILIPORT - SANTA MARIA, que além da placa entregou a MEDALHA SANTAMARIA-QUILISPORT.
 Almir recebe placa e a Medalha Santa Maria/QUILISPORT

HOMENAGEM AO PRESIDENTE FIEP - ALMIR 
     Um grupo de delegados da FIEP DO BRASIL, liderados pelos professores Paula - FIEP - Rio e Bernardino - FIEP- Rondônia entregaram ao Presidente ALMIR, um presente em madeira natural da Amazônia, que caracteriza bem a tenacidade e a naturalidade junto a capacidade desse professor que lidera a FIEP, que nesse ano de 2019 completa 70 ANOS.
                                                       Foto CLERY/QUILISPORT
 Almir, ao lado do tabuão caracterizando a sua figura e os 70 ANOS da FIEP, com Cássio, Paula, Bernardino, Gildásio e Delegado Amazonense.

REUNIÃO DOS SEM FRONTEIRAS DA FIEP BRASIL
       No hotel Bella Italia teve a reunião dos  integrantes do Projeto SEM FRONTEIRAS DA FIEP BRASIL, dos Grupos 1 e 2. Ambos já definiram as suas participações do ano. Grupo 2 - Estará de 16 a 23 de maio, nas cidades de BELO HORIZONTE, IPATINGA E GOVERNADOR VALADARES e o Grupo 1 - de 8 a 14 de setembro, no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias e Santa Maria. Na estada do G1 no RS, a FIEP-RS contará com o apoio do CREFRS e das Prefeituras onde o Projeto passar. Santa Maria o apoio será da Secretaria Municipal de Educação e da Faculdade Metodista - FAMES - Santa Maria.

Sem Fronteiras - Grupos 1 e 2
 
 No Bella Italia a reunião dos SEM FRONTEIRAS.
CREF-MINAS APOIARÁ SEM FRONTEIRAS 
        As coordenadoras Rosinha e Leonor e Marilane, Coordenador em Minas , do Grupo 2 e alguns integrantes presentes  em Fóz, fizeram reunião com o professor BOSCHI, Presidente do CREF-MINAS e Delegado da FIEP em Minas. Ele declarou que dará todo o apoio aos SEM FRONTEIRAS no Estado.
           Marilane, Rejane, Boschi, Hideraldo, Sonia, Albanize, Leonor e Clery 
 
FIEP HOMENAGEOU CONFEF PELO APOIO
   A FIEP Brasil entregou medalhas 70 ANOS da FIEP e certificados a todos os Conselheiros do CONFEF e aos presidentes de CREFS. A Editoria registra a entrega do QUADRO e certificado ao professor Geovani, vice-presidente do CREFRS, pelos delegados Deiques, Guto e Clery.

Guto, Clery, Geovani e Deiques no ato solene

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEURODESENVOLVIMENTO
 

      Na tarde do dia 15 de janeiro numa sala do DINAMICA, em Fóz do Iguaçu foi fundada  a SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEURODESENVOLVIMENTO e assim ficou constituida: 

                                                                  foto CLERY- QUILISPORT

      PRESIDENTE - José Irineu Gorla; VICE-PRESIDENTE: José Fernandes Filho; 1º SECRETÁRIO: Marilane de Cascia Silva Santos; 2º SECRETÁRIO: Sheila Dias Ribeiro; 1º TESOUREIRO: Decio Roberto Calegari; 2º TESOUREIRO: Adriana Lazzari De Marco; DIRETOR CIENTÍFICO: Ivaldo Brandão Vieira. 
      Como primeira medida, a Diretoria Eleita empossou as seguintes Seções Estaduais: PARANÁ: Joseane Gonçalves da Fonseca Silva – COORDENADORA e Gabriela Bauermann Lazzari (SECRETÁRIA); SÃO PAULO: Tatiana Cristina Fernandes PetrorossiCOORDENADORA e Nilson Pereira Uchôa Filho (SECRETÁRIO); RIO DE JANEIRO: João Rogério dos Santos Silva Canêdo (COORDENADOR); PARAÍBA: Divanalmi Ferreira Maia (COORDENADOR); SANTA CATARINA Marcos Antonio Fari Junior (COORDENADOR); ESPÍRITO SANTO Sheila Dias Ribeiro (COORDENADORA PROVISÓRIA); MINAS GERAIS Marilane de Cascia Silva Santos.

 PROJETO ALFABETIZAÇÃO DERMOTOGLIFIA E COORDENAÇÃO MOTORA
         Por iniciativa da FIEP Mundial e Brasil, com o professor José Fernandes, foi lançado o projeto Alfabetização Dermotoglifia e Coordenação Motora, com a participação dos países da América do SUL. O objetivo é o projeto se estabelecer e ser apresentado a ONU
                                                                                                                   foto CLERY- QUILISPORT

Dr. José Fernandes coordenou a reuniao 
EXCURSÕES DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL
           O RS esteve em Foz, no 34. Congresso Internacional de Educação Física com 3 excursões: Com Gáspary parte do grupo o acompanha a várias edições;Fernanda Cocco, Vera Moraes e Claudinara Botton Dal Paz coordenam de Frederico Westphalen e Região. Excursão de Paulo/Nara, de Canoas e Porto Alegre, pela iniciativa de reunir idosos, colocamos uma foto em sala de aula. Parabéns Rio Grande. Força gaúcha. Delegado Regional da FIEP - RS, Deiques.
                                                     Foto DIVULGAÇÃO
 Gaspary
                                                               Foto DIVULGAÇÃO
Frederico e Região
                                                           Foto DIVULGAÇÃO
Numa das paradas memoráveis grupo PAULO/NARA
                                                             Foto DIVULGAÇÃO
 Grupo Idoso
 TRABALHOS CIENTIFICOS DO CONGRESSO
        O Congresso Internacional de Educação Física  tem se notabilizado pelo experessivo número de trabalhos científicos que são expostos em FOZ. A Coordenação é do professor, Dr. José Fernandes, com uma equipe de assessoria e análise de trabalho, que estão sendo homenageados pelo trabalho que esses doutores e mestres prestam à FIEP.


 Grupo de colaboradores nos trabalhos científicos: oral, paster e artigos.

AS CIDADES DO RIO E SÃO JOSÉ- SC SÃO EXEMPLOS DE ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE.
                                            Foto CLERY/QUILISPORT
     Renan, RJ e Paulo Sérgio, SC conversam entre si
      No Seminário da Atividade Fisica e atenção à Saúde, promovido pelo CONFEF, no 34º Congresso Internacional de Educação Física, coordenado pelo professor Marino, do CONFEF teve 2 palestras: Profissionais de Educação Física na Saúde Pública: Contextualização e Possibilidades de atuação - Prof.Paulo Sérgio Cardoso do CREF-SC e Sistema , Tecnologia e Inovações relacionadas à Saúde Pública com Francisco Pitanga, CREF-BA.        
          Essas palestras foram seguidas de mesas redondas, no debate especialistas e com perguntas e contribuições teve a participação dos presentes, assim como através da internet. Nas exposições dois Municípios foram identificados como exemplo: Destacados pelos Profissionais de Educação Física RENAN DIAS, da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro disse que 120 professores de Educação Física atuam em 200 Unidades de Saúde no Muncipio e destacada atuação, também anunciou o professor PAULO SÉRGIO DA SILVA, da cidade de São José, na grande Florianópolis que  tem 4 equipes NASF-AB para 23 Unidades Básicas de Saúde e em cada NASF tem um profissional de Educação Física, toatalizando 4.


PRESIDENTE JORGE DO CONFEF DESTACA 

Clery entrevista o Presidente Jorge do CONFEF 
                  Em entrevista ao Editor do Site, Professor Jorge Steinilber, presidente do CONFEF diz-se agradecido à FIEP pela parceria existente a muitos anos. O CONFEF reconhece o papel que esse CONGRESSO teve no impulso à regulamentação da Profissão de EDUCAÇÃO FISICA. Diz:" Aproveitamos para parabenizar à FIEP do Brasil, do Chile, Uruguai e Argentina, pelos seus 70 ANOS de existência e já estamos anciosos pela festa dos 100 ANOS da FIEP MUNDIAL, em 2023." Finaliza reforçando que CONFEF e FIEP andam juntos, porque primam por uma EDUCAÇÃO FISICA de qualidade e esperam avançarem ainda mais para que a comunidade continue sendo atendida com qualidade.


 
DIRETORIA DA FIEP AGRADECE E FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO CONGRESSO


         Professor, Dr. ALMIR GRUHN, presidente da FIEP Mundial e Delegado Geral do Brasil, idealizador e coordenador geral do CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA DE FOZ juntamente com a sua DIRETORIA,  emitiu uma NOTA DE AGRADECIMENTO em que externa a sua gratidão pela participação dos delegados da FIEP , de forma fidalga, coesa e fraterna no antes e durante o Evento demonstrando e comprovando a grande FAMILIA FIEPANA que se estabelece na EDUCAÇÃO FISICA MUNDIAL.
            Por outro lado, a DIRETORIA DA FIEP, na sua avaliação,  considera,  apesar do momento que hoje vive a política e economia do país, o EVENTO foi muito bom: manteve a qualidade de sempre e a boa participação. Assim conforme o retorno das avaliações  que são feitas em cada lugar onde acontecem atividades do EVENTO - elas são positivas.
             O CONGRESSO teve muitos momentos marcantes, no entanto, a maioria elege , sem dúvidas de erro: A COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS FIEP DO BRASIL, CHILE, ARGENTINA, URUGUAI, MINAS, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL e a criação da ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FISICA - ABEF. Junto a isso, evidente, a marca de 34 ANOS DE CONGRESSO, mantendo-se o evento num elevado nível e tendo a FIEP MUNDIAL e  BRASIL, o apoio do CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA e a presença de vários CREFS que fazem suas reuniões na cidade sede do maior Evento das Américas. 
             Por fim, a Diretoria da FIEP Brasil, que tem se notabilizado pela preocupação da MEMÓRIA DA ENTIDADE, anuncia para 2020, o livro dos 70 ANOS FIEP BRASIL.


(CLERY QUINHONES DE LIMA - Diretor de QUILISPORT com a FIEP BRASIL, na Assessoria de Imprensa do Evento.)