segunda-feira, 22 de abril de 2019

NOSSO SITE COM O CONFEF

[Boletim CONFEF] - Nº 250 - Abril de 2019

Caixa de entrada
x

Boletim Eletrônico CONFEF

10:39 (há 1 hora)

 para boletim02
Boletim Eletrônico CONFEF
Evento pelo Dia Mundial da Saúde reúne Conselhos Profissionais
Boletim Eletrônico CONFEF
Juntos para cuidar de você. Foi com esse objetivo que Conselhos Profissionais da área de Saúde de Minas Gerais reuniram-se, no dia 06/04, no parque Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte, para prestar gratuitamente serviços à comunidade e realizar atrações culturais. O evento Saúde Integral foi realizado em virtude das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde.
Por iniciativa do Conselho de Nutricionistas, prestaram serviços os Conselhos de Educação Física, Fonoaudiologia, Psicologia, Biologia, Biomedicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Serviço Social e Enfermagem. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Unidade BH, a Casa do Beco, o Centro de Defesa Coletiva (Associação do Morro do Papagaio) e a Associação de Moradores Barragem Santa Lúcia também estiveram presentes.
“Este evento, além de oferecer serviços para a comunidade, serviu também para fortalecer a união entre os Conselhos de classe e conscientizar que devemos trabalhar em conjunto. Não há uma profissão que se sobressai ou que é mais importante na promoção da Saúde. Todas têm o seu papel e a união vai resultar no que chamamos de Saúde Integral. Esse objetivo foi extremamente cumprido no evento ao oferecermos diversos serviços à comunidade”, explicou a Conselheira da Comissão de Eventos do Conselho Regional de Nutricionistas, Dionara Dourado de Oliveira.
O Conselho Regional de Educação Física realizou avaliações físicas com dados sobre peso e gordura corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), músculo esquelético, gordura visceral, metabolismo basal e idade corporal em cartão personalizado, além de aula coletiva de ritmos.
“O fato de estarmos reunidos com outros oito Conselhos nos permite avaliar o evento como muito positivo. Que momentos como esse se repitam para que a Sociedade tenha uma maior clareza dos serviços que são prestados pelas profissões fiscalizadas pelos Conselhos de Classe. Em relação à Educação Física, utilizamos estes eventos para consolidar nossa atuação e alertar a população quanto aos efeitos da obesidade, dos problemas cardíacos, da Diabetes e conscientizando-a da importância de tornar a prática de Atividade Física regular um hábito”, destacou o Coordenador do Instituto Casa da Educação Física do CREF6/MG, Prof. Wilian Peres Lemos [CREF 000033-G/MG].
Fonte: CREF6/MG
CREF5 em Movimento promove 3ª edição da campanha de valorização profissional
Seja na internet, nas ruas ou nas academias, o CREF5/CE tem deixado a mensagem de que é preciso, sim, reconhecer a importância do profissional de Educação Física. Neste mês de abril, quando também se comemora o Dia Mundial da Atividade Física, várias ações vêm sendo realizadas com a intenção de alertar a população e, claro, reconhecer os profissionais que, todos os dias, trabalham para trazer mais qualidade de vida.
Dentre as iniciativas, o CREF5/CE leva a mensagem de "Tenha uma atividade física pra chamar de sua. Procure sempre um profissional de Educação Física registrado” a portais, rádio e redes sociais. Em paralelo, a campanha leva várias ações específicas voltada às academias: o CREF5 em movimento.
Entre abril e setembro, serão mais de 200 academias contempladas com ações promocionais na capital, região metropolitana e no Interior do Ceará.
Aproximadamente mil professores de musculação e ginástica, personal trainers e estagiários de academias serão diretamente impactados. Nas ações, serão levados materiais informativos e brindes dos parceiros do CREF, que serão distribuídos, além de dinâmicas realizadas com jogos interativos e quiz. Hoje, o CREF5/CE conta com mais de 10 mil profissionais registrados no Estado.
"Precisamos, sempre, alertar a população e os profissionais para a importância dessa profissão que tanto contribui para a vida das pessoas e da necessidade de eles cobrarem que o profissional tenha registro e seja habilitado. Todos precisam entender o diferencial que fazemos na saúde de cada um e, sobretudo, na saúde pública. A prática regular do exercício físico não visa somente à estética, mas à garantia de uma sociedade mais saudável hoje e no futuro", explica do presidente do CREF5/CE, Jorge Henrique Monteiro [CREF 000077-G/CE].
Fonte: CREF5/CE


Boletim Eletrônico CONFEF
Uma comissão de membros efetivos do CREF8/AM-AC-RO-RR visitou a Câmara Municipal de Manaus (CMM), no dia 03/04, para tratar sobre projetos direcionados à categoria.
A convite do vereador Professor Fransuá, a comitiva formada pelo o presidente do CREF, Jean Carlo Azevedo da Silva [CREF 000964-G/AM], o 2º Vice Presidente, Joniferson Vieira [CREF 000025-G/AM] e o 2º Tesoureiro, João Monteiro [CREF 000008-G/AM], conversou sobre o Projeto de Lei, de autoria do parlamentar, que acaba com a cobrança de taxa para personal trainers no município de Manaus.
Na ocasião, os Conselheiros aproveitaram para tratar também sobre duas Leis Municipais e suas aplicabilidades. A primeira foi a Lei n° 332/2012, que determina que o componente curricular Educação Física seja ministrado obrigatoriamente por profissionais da área em todos os níveis de ensino, inclusive na educação infantil. A segunda foi a Lei 2.172/2016, que obriga que os Profissionais de Educação Física tenham a capacitação de suporte básico de vida e obriga as academias a requerer e guardar atestado médico dos alunos. A primeira foi solicitado apoio para que seja regulamentada pelo município e a segunda para que seja revista e revogada.
"O Conselho cumpre o seu papel de buscar melhores condições de trabalho para a categoria. Através dessas ações que conversamos com o vereador Professor Fransuá, esperamos, em breve, ter um retorno positivo", destacou o presidente.
Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR
CONFEF Informa
Confira dados da fiscalização do CREF14/GO-TO no primeiro trimestre de 2019
No mês de abril, o Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF14/GO-TO divulgou dados das ações promovidas em Goiás durante o primeiro trimestre de 2019.
Ao todo, foram realizadas 262 visitas, divididas entre rotina e atendimento de denúncias, em que 24 municípios goianos foram fiscalizados. Dessas, 193 foram na região metropolitana de Goiânia e 69 em municípios do interior de Goiás.
Confira os números: 100 estabelecimentos regulares; 84 estabelecimentos irregulares; 39 estabelecimentos desativados; 16 estabelecimentos fechados; 11 orientações; 11 interrupções cautelares; 1 mudança de endereço.
Um saldo positivo que merece destaque é o número de locais visitados em situação regular, ao todo foram 100 regulares e 84 irregulares. As fiscalizações geraram 115 processos de Pessoa Física e 183 de Pessoa Jurídica.
Fonte: CREF14/GO-TO


Boletim Eletrônico CONFEF
“Pela primeira vez, uma resolução específica o conteúdo programático para a Educação Física”. Foi o que concluiu a Conselheira Federal Iguatemy Martins [CREF 000001-G/PB], durante debate sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Educação Física (resolução CNE 06/2018), realizada na última sexta-feira, 12/04, no Rio de Janeiro. O encontro também contou com a presença dos membros do CREF1/RJ-ES, representantes das Instituições de Ensino Superior e das Comissões de Profissionais de Educação Física do Rio de Janeiro. A resolução, aprovada no último ano, entrará em vigor em 2020.
A Conselheira destacou a revisão da resolução 7/2004 e 4/2004 das diretrizes antigas às novas demandas da área e o Plano Nacional de Educação. As principais mudanças circulam na definição dos campos de abrangência e a incorporação do campo de inovação ao projeto pedagógico. “No âmbito da formação do projeto pedagógico, a incorporação das ações se manifestam a partir de metodologias ativa e da integração das formações, vinculando, de certa forma, a teoria e prática”, disse prof. Iguatemy.
Outro ponto importante destacado pela especialista durante a palestra foi a pauta de ação do Bacharelado e Licenciatura. Na resolução 06/2018, a primeira fica com atuação próxima ao Sistema Único de Saúde, Esporte e Lazer, sendo vinculada diretamente à área da saúde, e a segunda focada à formação dos professores. As competências e amplitudes devem ser pautadas na experiência real, problematizada e na evidência científica, convergindo para a área do conhecimento. “A resolução traz essa linguagem que é muito íntima da área médica. A gente tem que caminhar para se consolidar como uma área cientifica que produz conhecimento e evidências científicas que irão considerar como uma área do conhecimento”.
Fonte: CREF1/RJ-ES
Biblioteca CONFEF recebe obras sobre Pilates
No mês de abril, o CONFEF recebeu quatro novas obras para o acervo de sua biblioteca.


A obra “Escritos: Joseph H. Pilates”, de Sean Gallagher e Inelia Garcia [CREF 002452-G/SP], busca inspiração na construção do corpo para o movimento e para a saúde, tal como na visão de Joseph H. Pilates, tanto em relação ao seu próprio tempo quanto em relação ao futuro. “Escritos” reúne as duas já consagradas obras de Joseph Pilates, “Sua saúde” e “Retorno à vida pela Contrologia” e traz à luz o inédito “Pilares da Contrologia”, publicação de 1970.Boletim Eletrônico CONFEF
A obra “Contrology”, de Carol Kolyniak e Inelia Garcia, apresenta as características diferenciais do Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental, tal como elaborado por Joseph Pilates. Após um breve histórico sobre seu criador e seu trabalho, expõe-se os benefícios que a prática regular do método propicia aos praticantes, desde que essa prática seja orientada por um profissional qualificado. Adicionalmente, são apresentadas as principais influências de culturas orientais sobre as concepções de Joseph Pilates acerca da relação entre a motricidade e a saúde.Boletim Eletrônico CONFEF
Já a obra "O método Pilates" mostra como o Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental (Contrologia) pode ser usado como uma forma privilegiada de prática de exercícios para a manutenção das condições físicas, mentais e espirituais necessárias para a autonomia diária do idoso. O livro também traz uma série de exercícios localizados (ilustrados por fotos e com orientações específicas para a execução correta) para melhorar a flexibilidade e tonicidade, fatores fundamentais para a funcionalidade em qualquer tipo de atividade cotidiana.Boletim Eletrônico CONFEF
O CONFEF agradece pela contribuição num tema que será de grande valia para que os profissionais conheçam a história do método.
Ex-Conselheiro Federal é homenageado em Santa Maria (RS)
No mês de março, foram entregues as honrarias referentes ao 27º Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria e 3ª Medalha Santa Maria Esporte. O evento, financiado pela Prefeitura de Santa Maria, foi promovido pelo Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria (CAEL-SM), com realização da Quilisport.
De acordo com o Conselheiro Regional e anfitrião da noite, Clery Quinhones de Lima [CREF 000297-G/RS], os troféus e as medalhas são conferidas em reconhecimento pela contribuição dada por pessoas e entidades pelo desenvolvimento, pela promoção e difusão do esporte, da saúde e do lazer. E a 3ª Medalha Santa Maria Esporte leva o nome de Lamartine da Costa [CREF 000118-G/RJ], membro honorífico do Comitê Internacional Pierre Courbertin.
Fonte: jornal SAUDE PELA PRÁTICA.