terça-feira, 6 de agosto de 2019

NOSSO SITE COM A 16a.CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE


Conferência Nacional de Saúde:
 NO TERCEIRO DIA TEVE O FECHAMENTO DA  VOTAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO DAS MAIS DE 300 DIRETRIZES E PROPOSTAS NOS 3 EIXOS PROVINIENTE  DE TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS.

A 16a. CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE , promovida e realizada pelo MINISTÉRIO DE SAÚDE e CONSELHO NACIONAL DE SAUDE - CNS desde o último domingo, dia 4 encerra nessa quarta-feira, dia 7; teve nessa terça-feira, dia 6, o terceiro dia do Evento. Pela manhã e tarde foram discutidas e aprovadas pelos mais de 4 mil conselheiros em 45 GRUPOS DE TRABALHOS, as Diretrizes Transversais e as propostas nos 3 Eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento da Saúde.

 Grupos trabalhando nos GTs

 Momentos de votação 




      PLENÁRIAS DELIBERATIAS... Acontecem nessa quarta-feira, dia 7 de agosto. Os GTs trabalharam nessa terça, com  as DIRETRIZES TRANSVERSAIS e propostas nos 3 Eixos nessa quarta-feira, dia 7 teremos as plenárias deliberativas.
    Na CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE, nas propostas no Eixo 1, do Saude como Direito, no ITEM 2, Garantir o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA na Estrategia Saude da Familia, junto à Equipe multi1profissional. Só que no texto erroneamente fala em educador fisico. Mobilizamos vários colegas PEF aqui na CNS para conosco atuarem nessa defesa. Item 54vpassando também nos GT. Oficialmente aqui estamos como Convidado do CES-RS e do CNS, oriundo do Conselho Municipal de Saude de Santa Maria, mas aqui pelo Conselho Regional de Educação Fisica, na defesa do Cidadão principalmente, na prevenção com a inclusão da atividade fisica nos Programas e Projetos da saude. Claro com a inclusão dos PEF.
   
REFEIÇÕES EM CONJUNTO - UM GRANDE REFEITÓRIO FOI PREPARADO DENTRO DO PRÓPRIO LOCAL DA CNS. Longas filas eram formadas, mas pela rotativa das atividades, não houve maiores problemas.

ENCERRAMENTO DA CONFERENCIA - A expectativa é muito grande para o trabalho, dessa quarta-feira, pois os mais de 4 mil conselheiros - embora alguns já começam a volta se comportarem no auditório.
NOTA DO EDITOR - Quem nos acompanha sabe que pelas profissões que temos: EDUCAÇÃO FISICA E JORNALISMO, somado ao amor  declarado a EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES vivemos intensamente todas as atividades relacionadas com essas áreas. A CONFERENCIA DE SÁUDE foi acompanhada desde as fases pré-conferencias  e a própria  CONFERENCIA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, na sequência a CONFERENCIA ESTADUAL do RS e aculminância aqui na CONFERENCIA NACIONAL, cuja nossa presença se deu por empenho nosso e do CONSELHO que representamos, o CREF2-RS. Não conseguimos sair CONSELHEIRO, mas viemos como CONVIDADO do Conselho Nacional de Saúde - CNS e Conselho Estadual de Saúde - CES -RS.
Nesse sentido, estamos participando dos GTS e estaremos na Plenária Deliberativa para acompanhar de perto a contemplação das propostas da ATIVIDADE FÍSICA nos Programas e Projetos de Saúde. Nos GTs, certamente essa proposta avançou, vamos confirmar amanhã.
( CLERY QUINHONES - Editor)