quinta-feira, 8 de agosto de 2019

NOSSO SITE ENCERRA COBERTURA DA 16A. CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE



EVENTO EM BRASILIA REUNIU MAIS DE 5 MIL PESSOAS DISCUTINDO A MELHORIA DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA.
(Ministro da Saúde foi vaiado, mas respondeu; teve a seleção de mais de 300 diretrizes e propostas de todo o país, ato público na avenida da Esplanada dos Ministérios e garantiu que a mobilização nacional não para.)



Durante 4 dias, de 4 a 7 de agosto, o Parque de Exposições da Cidade de Brasilia-DF e rede hoteleira acolheram delegados e convidados de todos os estados, representações de classes e etnias, sindicatos, associações comunitárias, com a força dos segmentos: usuários, trabalhadores da saúde e Gestores/Prestadores de Serviços na 16ª. CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, promovida e realizada pelo Ministério de Saúde e Conselho Nacional de Saúde – CNS, apoio do Governo do DF. Teve como tema central: SAUDE E DEMOCRACIA, com diretrizes e propostas em 3 eixos: SAUDE COMO DIREITO, CONSOLIDAÇÃO DO SUS e FINANCIAMENTO DA SAÚDE. O estado do RS, que fez sua CONFERENCIA ESTADUAL com mais de 2 mil pessoas,  participou com 142 delegados e mais convidados e SANTA MARIA, que fez a sua CONFERENCIA MUNICIPAL, com mais de 500 pessoas, esteve com 2 delegados.
CNS diz que relatório final deverá ser divulgando ainda nesse ano.

 Programação de 4 a 7 de agosto de 2019


Primeiro dia:
(Com criticas ao  Atual Governo e Ministro da Saúde, Mandetta responde)
 Programação iniciou no dia 4, domingo e prossegue, até o final da tarde do dia 7, quarta-feira
No domingo, dia 4 de agosto, no Centro de Exposições da Cidade , em Brasilia, iniciou a 16a.CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAUDE, com a participação de delegados de todos os Estados e DF nos segmentos: Usuários, Trabalhadores da Saúde e Prestadores de Serviços/Gestores.
  As filas para credenciamento à Conferencia Nacional de Saúde iniciaram cedo. Acontecem no domingo e será feito ainda até às 18 h dessa segunda-feira, dia 5.

  A primeira atividade foi realizada à tarde com o painel tendo tema a SAUDE COMO DIREITO.da Coordenação do CNS e a participaçãos de Josefina do Quilombola de Sergipe ; Prof.da Universidade do RJ, José Merry e deputada federal RJ Jandira, do PC do B.

  Nas exposições dos painelistas teve intensas críticas ao atual Governo quanto a sua condução do Sistema de Saúde no país. Sendo mais incidente a deputada Jandira.Ela defendeu Lula e declarou combate ao atual Governo. Foi uma amostra de como será conduzida a CNS em termos partidários.

ABERTURA OFICIAL
      Os atos solenes, não tão amistosos, aconteceram a partir das 19h e teve um palco recheado de autoridades e representantes da saúde do país. Inclusive com o Ministro Mandetta, da Saúde, que foi vaiado, praticamente durante toda a sua estada com palavras de ordem, declaradamente partidários de Lula;principalmente na fala do Ministro e teve inclusive houve a interferência do Presidente Pigatto, do CNS, solicitando em nome da democracia que é defendido pelo CNS, o respeito para com o Ministro e qualquer pessoa que usar da palavra.
Pigatto usou da prerrogativa de presidente do CNS e da CONFERENCIA para acalmar os ânimos. Foi ele também que fez a Declaração de Abertura da 16a. Edição.

" O protocolo foi extenso e como o clima era acirrado, não podia ter dado a palavra ilimitada a várias representações, que ocasionaram manifestações de parte do público."



        O presidente do CNS, Pigatto, num longo discurso - foi muito bem - saudou as autoridades sua Equipe de trabalho e Conferencistas de todo Brasil. Disse:" Estamos felizes por essa realização, pois tinha gente que até dizia que não sairia." Falou dos avanços do SUS, mas também disse que precisa avançar e que o CNS tudo fará pela manutenção e melhoria do SUS.

MINISTRO RESPONDEU


         Mesmo com o clima de afronta ao atual Governo, muito especial, na Conferência ao Ministro Mandetta ( mas sempre sobrou palavras de críticas  ao presidente Bolsonora e apoio a Lula), o protocolo manteve a palavra do Ministro, que não se intimidou com gritos e mesmo com intensas vaias, manteve a postura e falou sobre aquilo que o Governo está fazendo e que pode fazer. Respondeu algumas afirmações feitas em discurso anteriores por contestadores do atual Governo. No final foi forte e disse: "Use bem o dinheiro público,senão vão acabar na suíte do Moro em Curitiba." Aí dá para se entender, tal qual estava o clima. CNS prossegue durante o dia de hoje.

Segundo  dia:

(INICIA O PROCESSO DE ANÁLISE DAS MAIS DE 300 DIRETRIZES E PROPOSTAS PARA A MELHORIA DA SAÚDE.)

    Prosseguiu, hoje, segunda-feira, no Centro de Exposições da Cidade, aqui, em BRASILIA a 16a. CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE, numa promoção do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, com a participação em torno de 5 mil pessoas, na qualidade de delegados e convidados de todo o nosso país.
Na programação desse segundo dia da CNS em Brasilia. Muitas atividades com reuniões diversas de Entidades Sociais, de Saúde de Trabalhadores e a próprias atividades da Conferencia que já teve o início das avaliações e votações das  300 diretrizes e propostas nos 3 Eixos.
 



 Nos corredores, muita conversa técnica e amistosa

 Até a pose do professor




A Arena principal por ora fica quase vazia, mas também com frequência ela fica lotada




GRUPO DE TRABALHO número 43, com a Coordenação do professor CARLINHOS HEILERT trabalhou nessa tarde com as diretrizes e propostas do Eixo Transversal - DEMOCRACIA E SAÚDE.

  
Composição da mesa

Participantes


PARTICULAR
          Nessa tarde, estivemos reunido com o professor LUIZ CELSO GIACOMINI, que alguns anos reside em Brasilia. Atualizamos assuntos do esporte, principalmente o handebol, pois Brasilia, foi o local onde em julho de 1977, o RS foi campeão brasileiros, no handebol masculino, pelos JOGOS ESCOLARES BRASILIEROS - JEBS, sendo técnico Giacomini e a maioria dos Jogadores da nossa cidade de Santa Maria.
Terceiro  dia:

TEVE O FECHAMENTO DA  VOTAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO DAS MAIS DE 300 DIRETRIZES E PROPOSTAS NOS 3 EIXOS PROVINIENTE  DE TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS.

A 16a. CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE , promovida e realizada pelo MINISTÉRIO DE SAÚDE e CONSELHO NACIONAL DE SAUDE - CNS desde o último domingo, dia 4 encerra nessa quarta-feira, dia 7; teve nessa terça-feira, dia 6, o terceiro dia do Evento. Pela manhã e tarde foram discutidas e aprovadas pelos mais de 4 mil conselheiros em 45 GRUPOS DE TRABALHOS, as Diretrizes Transversais e as propostas nos 3 Eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento da Saúde.

 Grupos trabalhando nos GTs

 Momentos de votação 




      PLENÁRIAS DELIBERATIAS... Acontecem nessa quarta-feira, dia 7 de agosto. Os GTs trabalharam nessa terça, com  as DIRETRIZES TRANSVERSAIS e propostas nos 3 Eixos nessa quarta-feira, dia 7 teremos as plenárias deliberativas.
    Na CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE, nas propostas no Eixo 1, do Saude como Direito, no ITEM 2, Garantir o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA na Estrategia Saude da Familia, junto à Equipe multi1profissional. Só que no texto erroneamente fala em educador fisico. Mobilizamos vários colegas PEF aqui na CNS para conosco atuarem nessa defesa. Item 54vpassando também nos GT. Oficialmente aqui estamos como Convidado do CES-RS e do CNS, oriundo do Conselho Municipal de Saude de Santa Maria, mas aqui pelo Conselho Regional de Educação Fisica, na defesa do Cidadão principalmente, na prevenção com a inclusão da atividade fisica nos Programas e Projetos da saude. Claro com a inclusão dos PEF.
   
REFEIÇÕES EM CONJUNTO - UM GRANDE REFEITÓRIO FOI PREPARADO DENTRO DO PRÓPRIO LOCAL DA CNS. Longas filas eram formadas, mas pela rotativa das atividades, não houve maiores problemas.

ENCERRAMENTO DA CONFERENCIA - A expectativa é muito grande para o trabalho, dessa quarta-feira, pois os mais de 4 mil conselheiros - embora alguns já começam a volta se comportarem no auditório.
NOTA DO EDITOR - Quem nos acompanha sabe que pelas profissões que temos: EDUCAÇÃO FISICA E JORNALISMO, somado ao amor  declarado a EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES vivemos intensamente todas as atividades relacionadas com essas áreas. A CONFERENCIA DE SÁUDE foi acompanhada desde as fases pré-conferencias  e a própria  CONFERENCIA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, na sequência a CONFERENCIA ESTADUAL do RS e aculminância aqui na CONFERENCIA NACIONAL, cuja nossa presença se deu por empenho nosso e do CONSELHO que representamos, o CREF2-RS. Não conseguimos sair CONSELHEIRO, mas viemos como CONVIDADO do Conselho Nacional de Saúde - CNS e Conselho Estadual de Saúde - CES -RS.
Nesse sentido, estamos participando dos GTS e estaremos na Plenária Deliberativa para acompanhar de perto a contemplação das propostas da ATIVIDADE FÍSCICA nos Programas e Projetos de Saúde. Nos GTs, certamente essa proposta avançou, vamos confirmar amanhã.
( CLERY QUINHONES - Editor)

Quarto dia:

CNS ENCERRA EM CLIMA DE MISSÃO CUMPRIDA ATÉ O MOMENTO E AFIRMA QUE A LUTA CONTINUA
Depois do trabalho intenso em que os maparticipantes foram distribuídos em 45 GRUPO DE TRABALHOS para votarem as mais de trezentos diretrizes e propostas nos 3 eixos: SAUDE COMO DIREITO, A CONSOLIDAÇÃO DO SUS e FINANCIAMENTO DA SAÚDE PÚBLICA, os delegados no salão principal do Parque de Exposição Cidade de forma eletrônica votaram as propostas e 68 moções de apoio e repúdio.

Votação eletronica
                                           oferecia o percentual e não o número de votos
 
Cadeirantes e todos grupos sociais

                   Uma massa presente interessada em melhoria da SAUDE PUBLICA NO PAIS

Atenção ao caderno de diretrizes e propostas
                                                   Parte da delegação do Estado do RS
                                Representantes de Santa Maria - RS; Elisandro e Mônica
                                               Momento de conferir e confirmar no voto

                         Grupos de diferentes locais, a maioria identificando o seu estado
                                       Celulares as maquinas automáticas funcionaram




PRESIDENTE PIGATTO ATENDE ENTIDADES

 Presidente Pigatto recebeu um kit do CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CREFRS, foi entregue ao presidente pelo Conselheiro Clery
Presidente Pigatto faz fotos com representantes da FIEP BRASIL e SISTEMA CONFEF

POSICIONAMENTO - Na CNS, o SISTEMA CONFEF/CREFs e FIEP BRASIL, conseguiram reunir alguns de seus integrantes e puderam defender em seus GRUPOS DE TRABALHO, A inserção da ATIVIDADE FISICA como prevenção à doença e a atuação do profissional de EDUCAÇÃO FISICA junto a equipe multiprofissional já contemplada por Portaria Ministerial no NASF. Portanto com seus Òrgãos Representativos, com alguns esforços individuais, a EDUCAÇÃO FISICA foi vitoriosa. Inclusive parte de integrantes da FIEP e SISTEMA CONFEF fizeram foto com o presidente do CNS, Fernando Piga ( CLERY QUINHONES DE LIMA)


·