terça-feira, 21 de janeiro de 2020

CONGRESSO INTERNACIONAL DE FOZ ENCERRA-SE

COBERTURA DE QUILISPORT DE FOZ:
CONGRESSO ENCERRA-SE. DUAS MIL PESSOAS DISCUTIRAM A EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E LAZER E ELENCARAM A SAÚDE COMO PRIORIDADE.
( Evento abriu na noite de sábado, dia 18 no Hotel Golden Internacional Park)


 Composição das autoridades

O MAIOR EVENTO DA FIEP NAS AMERICAS ENCERROU-SE nessa terça, dia 21 - 35º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA, aqui  em FOZ. Depois de 4 dias, com a participação em torno de 2 mil pessoas no CONGRESSO, Seminários/Foruns e reuniões paralelos, Feiras de Materiais Esportivos, Sessões Cientificas (Artigos, Posters e Temas Livres orais). Numa promoção da FIEP e apoio do CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FISICA. O Evento manteve a tradição e nesse ano teve ênfase nos temas abordados, a SAÚDE. Foi amplamente debatido a promoção de saúde sobre a perspectiva da Educação Física na saúde Pública. Também a Coordenação do CONGRESSO já projeta o CENTENARIO DA FIEP a ser comemorado em 2023. Nas fotos mostra-se as atividades dessa terça: Reunião dos SEM FRONTEIRAS. Cursos e o FORUM DO ESPORTE com a presença da CBV e COB. 

REUNIÃO DO PROJETO SEM FRONTEIRAS
 Aconteceu na manhã, no Hotel Bela Itália, coordenada pelo Presidente Almir. Foi feito um relato do ano de 2019 e definida a viagem à AFRICA, de 29 de setembro a 9 de outubro desse ano, e , mais uma vez a Agência de Turismo  FRONTUR de FOZ coordenará a programação. Em principio, iniciará por ANGOLA, AFRICA DO SUL e MOÇAMBIQUE.

 Integrantes da reunião, SF dos grupos 1 e 2
Integrantes da FRONTUR


 Cursos de Massagem com Nessi
 Curso de Nutrição com Sônia
 Boschi, Vice do CONFEF, interligado

FORUM DO ESPORTE 
Na noite dessa terça, dia 21, aconteceu no  Bella Italia, o Forum do Esporte com a presença de Renato D´Avila, da Confederação Brasileira de Voleibol e Marco La Porta , Vice-Presidente do COB e chefe da delegação Brasileira em TOKYO. D´Avila falou da estrutura da CBV e La Porta mostrou o planejamento do COB para os Jogos Olímpicos, que começou logo após a Olimpiada do Rio. 
 Antes de iniciar a palestra, uma foto junto às autoridades esportivas do país: Clery, Cimino, D Ávila, La Porta, Grego e Hartamann
 Na Jorge Steinhilber, Presidente do CONFEF, com os palestrantes
 Cimino, do CONFEF, o apresentador
 La Porta atento
 Ilustraçòes, da exposição do COB
 A alimentação em TOKYO será brasileira
 La Porta falou da parceria do Brasil com Japão
 Toneladas a sereem transportadas do Brasil
 D´Ávila fala
Comissão de Esportes do CONFEF com os palestrantes 

NOTA DO EDITOR -  Pois é os quatro dias de  CONGRESSO passaram,  os participantes depois de se movimentarem na TERRA DAS CATARATAS, pelos locais de realizações de atividades, certamente dizem "Missão cumprida.". Uns retornam,  outros estão retornando e alguns poucos ainda permanceram em FOZ. (temos certeza que levam conhecimentos na bagagem). Nós, que vivemos o CONGRESSO desde o seu início, temos nostalgia e a cada ano, fica um pouco de nós. Os anos passam, a gente vai ficando mais velho - Lei da Vida - Dizemos VIVEMOS O CONGRESSO, porque somos da área da EDUCAÇÃO FÍSICA e como jornalista, pudemos testemunhar o quanto ele é importante para os PROFISSIONAIS. Temos um exemplo no professor e agora Doutor ALMIR, criador e coordenador geral do CONGRESSO,  pela sua dedicação, temperamento maduro e sempre pronto para dar a nós soluções para qualquer problema. Como é tarde da noite e isso de ficar até tarde preparando matérias foi uma constante, permitem-nos parar por aqui. Mas vamos voltar no assunto e convidamos para serem nossos leitores no jornal SAUDE PELA PRATICA, que editará um encarte especial, na edição conjunta de fev/março, a ser veiculada a partir do dia 20 de fevereiro. agradecemos a DEUS pela oportunidade e pela saúde de todos. Saímos Felizes porque a nossa defesa que sempre fizemos do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA nos Projetos e Programas de SAÚDE nos Municípios brasileiros,  pelo CREFRS, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Estadual de Saúde do RS e por SITE, foi ponto alto nesse CONGRESSO.
      Amigos, o CONGRESSO discutindo a SAÚDE com a presença do Ministério da Saúde , a Sociedade Brasileira de Atividade Física e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde dos Municipios  foi o diferencial e os frutos, certamente, vão vir. Só que não pode parar por aqui, os CREFS e as FIEPs Regionais  terão que continuar batendo nessa tecla nos seus estados, estreitando cada vez mais as relações inter-institucionais da SAÚDE. (CLERY - EDITOR)
Duvido quem ver essa foto do Auditorio do GOLDEN, não vai lembrar que por aqui muitos sonhos passaram e que todos nos temos o compromisso de torná-los presentes e exequiveis junto as nossas COMUNIDADES, nós PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA trabalhamos com VIDAS e a SAÚDE é o nosso FIM. ( Clery Quinhones de Lima )