sábado, 7 de março de 2020

ARTIGO DO SITE SOBRE CORONAVÍRUS




CORONAVIRUS AGITA O MUNDO ESPORTIVO
                                                           *Clery Quinhones de Lima

2020, Ano Olímpico, iniciou muito diferente de todos os outros anos olímpicos da história, desde 1896; quando foi realizada a primeira Olimpíada em Atenas. Um vírus abala o mundo. Ele iniciou na CHINA, o país mais populoso aproxima de 1 bilhão e meio de pessoas.
O CORONAVIRUS – COVID-19 transcende e hoje já se instala em muitos países de praticamente em todos os continentes. Além da China, incide mais na Coréia, Italia, França, Irá e Japão. O vírus têm causado uma apreensão muito grande às Instituições políticas e esportivas, principalmente a OMS, COI, CCJOGOS /TOKYO2020 e GOVERNOS, pela realização da OLIMPÍADA DE TOKYO , de 24 de julho a 9 de agosto de 2020.

                Essa proliferação do Virus tem levado a transferência e até mesmo cancelamento de eventos internacionais nas várias áreas de conhecimento humano, desde a moda, educação, economia,  saúde e esporte ( estando aí eventos que antecedem os Jogos Olímpicos em que são necessários para a classificação de seleções e atletas de alguns esportes individuais e coletivos, assim como impede até algumas atividades da organização da própria Olimpiada, como é o caso das preparação dos voluntários e até a condução da Tocha Olimpica. Imaginem hoje com a globalização, com a internet bombeando informações de todo tipo, de qualquer canto do mundo, com fonte das mais variadas procedência e muitas vezes de forma leiga e maldosa.
“COVID-19, Cartão vermelho pra ti, fora a este anti-esportivo, energia e disposição, isso vai passar, RUMO AO PÓDIO.
                  As autoridades, que,  estão envolvidas diretamente aos JOGOS OLIMPICOS DE TOKYO,  têm sido cautelosas e estão procurando serenisar esse momento diferente de todos os outros que antecederam JOGOS OLIMPICOS nas últimas décadas (exceto 1916, 1940 e 1944, que foram cancelados durante as GRANDES GUERRAS MUNDIAIS).
                        O comando Central que é o COMITE OLIMPICO INTERNACIONAL – COI, através do presidente THOMAZ BACH e a direção do COMITE CENTRAL DOS JOGOS DO JAPÃO dizem que os JOGOS estão mantidos e que todas as cautelas estão sendo tomadas,
                   Surgem é claro algumas manifestações isoladas, como foi o caso de um dirigente do próprio COI e uma Ministra Japonesa que falaram em até suspender os JOGOS ou adiar para o final do ANO.  Qualquer uma das situações causará imensos transtornos e prejuízos.
                 QUILISPORT, através da EDITORIA DO SPP, fez esse breve relato baseada daquilo que vive o momento. Mas como a notícia é dinâmica e o caso exige providências sérias por se tratar de um envolvimento macro na economia, política, esporte e relacionamento entre os povos através do maior encontro universal de pessoas, cuja abrangência chega a 206 países. Imaginem um adiamento, um cancelamento o que vai representar de problemas a esses países e ao mundo todo.
 
 .  (*Profissional de Educação Física, Jornalista e realizará a cobertura de sua OITAVA OLIMPÍADA)