segunda-feira, 9 de março de 2020

SITE ESTRÉIA COLUNA DE OPINIÃO SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA



 QUILISPORT INICIA A SÉRIE

QUILISPORT passa a publicar, numa série, a opinião de PROFISSIONAIS/ENTIDADES DE SAUDE e ESPECIALISTAS na área da Informação/Gestão e Comunidade sobre a importância da prática da ATIVIDADE FÍSICA para a SAÚDE do CIDADÃO .
I - PSICANÁLISE
CORPO QUE SENTE, FALA E REALIZA TROCAS

Imagem: Ginger Rogers Fred Astaire
            Para a psicanálise, o corpo é afetado pela linguagem. É um corpo que sente, fala e realiza trocas. Troca com o mundo externo, percebendo e afetando-se com o que há em sua volta, e também com o mundo interno, onde se travam conversas entre a mente e o físico. Através da comunicação com os outros e consigo mesmo, a história de cada um vai sendo construída e contada, surgindo uma forma de estar no próprio corpo.
             Assim, Freud (1914) descreve o corpo como erógeno, ou seja, um corpo que carrega, além do biológico e do instintual, uma energia denominada libido, responsável pelas vontades e desejos, nem sempre de acordo com as necessidades. O instinto e a libido estão apoiados um no outro desde as primeiras experiências sensoriais na infância, movimentando o sujeito e influenciando no seu comportamento físico, psíquico e mental. Dessa forma, seja através do prazer ou da inibição, corpo e mente trabalham juntos e se influenciam mutuamente.
             Praticando o exercício físico de forma regular e orientada por profissionais, em conjunto com o exercício da escuta, abrem-se caminhos para refletir e conhecer melhor sobre o próprio corpo que se habita, seus limites e suas potências, emocionais e anatômicos. 
 Fonte: FREUD, S. (1914). À guisa de introdução ao narcisismo. In: FREUD, S. Obras psicológicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago 2004.

(Laura Sartori Feldmann- Psicóloga e Psicanalista (Membro do corpo clinico do Espaço Analítico)


NOTA DO EDITOR - Acrescentamos que a prática regular da ATIVIDADE FÍSICA, com orientação de um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA contribui, em muito, para o bem-estar físico e mental do cidadão.