quinta-feira, 11 de junho de 2020

BRASIL TERÁ TREINAMENTOS EM PORTUGAL


BBB olímpico: viagem de judocas para treino na Europa terá confinamento e rodízio de máscara, será em julho.

Seleção brasileira embarcará para Rio Maior, em Portugal, no início de julho. Terá tambem o atletismo.

Por Paulo Roberto Conde — São Paulo

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) anunciou nesta semana que vai enviar a partir do início de julho 200 atletas para treinos na Europa, a um custo de até R$ 18 milhões, para retomada das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus com vista aos Jogos Olímpicos de Tóquio. E uma das primeiras modalidades a pegar o avião será o judô.
Vinte e oito atletas e sete profissionais de apoio (técnicos, preparadores e médicos) embarcarão no começo do próximo mês para um período de 60 dias em um centro de treinamento na cidade de Rio Maior, em Portugal, onde também se hospedarão. Alguns protocolos médicos rígidos, e também curiosos, já foram estabelecidos para tornar a viagem possível.

A medalhista olímpica Mayra Aguiar — Foto: Rafal Burza/CBJ

A medalhista olímpica Mayra Aguiar — Foto: Rafal Burza/CBJ
Os procedimentos dão um quê de Big Brother para a operação. Segundo o gestor de alto rendimento da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Ney Wilson, todas as pessoas da delegação serão testadas, com exames de PCR (colhido nas mucosas e geralmente mais sensível) e de sorologia (de sangue, que identifica anticorpos) nos dias anteriores à viagem. A intenção é que o resultado saia no dia do embarque. Se houver algum caso positivo, o integrante ficará no país.

Rafael Silva, dono de duas medalhas olímpicas — Foto: Abelardo Mendes Jr / rededoesporte

Rafael Silva, dono de duas medalhas olímpicas — Foto: Abelardo Mendes Jr / rededoesporte
- Nós vamos ficar isolados. E dentro do nosso grupo teremos subgrupos. O primeiro é masculino e feminino, depois dos mais leves e dos mais pesados - disse o gestor, que já soltou um ofício de convocação aos judocas da seleção brasileira.
No cotidiano de "novo normal" em Rio Maior, haverá também um rodízio de máscaras. A confederação distribuirá modelos de cores diferentes para a delegação. A cada intervalo de tempo (duas ou três horas), será obrigatório que todos os integrantes troque sua peça, sempre combinando as cores.
( fonte CBJ)